FASCINANTE

27/06/2017

ANABOLIZANTES E DOPPING, PERIGO PARA A SAÚDE

Esteroides anabolizantes, uma das mais letais armas que existe.
De que vale ser um defunto "sarado"?
Treinar muito é a melhor maneira de ganhar um corpo "sarado" e são.
Osculos e amplexos,
Marcial

ANABOLIZANTES E DOPPING, PERIGO PARA SAÚDE
Marcial Salaverry

O desenvolviment0 da ciencia, além de nos trazer grandes benefícios, com medicamentos que podem melhorar e até prolongar a vida, também tem o outro lado da moeda, com produtos que podem ser altamente prejudiciais para o organismo, mormente se levarmos em conta que uma das grandes preocupações dos tempos modernos, é o culto ao corpo, à imagem, a ânsia de ver o corpo definido, com "tudo em cima", músculos salientes, bíceps salientes, e aquele desejo de atrair as atenções, fazendo com que esse excesso de vaidade se transforme numa arma letal, que fatalmente irá cobrar um pesado tributo daqueles que buscam meios rápidos e artificiais para o "embelezamento" do corpo.

Isso, aliado ao desejo de fazer um nome, conseguindo resultados esportivos além da real capacidade orgânica do atleta, e realmente esses resultados excepcionais são conseguidos, mas a que preço?

É verdadeiramente lamentável o que vem ocorrendo no mundo dos esportes. O excesso de competitividade faz com que o velho e surrado lema que sempre se fez presente quando se referia a atletas, ou seja "mens sana in corpore sano", não mais esteja sendo usado, sendo substituído por outro lema, ou seja, "mens perturbadas in corpore dopadus ou anabolizadus..."

É triste, mas é verdade. Na ânsia de obter maior força física, jovens atletas estão cada vez mais iludidos com a possibilidade de resultados fantásticos, e estão usando cada vez mais anabolizantes, sem atentar para o fato de que estão assassinando seus organismos, eis que o efeito catastrófico que o uso desses produtos produz a médio e longo prazo é impressionante. Será que vale a pena sacrificar-se toda uma vida em benefício de alguns resultados imediatos? Tivemos alguns casos que mostraram bem o que resulta disso. Relembrem Grifith-Joyner, Ben Johnson, entre os mais famosos, e se formos lembrar de todos, a lista será imensa...  Será, crianças, que a vida vale tão pouco?

O negócio começa nas Academias, onde os jovens, procurando ter um corpo "sarado" e "definido" a curto prazo, não hesitam em lançar mão dos "Megamass" da vida. Para se obter resultados com a musculação é necessário muito tempo de treino constante e vitaminas, além de uma boa alimentação. Recomendo aos pais que fiquem atentos, não permitindo que seus filhos cometam esse tipo de suicídio. Pratiquei levantamento de pesos durante um bom tempo, e pude constatar a que leva o uso de esteroides anabolizantes, pois assisti à morte de diversos atletas jovens, que usaram desse meio para desenvolver seu corpo e melhorar seus resultados, e por nunca ter usado nada disso, ainda estou aqui, razoavelmente lúcido e escrevendo para dar este alerta. Repito que vi esse filme muito mais vezes do que gostaria de assistir...

Agora, quanto ao doping propriamente dito, é pior ainda, pois o atleta que lança mão de tal recurso para conseguir um bom resultado, merece ser banido do esporte para sempre, pois sempre será um mau exemplo. É imperioso que os exames anti-doping sejam muito mais e melhor empregados. Contudo,  devem ser feitos com critério para que não hajam avaliações precipitadas. Enfim, o mais importante mesmo é conseguir com que os atletas adquiram consciência plena de que o lema "mens sana in corpore sano" deve ser sempre seguido. Para melhorar resultados, devem sempre treinar com mais dedicação, e procurar uma alimentação adequada. Uma boa sugestão também, seria a proibição de comercialização dos anabolizantes.

Já que se fala em campanha pró-desarmamento, deveria falar-se também numa campanha visando a proibição da fabricação de drogas anabolizantes, que chegam a ser mais letais do que as armas propriamente ditas, ainda mais se considerarmos que na pressa de obter resultados, certos incautos aumentam a dose, chegando a overdoses fatais...

Não podemos, também, nos esquecer de que é uma grave infração às leis esportivas.

Algo precisa ser feito, pois todos merecem ter UM LINDO DIA, e sempre conseguir renová-lo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário