FASCINANTE

30/07/2017

CERTOS CONFLITOS INTERIORES

É preciso saber qual de nossos bichos alimentar...
Osculos e amplexos,Marcial

CERTOS CONFLITOS INTERIORES
Marcial Salaverry

Com plena e total certeza, algo que é preciso saber entender e administrar é o fato de nossa alma sempre estar em conflito consigo mesma, por causa de nossas proprias duvidas e incertezas.  Ora estamos sorridentes e felizes, quando as coisas nos correm bem, ou quando estamos amando. Ora estamos tristes, angustiados, quando algo não vai bem, quando brigamos com nosso amor. Ora ficamos tomados da mais profunda ira, quando somos vítimas de alguma injustiça, ou quando vemos cenas como essas que nos são proporcionadas pelo noticiário da televisão, ou jornais, ou seja, derramamento de óleo no mar, filhos assassinando pais, pais violentando e assassinando filhos, estupros, e toda uma gama de atrocidades que são "especialidade da casa" do bicho homem, sempre deixando-se levar pelo seu lado pior e egoista, que só sabe ver a maldade do mundo.
Li uma mensagem atribuída a "um chefe indígena", que fala bem sobre esse conflito, literalmente, "colocando o dedo na ferida". Vejam só:
"Dentro de nós existem dois cachorros. Um deles, é mau... cruel. E o outro é bonzinho... dócil. Estão sempre brigando... E vence sempre aquele que eu alimentar mais..."
Dessa mensagem, é fácil deduzir-se que está em nosso livre arbítrio determinar qual o instinto que irá predominar em nossos sentimentos, uma vez que se alimentarmos mais o cachorro bonzinho, ele vencerá a luta com o outro, e em nosso interior predominarão os bons sentimentos, teremos muito mais capacidade para amar do que para odiar, sempre considerando que é muito mais gratificante para nosso interior termos apenas bons sentimentos. Claro, como a perfeição inexiste, sempre teremos nossos momentos de revolta, de ira mesmo contra certas injustiças, contra certas atitudes mesquinhas, contra certas maldades que existem por aí. Mas são apenas momentos ocasionais, quando o cachorro bonzinho não se alimenta direito.
Contudo, quando o cachorro maldoso recebe ração dupla, ou toma algumas vitaminas, vemos a maldade predominar, e as consequências são tristes e trágicas. Não preciso nada dizer, pois o noticiário jornalístico se encarrega de mostrar tudo que se faz de maldade por este mundo afora.
Aliás, é interessante notar  que a base do noticiário são sempre as tragédias... Por vezes, parece que televisão, ou jornal está pingando sangue. Como se não bastasse, alguns sites também adoram "pingar" essas notícias,  já fartamente noticiadas pela imprensa comum. Certo que essas coisas acontecem e devem ser noticiadas. Penso apenas que se poderia dar igual ênfase às coisas boas que acontecem... Ou será que só existe maldade neste mundo? Não se fazem mais pesquisas científicas? Não se descobre mais nenhuma cura? Claro que sim, apenas isso não dá IBOPE...
Importante mesmo, é cada qual procurar fazer sua parte, tratando de alimentar melhor o "seu" cachorro bonzinho, para que ele consiga, pelo menos equilibrar a briga, aliás, não deixa de ser gozado, essa de  brigar para ser bom, chega a parecer mais coisa demente, do que de mente, mas até que faz sentido isso, o fato de que para sermos pessoas boas e equilibradas, temos que brigar, certamente temos que brigar contra a revolta que por vezes cresce em nosso interior contra certos fatos que assistimos, assim como temos que brigar contra nossa vontade de reagir a certas provocações, temos ainda que brigar contra as artimanhas do cachorro mau, que vai buscar no fundo de nossa alma, aquele instinto meio selvagem que todos temos em nosso interior, e precisamos sufocar.
Enfim, o caminho para a maldade parece mais fácil e confortável, e realmente o é, pois para conseguirmos as coisas, nos bastará destruir o que outros fizeram, passar por cima de escrúpulos. Pouco teremos que construir, e é mais fácil destruir do que construir.
Contudo, apesar de dar mais trabalho, é muito mais gratificante cuidar bem do cachorro bonzinho, eis que além de nos trazer um certo bem estar interior, certamente atrairemos muito mais simpatia, cuidando bem do cachorro bonzinho, um simpático e nobre hursky siberiano, mesmo que esteja um pouco arranhado pelas garras do outro, um soturno pitbull...

Esperando que possamos alimentar convenientemente nosso Hursky, desejo a todos uma bela ração chegando com UM LINDO DIA, e com nosso Hursky bem alimentado, com uma farta porção de PAZ, AMIZADE E AMOR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário