FASCINANTE

18/06/2017

NA VERDADE, SÃO ARTIGOS EM EXTINÇÃO

Respeito, consideração, lealdade, sinceridade, é bom não esquecermos da necessidade de resgatarmos estes sentimentos que começam a ser "artigos em extinção..."
Osculos e amplexos,
Marcial

NA VERDADE, SÃO ARTIGOS EM EXTINÇÃO
Marcial Salaverry

É preciso considerar que tanto respeito e consideração, como  lealdade e sinceridade, são lindos sentimentos, mas infelizmente podemos notar que atualmente, é algo muito difícil para se definir, e mais ainda para se encontrar, acreditando ser algo em extinção.

Na verdade, por vezes é difícil sermos leais, sinceros.  Existem ocasiões em que a verdade nos vem até a garganta mas, por educação, ou por respeito e consideração a guardamos, assim como por vezes, temos vontade de dizer certas coisas para uma pessoa que as merece ouvir, mas nos calamos para não criar uma situação ruim.
Isto quer dizer que não podermos ser sinceros? Certamente que se seguirmos o que nos diz a nossa consciência vamos descobrir que existem situações em que a sinceridade se impõe, em que temos de ser leais, pelo menos conosco mesmo, como por exemplo, nas questões de amizade.  Com os amigos temos que ser sinceros.

Sim, mas nem tanto, pois às vezes chegamos à conclusão de que a melhor maneira de conservar uma boa amizade será deixarmos pra lá alguma coisa. Mas se assim agirmos, não estaremos sendo leais com o sentimento amizade.
Contudo, existem algumas ocasiões que não podemos fugir do que se impõe fazer, por exemplo, se um amigo nos ofendeu voluntariamente ou não, em casos assim, é quando devemos usar de nossa sinceridade e, ao invés de simplesmente nos magoarmos e nos calarmos, devemos procurá-lo, fazendo com que ele veja sua inconveniência, e darmos a oportunidade para que ele explique a atitude e se desculpe. Isso é ser amigo.  Mostrar um eventual erro, e dar-lhe a chance de uma explicação, pois entre amigos, nunca deve haver problemas pendentes..

Quantas vezes, inadvertidamente, magoamos alguém, seja por atos ou por palavras, e isso acontece porque  não podemos conhecer o íntimo de todas as pessoas que nos rodeiam,  não podemos saber que determinadas atitudes, ou palavras, coisas que parecem normais para nós, possam ofender ou magoar alguém. Como sair dessa? Seremos leais conosco, ou com ele?
Uma coisa é certa, como temos o dom da palavra e do pensamento, o que acho mais coerente e lógico, é que, se alguma coisa nos magoa, devemos com alguma habilidade, chamar a atenção de quem nos magoou, para que o mesmo não repita a mesma mancada (óbvio, não devemos ir "com os pés no peito"), pois devemos sempre acreditar que não houve a intenção de magoar, e foi simplesmente uma mancada,  e mancadas são perdoáveis. Acho que ninguém pode dizer que nunca,  jamais, em tempo algum, deu algum fora, e nunca magoou alguem. Todos estamos sujeitos a isso.

Agora, é lógico que, sabedores do que poderá magoar alguem, a repetição TEM que ser evitada. Existe a respeito, um célebre provérbio latino que diz: "errare humanum est", e a ele, eu acrescento, "repetirem errum, burrarum est." O latim pode não estar correto, mas a idéia certamente está.

Então, crianças, se alguém nos magoar, ou for inconveniente, o melhor a fazer é procurar esse alguém e ser franco, usar de uma sincera lealdade. Tal atitude é muito melhor do que um afastamento que pode parecer inexplicável. Inexplicável, porque quem nos chateou, não está sabendo disso e, se não nos abrirmos, nunca ficará sabendo, embora saiba perfeitamente que foi incoveniente, mas "faz de conta" que não sabe bem o que fez...

Outro ponto importante que muita gente "se esquece" de fazer, é reconhecer erros cometidos. Realmente, é difícil "dar o braço a torcer".  Aquele tradicional : "Desculpe, eu estava errado", tem que sair a "forceps".  Pouca gente gosta de admitir que errou, mas principalmente entre amigos, ou namorados,  não podem existir tais veleidades, senão deixa de existir a sinceridade, e por tabela, a amizade vai para o espaço.
Quando existe o envolvimento amoroso então, a base de tudo TEM que ser a sinceridade, TEM que haver lealdade,
e mais ainda, respeito e consideração são ítens indispensáveis se quisermos que a relação seja duradoura. O amor resiste bem menos do que a amizade a atitudes dúbias. Namorados não costumam esquecer as falsetas.

Agora convenhamos, uma vez que existe um ditado que diz que "a mentira tem pernas curtas", não seria mais fácil usar-se a sinceridade do que ficar inventando histórias?
E como são importantes as boas e sinceras amizades.  Sentindo que o amigo (a) é uma pessoa sincera e leal, pedimos auxílio, fazemos confidências, pois sabemos que do outro lado existe alguém cuja franqueza  e amizade nos permite certos desabafos. Não tenham dúvidas de que isso é tão  bom para um lado, quanto para o outro, pois é muito bom saber-se que outras pessoas confiam em nós.

A sinceridade é que ajuda a manter as boas amizades, e que nos permite muitas vezes desfrutar deliciosamente de UM LINDO DIA, não podendo jamais nos esquecer de que respeito e consideração é algo que jamais poderá ser olvidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário