FASCINANTE

26/07/2013

Falando Sobre Amizade

Com certeza, a amizade é o sentimento mais forte que rege nossa vida.
Apenas precisamos entender que a amizade é algo que deve ser vivido
em sincera reciprocidade, para ser bem vivido.
Osculos e amplexos,
Marcial
********

Para falar sobre amizade, temos que entender que muito se fala sobre o que é "Ser Amigo", e o verdadeiro conceito do "Ser Amigo", é algo muito abrangente, pois tem muitas definições, uma vez que cada qual vê de uma maneira essa questão de demonstrar amizade, pois amizade não é que se mostre ou demonstre. Amizade é algo que se sente, é aquele sentimento de querer bem a alguém, de sentir que determinada pessoa por esta ou aquela razão conquistou um lugar privilegiado no coração de outra, sem mesmo que se saiba porque, e aliás na verdade, amizade não tem porque, na realidade, é algo que é ou não é. Ninguém é meio amigo de ninguém, ou é amigo, ou não é.
Existe uma prece irlandesa que li algum lugar, que define bem o conceito de amizade, vejam se não estou certo:
"PRECE IRLANDESA
Que a estrada se abra à sua frente, Que o vento sopre levemente às suas costas. Que o sol brilhe morno
e suave em sua face. Que a chuva caia de mansinho em seus campos. E até que nos encontremos de novo, que Deus lhe guarde na palma de suas mãos."
Querem uma demonstração maior de amizade do que o desejo expresso nessa prece?
Ainda mais se levarmos em conta a belicosidade do povo irlandês que vive em permanente e sangrenta guerra interna.
Essa "E até que nos encontremos de novo, que Deus lhe guarde na palma de suas mãos", tem uma ternura tão grande que comove qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade no coração. É quase poético.
Perguntaram-me outro dia sobre as amizades virtuais, que surgem via Internet.
Amigos, essa eu reputo como a verdadeira amizade. Como não existe o conhecimento "face to face", ninguém sabe se a pessoa do outro lado da telinha é feia ou bonita, se tem mau hálito ou não, se toma banho ou não, não dando margem portanto a certas antipatias pessoais.
O que existe é uma afinidade de idéias, de maneira de pensar, que é o que realmente deve ser considerado no quesito Amizade. Por outro lado, quando não surge essa afinidade, a tecla Del quebra qualquer galho. Não quer mais papo com alguém, é só comunicar que não vai receber e-mails dessa pessoa, e ponto final.
Através dessa troca de idéias, podem surgir grandes amizades, sem mesmo que as pessoas se conheça fisicamente. Aliás, vem a pergunta, e é necessário esse conhecimento físico? É claro que sempre "pinta" uma curiosidade de saber como é essa pessoa com quem tanto gostamos de "falar", mas basta que se saiba como são suas idéias. Se existe afinidade, se o "papo" for legal continua-se sem que se sinta a necessidade do contato físico entre ambos.
Claro que o prolongamento da amizade sempre acaba levando a confidências, a uma troca de problemas, a uma ajuda mútua, e é aí, exatamente aí, que entra a validade da amizade virtual.
Quantas vezes um conselho, uma opinião emitida por alguém à distância, ajudou a resolver grandes problemas. Quantas vezes, por um motivo ou outro alguém sofreu um abalo muito grande e, só de saber que existe alguém do outro lado de telinha que mesmo sem nenhuma interesse, estará pronto para ajudar ou "estender o monitor", já sente uma espécie de alívio. Obtendo o apoio esperado, então será como uma benção.
Portanto, essa questão de amizades internetais deve ser considerada com seriedade. Não se deve brincar gratuitamente com o sentimento das pessoas. Doar-se, oferecer amor, carinho, compreensão, é ótimo, desde que haja sinceridade nessa troca de amizades. E que saibamos conservar essa "amizade internetária"...
Com essa finalidade, tenhamos todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário