FASCINANTE

28/06/2017

RECORDANDO COISAS VIVIDAS

Se vivemos momentos que deixaram boas lembranças,
vale a pena recordá-los, mas se não foram boas essas
lembranças, apenas esquece-las...
Osculos e amplexos,
Marcial

RECORDANDO COISAS VIVIDAS
Marcial Salaverry

Para recordamos coisas vividas, temos que identificar o que merece ser recordado, para assim, recordarmos apenas as boas  recordações, mesmo considerando que "recordar recordações", pode parecer pleonasmo, o que  sem dúvida não deixa de ser, pois só podemos recordar coisas, fatos ou pessoas que passaram por nossa vida, e se estas forem boas ou más, sempre serão recordações a serem recordadas ou esquecidas.

A medida que o tempo vai passando, sempre as lembranças vão se acumulando em nossa memória.  Podemos dizer que vamos "salvando arquivos", e isso  é muito normal, pois a passagem dos anos forçosamente aumenta a carga de recordações. Temos algo como um Windows no cérebro... 

Algumas boas, outras más, outras nem tanto, mas que de uma maneira ou outra, sempre marcaram nossa vida. Podem ter sido pessoas que de uma maneira ou outra exerceram alguma influencia em nossa existência, determinando novos rumos, podem ser acontecimentos que marcaram de forma definitiva nossa vida. Enfim, algo que nos aconteceu no passado.

Se as lembranças forem boas, devemos guardá-las em um recanto especial de nossa memória, se, contudo, forem más, o melhor é esquece-las.  Para que servem, senão para nos aborrecer? Se nos aborrecem, então para que recordá-las? O melhor é deixar pra trás, perdidas no passado que é o lugar delas. Não vale a pena guardar-se más recordações.  Pessoas que foram negativas devem ser esquecidas.  Somente devemos deixar um aviso, recomendando cuidado, para evitar repetição de certos erros de julgamento.
 
Devemos sempre guardar com especial carinho, não somente as boas lembranças, como também a recordação boa das pessoas que entraram em nossa vida, mesmo que por pouco tempo, mas que deixaram algo de positivo para nós.  Muitas vezes algumas poucas palavras, desde que oportunas, acabam tendo significado muito especial.

A propósito, L’Inconnu enviou-me hoje uma mensagem muito interessante, com um destaque especial para esta frase:
"Os que passam em nossa vida não vão sós.  Deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. "
 
Realmente muito interessante e verdadeira.  Quantas vezes um amigo (ou amiga) teve curta passagem junto a nós, deixando, porém uma marca indelével de sua caminhada, pois existem atitudes que realmente marcam uma presença, deixando aquele gostinho de saudade, aquela lembrança boa. Convenhamos, é gostoso demais lembrar de pessoas que marcaram positivamente nossa vida. Inclusive é um bom exercício de memória.

Um gesto de amizade, uma ajuda em momento de necessidade, aquele sorriso numa hora de tristeza, aquelas palavras que tiveram o condão de levantar nosso ânimo, são coisas que não podem ser esquecidas, que verdadeiramente nos fazem lamentar certas ausências.

Da mesma maneira que isso ocorre conosco, nossa presença muitas vezes pode influenciar a vida de outras pessoas.  Por essa razão, sempre devemos agir positivamente, sem nunca procurar prejudicar a quem quer que seja.  Omitindo-nos mesmo, se nada pudermos fazer, mas nunca prejudicando outrem.

Qualquer atitude negativa, geralmente tem o efeito "bumerangue", pois  o mal que se desejar a alguém, pode voltar contra a pessoa mal intencionada.

Existe um provérbio conhecido que diz:
"Viva de maneira a que quando for morrer, todos chorem, menos você."
 
Isso só se consegue se sua passagem pela vida for positiva, se, quando falarem de você, complementem a frase dizendo: "Boa gente. Vai fazer muita falta..."  Aí então, sua partida será lamentada.
Bem amigos, só me resta desejar que todos possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, para ser recordado com saudade no porvir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário