FASCINANTE

14/06/2017

NADA MELHOR QUE SER TERNOS E ETERNOS NAMORADOS

Ternos e eternos namorados... é bom conseguir sê-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial
Feliz Dia dos Namorados... Já passou?
Mas Dia dos Namorados são todos os dias do ano...
 
NADA MELHOR DO QUE SER  TERNOS E ETERNOS NAMORADOS
Marcial Salaverry

Ao começar um relacionamento, a ideia da parceria é a de ser ternos e eternos namorados, mas, parafraseando Vinicius, o amor será eterno, enquanto é terno.
Tudo começa quando um dia surge o amor. Logo ao primeiro contato parece existir algo como um imã, uma atração inicial irresistível.  É quando o doce sonho é conseguir a união  a um alguém que despertou essa atração, e que seja algo perene.

Quando nos apaixonamos, logicamente pretendemos completar essa ligação que surgiu com tanto ímpeto, pois acreditamos ter encontrado quem vinha povoando nossos sonhos, e começamos um relacionamento mais estável, que já foi chamado de noivado e casamento, mas que atualmente se resume no famoso “juntar de escovas de dentes”.

Um certo alguém que seria nosso complemento ideal, algo que idealizamos em nossa imaginação e esperamos encontrar, mas nem sempre é o que ocorre. Uma coisa é o que criamos em nossa imaginação, e outra coisa é a pessoa de carne e osso que temos à nossa frente. Há que se cair na realidade.  Dificilmente iremos encontrar aquele “alguém” que idealizamos. Cada pessoa tem sua personalidade, o que iremos descobrindo à medida que o relacionamento for se aprofundando. 

Aquela atração inicial, aquela paixão toda, que nos mantinha num mundo de sonhos, começa a ser uma realidade que pode não ser aquilo que idealizamos, e precisamos estar preparados para isso. Se soubermos entender e administrar a paixão, poderemos transforma-la em um amor e, quando além da paixão, surge o amor, há a possibilidade de conhecer o outro como ser real, humano, com qualidades e defeitos, erros e acertos, e não aquela imagem que havíamos construído.

E é exatamente a partir daí que poderá  começar um relacionamento verdadeiro, maduro, todo ele construído com avanços e recuos, alegrias e tristezas, que são a real base de um relacionamento duradouro, cuja base será a amizade que certamente surge quando existe compreensão e respeito.  Certamente teremos problemas, desentendimentos, mas é na solução desses contratempos que poderá haver a base sólida que irá segurar todo o edifício.

Teremos que descobrir primeiro quem é realmente nosso par, e para tanto, é fundamental que exista em comum a vontade de construir uma ligação madura, não apenas baseada no imaginário, na força da paixão, pois é na realidade da vida que existe a motivação para lutar, evoluir, melhorar e corrigir as diferenças de personalidade.   

Essa descoberta do ser real pode ser até mesmo dolorosa, mas certamente será  necessária, principalmente se houver um mútuo entendimento, que pode ser conseguido com bastante diálogo, que é a real base de um bom e duradouro relacionamento.  Quando existe entre ambos a capacidade de aparar arestas e descobrir que estão mesmo dispostos a caminhar um ao lado do outro, sabendo que diálogo, respeito, entendimento, solidariedade, são as reais bases para esse futuro.

A sinceridade e o respeito são fundamentais.  Temos que saber  comunicar nossas necessidades e desejos.  Não podemos simplesmente  esperar que o parceiro adivinhe o que desejamos, e justamente por isso, devemos sempre manter  o canal  de comunicação  aberto. Devemos estar prontos para expor nossas dúvidas, bem como para escutar nossa parceria.

Falar por metáforas, ou deixar as coisas no ar, é uma omissão de nossos sentimentos, deve haver sempre sinceridade e comunicabilidade entre ambos, possibilitando o entendimento, criando uma cumplicidade que só poderá ser benéfica para o relacionamento. Ambos devem ter a mesma voz, os mesmos direitos, a mesma liberdade de opção, de trocar idéias.

Não podemos tomar uma atitude típica de uma ligação imatura, reagindo, fingindo, ou mesmo nos submetendo.  Devemos, isto sim,  treinar mais a ação do que a reação, tendo atitudes mais  construtivas, mais bem pensadas, mostrando maturidade e desejo de acertar tudo.

Assim, com um relacionamento mais adulto, aprenderemos a valorizar não só nossos desejos, mas os desejos de ambos. Aprenderemos a resolver nossos problemas em conjunto, numa divisão de responsabilidades, que irá solidificar a união, dando qualidade ao relacionamento, e garantindo sua durabilidade, pois é um compromisso mútuo, que possibilita o equilíbrio da relação.

O equilíbrio adequado é alcançado com o descobrimento das características de personalidade de cada um, chegando-se à conclusão de que a questão básica em um relacionamento maduro não é encontrar um parceiro perfeito, aquele de nossos sonhos, mas sim a adequação entre ambos, para que a parceria seja perfeita. Não é um que complementa o outro. O certo é ambos se completarem, formando um par que possa caminhar sempre junto.

Logicamente, um relacionamento saudável não é fácil, é uma tarefa muito difícil, um trabalho árduo.  É antes de tudo, um compromisso com a coragem e o desejo de crescer ou mudar, para bem viver esse amor, e é assim se conseguem bons relacionamentos duradouros, desses que duram 40, 50, 60 ou mais anos...

Desejo que todos tenham um feliz e duradouro LINDO DIA DOS NAMORADOS, e que seja eterno, enquanto é terno...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário