FASCINANTE

20/07/2017

MAUS PENSAMENTOS ENVENENAM A ALMA

Muitas vezes deixamo-nos dominar por
maus pensamentos, que podem nos fazer mal,
pois acabamos sendo por eles envenenados...
É sempre necessário usar de muito discernimento,
para evitar um duro tormento...
Ósculos e amplexos,
Marcial

MAUS PENSAMENTOS FAZEM MAL
Marcial Salaverry

É verdade que maus pensamentos poderão fazer mal para nossa alma, podendo mesmo envenená-la...
Para falar em pensamentos que podem envenenar, é preciso explicar que não se trata  de enviar algum veneno por ondas mentais para eliminar alguém de quem não gostamos, ou que nos atrapalha em alguma coisa. Se isso fosse possível, garanto que não sobraria um só político para contar a história.
Tentemos explicar o que seria esse envenenamento, que é na verdade, um auto envenenamento. Ou seja, é aquele praticado contra  si próprio, por pessoas que não conseguem observar um raciocínio correto, e se deixam levar por pensamentos daninhos, que terminam por reverter em prejuízos para si mesmo.
Podemos assim analisar, por exemplo, quem se deixa levar para o vício das drogas. Por não saber analisar corretamente os malefícios que sua conduta irá prejudicar ao seu organismo, deixam-se seduzir por aparentes maravilhas que a droga provoca. Acreditam que suas inibições serão quebradas, e que o mundo será maravilhoso, o que será um ledo engano, e, com o despertar para a verdade, vai descobrir que realmente apenas  se envenenou.
Isto vale para quaisquer outros vícios perigosos, tais como cigarro e bebidas que acabam com a saúde dos viciados, como também o jogo, que termina por arruinar e desagregar famílias.
Chega-se a esses vícios por não saber usar o poder do pensamento de uma maneira racional, deixando-se envenenar por pensamentos errados, que induzem as "vítimas" a uma idéia errônea sobre os maléficos efeitos dessas drogas todas.
É importante saber usar o pensamento. Dele dependemos para decidir nossa existência. Dizem que de pensar morreu um burro, mas na verdade, morreu porque realmente era burro... Acreditem que  é importante usar o poder do pensamento para estudar, para descobrir os melhores caminhos a seguir, e não para imaginar coisas erradas.
Além do caminho para os vícios, existem outros tipos de envenenamento mental. Por exemplo, quantas vidas foram ceifadas, quantos relacionamentos terminaram, quantas existências foram arruinadas por uma coisinha que, quando começa a dominar os pensamentos de alguém, é um dos piores venenos mentais que existe.
Falo do ciúme. Não daquele ciuminho quase normal que toda pessoa apaixonada sente, mas sim, daquele ciúme exacerbado, que começa insidiosamente a dominar os pensamentos, levando pessoas a cometer loucuras. A perseguir seus conjugues com suspeitas, levantando duvidas até sobre a maneira como respira, como cumprimenta um amigo.
Na maioria das vezes, dúvidas completamente infundadas, mas a pessoa doentiamente ciumenta, vê infidelidade até com a própria sombra, e persegue, e insulta, e acusa, até chegar a reações extremas. Até mata.
Quer envenenamento pelo pensamento pior do que esse? Se sentir dúvidas quanto ao comportamento do conjugue, o que se deve fazer é analisar atitudes, raciocinar com clareza e, se constatar efetivamente a infidelidade, aí sim, tomar uma atitude coerente, que pode ser o perdão, ou a separação, mas aí por um motivo comprovado. Mesmo assim, deve-se agir sem violência, pois atitudes violentas sempre podem levar a resultados extremamente daninhos.
A hipocondria também é um tipo de envenenamento mental, pois as pessoas pensam estar doentes, e começam a tomar remédios sem necessidade, acabando por prejudicar o organismo pela ingestão desnecessária de medicamentos.
Outro envenenamento provocado por pensamentos daninhos, é a chamada anorexia nervosa, quando a pessoa julga estar gorda, e faz regimes sem necessidade, ficando muitas vezes dias e dias sem comer quase nada, terminando por acabar com a própria saúde, e muitas vezes com a saúde de familiares.
Existem muitos outros malefícios que as pessoas podem causar a si próprias, quando se deixam dominar por pensamentos venenosos.
O importante é saber usar essa grande coisa que é nossa mente, voltando nossos pensamentos apenas para coisas positivas, dando-nos a oportunidade de vivermos bem, permitindo que as pessoas em volta de nós, também o façam.
Desejo, com meu melhor pensamento, que todos tenham UM LINDO DIA, sem que nada de mau venha a causar algum mal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário