FASCINANTE

02/07/2013

Descobrindo A Maturidade

Quando percebemos que estamos agindo mais racionalmente,
conseguindo pensar antes de agir impusilvamente, é sinal de
que estamos atingindo a maturidade espiritual, que é a mais importante,
e que poderá nos possibilitar viver melhor o que ainda temos pela frente...
Ósculos e amplexos,
Marcial
****

Com toda certeza é muito bom descobrir que estamos na maturidade, pois  quando lá chegamos, é porque ainda estamos vivos, e porque  já temos um bocado de experiência de vida. Algumas foram boas, outras nem tanto, e é claro que já demos algumas cabeçadas, e portanto deveríamos ter aprendido algo com o que foi vivido. É o que geralmente deveria suceder, porém nem sempre é o que acontece.  Podemos dizer que nem sempre essas muitas lições são assimiladas, pois nem todos aprenderam a analisar sobre os erros cometidos, para evitar repeti-los.

Um dos pontos onde as lições da vida não são captadas mesmo, é no que diz respeito ao ponto mais delicado, ou seja, os relacionamentos familiares.
Muitas vezes permitimos que um relacionamento de toda uma vida se deteriore no fim da caminhada, quando bastaria compreensão, afeto, companheirismo, ponderação para continuar vivendo juntos, e realmente é muito triste ver como casais se separam após 30, 40 ou mais anos de uma vida em comum.

O que poderá estar acontecendo, para que todo um passado, toda uma vida seja posta de lado? Que problemas podem estar acontecendo para que apenas agora, nesta altura da vida, tais divergências sejam descobertas?

Na realidade, cada caso é um caso, mas é fato que todos merecem uma certa reflexão. Ainda mais lembrando que um comentário sempre ouvido, é que “sempre vivemos bem... mas agora não dá mais”... O interessante, é que muitas vezes continuam amigos, mas a convivência não dá mais. É realmente difícil para entender.
A respeito do assunto, vejam o poema Maturidade de autoria de Ana Soares de Miranda:
"MATURIDADE
Ana Soares Miranda
Quero o calor da lareira, sempre acesa;
a rotina do canto do bem-te-vi.
Quero toda manhã
a mesma flor e olor.
Quero dizer, sorrindo:
- Bom, você estar aqui!
Beijando sempre a mesma boca,
descobrir novos sabores do beijar;
abraçando o mesmo corpo,
novas maneiras de abraçar.
Caminhando ao lado dele,
descobrir um jeito novo no seu caminhar;
prometendo todos os dias:
" Para sempre, eu vou te amar!"

Aí está o segredo para um relacionamento feliz.  Sempre procurando sentir algo de novo fazendo as mesmas coisas. Algo como o ovo de Colombo.  Sempre procurando buscar o lado bom das coisas, e à frase que ela cita “Para sempre, eu vou te amar!” acrescentaria a frase que mais gosto, qual seja: “Te amo hoje, mais do que ontem, menos do que amanhã...”.

Claro que para se obter tal resultado, é necessário que as duas partes colaborem. Nada pode ser conseguido unilateralmente. Acredito que nessa altura da vida, poderá ainda ser mais fácil haver um bom entendimento, bastando um exercício de memória. Afinal sempre tiveram bons momentos juntos... E assim, por que não relembrá-los?  Por que não repeti-los? Terminar juntos a caminhada que começaram e que fizeram lado a lado tanto tempo... Por que tomar rumos diferentes nesta altura da vida?  É preciso sempre analisar bem o que acontece.  Por vezes, é a única solução possível para que se possa tomar um rumo certo na vida. Mas muitas vezes não é bem assim.  É só uma questão de se pensar, e conversar, manter um díálogo maduro. E apenas se descobrirem que não adianta mais mesmo, aí então é cada qual para seu caminho...

Também é importante a criatividade a que nossa poeta se refere, ou seja fazer as mesmas coisas de uma nova maneira. Se o sexo perdeu o interesse, por ter caído naquela mesmice, vamos inovar, vamos  fazer coisas diferentes, tentar  pensar em fantasias antigas, entendam que inovar o se fazia mecanicamente pode dar resultados incríveis.  É hora de buscar as coisas boas da vida. Pensem nisso.

E para ajudar, é importante que hoje e sempre, todos tenhamos UM LINDO DIA.

Marcial  Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário