FASCINANTE

10/04/2013

Todos Queremos Ser Felizes

Sobre felicidade, pouco se pode dizer,
mesmo que sobre felicidade,
é preciso sabe-la viver, com felicidade...
E a grande verdade, é que todos queremos ser felizes,
mas nem todos sabem se-lo...
Osculos e amplexos,
Marcial
****

Uma grande verdade, é que todos queremos ser felizes, e durante toda nossa vida estamos querendo que nos sobre felicidade, e esse é um assunto sobre o qual sempre é bom falar, embora sobre felicidade, pouco há que se dizer, mesmo que sobre felicidade...

Esse tema já foi cantado em música, em prosa ou em verso. Todos conhecem e sabem dizer como ser felizes, mas poucos conseguem sê-lo, pois na prática a teoria é outra, mas na realidade, o que falta para saber ser feliz, é ter consciência de que a conditio sine qua non para conseguir esse objetivo, é estar em paz consigo mesmo, uma vez que ninguém que se sinta atormentado por algum problema, poderá sentir-se realmente feliz.

Muitos poderão argumentar então, que ninguém poderá ser feliz, pois não existe pessoa no mundo que não tenha algum problema, por menor que seja, e a verdade é essa mesmo, pois problemas todos tem, contudo, o que difere de pessoa para pessoa, é a maneira de encarar esses problemas, pois temos que procurar resolve-los, tendo a cabeça fria, mantendo tudo sob controle, sem nos atormentar sobre como obter essa solução, mesmo que a coisa aparente estar feia demais, pois fazendo assim, além de facilitar uma possível solução, não estragará nosso dia, mantendo nosso ânimo sob controle, e assim, não podemos permitir que o problema fique maior do que realmente é, para que não fuja de nossa perspectiva.

É evidente que não é fácil chegar a esse ponto de equilíbrio, pois se o fosse, a vida não teria graça, já que todos seriamos felizes, e a busca estaria encerrada, e além disso, nossa vida não teria muita finalidade, pois todos estando felizes e satisfeitos, ninguém precisaria lutar por nada na vida. Daí, pode-se deduzir que a vida no tão decantado Shangri-lá, seria um porre total...

O verdadeiro prazer na vida é essa eterna busca pela felicidade, com cada qual a buscando por seus próprios meios, cada qual seguindo um ideal de vida, cada qual procurando a melhor maneira de viver, sendo que alguns mais ambiciosos, tem mais dificuldade em chegar em seus reais objetivos, pois sempre estarão procurando chegar mais alto, e jamais estarão satisfeitos, não se permitindo chegar a essa felicidade, por não conseguirem atingir sua paz interior, sempre atrapalhados pela ambição pessoal.

Outros, desprovidos de ambição, igualmente não se sentem felizes com o que tem, pois em seu íntimo querem mais, apenas lhes falta o espírito de luta, a vontade de partir em busca de seus objetivos, acomodam-se, mas ficam invejando aqueles que subiram. Também não conseguem sua paz interior, pois se sentem frustrados com o que conseguiram da vida, esquecendo-se de que não tiveram foi decisão para tentar algo mais.

O ideal, é o ponto de equilíbrio entre ambos. É saber dosar suas ambições dentro de suas possibilidades, ou dentro de suas reais necessidades. É traçar objetivos coerentes, e saber desfrutar a vida quando tal objetivo for alcançado, sem aquele desejo de ter sempre mais, a cada degrau subido. É saber aproveitar a vida, procurando então realizar algum sonho que estava lá no fundinho do baú, atingindo assim o ponto de felicidade que lhe permita olhar no espelho, e dizer que ama profundamente quem está diante de si, porque é uma pessoa que conseguiu superar os maiores obstáculos que teve na vida, sem jamais perder o ânimo, que soube passar pela vida sempre tratando as pessoas com consideração e amizade, sem olhar para posição social de quem quer que fosse.

Enfim, alguém que soube viver e que não foi apenas mais um que passou pela vida, mas que saberá deixar marcas de amizade em sua trajetória, e assim, fica claro que realmente pode não ser fácil ser feliz, mas fácil será sentir-se feliz, basta que saiba amar-se, que saiba amar a outrem, e, principalmente, que saiba ser amado. Que saiba respeitar e fazer-se respeitar. Que saiba ser amigo, que saiba ter amigos, que mereça receber amizade de alguém.

Que não deseje o mal de ninguém, e que não faça ninguém lhe desejar mal.  Saber respeitar quem dele não gostar, bem como saber respeitar a quem não gostar.  Não se pode querer unanimidade.  Saber entender que ninguém é dono da verdade.  Na verdade, cada qual tem a sua verdade.  São pontos de vista que devemos observar, se quisermos que os nossos também o sejam.

Não é fácil, nem é difícil... Basta querer realmente... E um bom início, sempre será tendo UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário