FASCINANTE

21/07/2017

CONSIDERAÇÃO E RESPEITO AJUDAM A MANTER UMA BOA AMIZADE

Amizade... Respeito... Saber entende-los, e saber entender que quem nos procura
com bons sentimentos, apenas quer ajudar, e assim não devemos prejulgar,
interpretando como cobranças, certas atitudes que são frutos de amizade e carinho...
Devemos saber nos colocar "do outro lado"...
Osculos e amplexos,
Marcial

CONSIDERAÇÃO E RESPEITO AJUDAM A MANTER UMA BOA AMIZADE
Marcial Salaverry

Uma verdade que não se pode negar, é certeza de que a principal regra que rege os relacionamentos, é saber observar que não existe nada melhor do que tratar as pessoas com a mesma amizade e consideração que desejamos para nós, pois assim agindo, certamente teremos o mesmo tratamento em retorno.

Pode-se dizer com toda certeza, de que uma das coisas mais interessantes que temos para fazer, é procurar espalhar amizade e, a partir dela, felicidade.  Infelizmente nem todos pensam assim, e, como resultado, encontramos pessoas que vivem mal humoradas, incapazes de um sorriso espontâneo, incapazes de uma gentileza, e por vezes interpretando atitudes amistosas como se fossem cobranças que estamos fazendo. E a qualquer coisa que dizemos, dão respostas atravessadas.  A uma simples pergunta sobre “o que tem feito da vida”, respondem com ironia, indagando o que temos a ver com isso.

Certamente não podemos fazer, se elas se sentem bem assim, interpretando mal o que lhes dizemos. Respeitemo-las, pois são pessoas que fazem do mau humor o real sentido de sua vida, e não são capazes de “sentir” um gesto de amizade, de simples e delicado carinho.

Penso que muito melhor do que um tratamento frio e distante, seria oferecer um pouco de calor humano, de um sentimento amistoso. Um abraço, um aperto de mão, um gesto de solidariedade, são coisas que nada custam, e fazem bem para nosso espírito.

Nada tem a ver com cobrança, se mostramos interesse pelo que se passa em seu lar. Por vezes notamos que um amigo, um filho, um sobrinho, um neto, enfim, alguém a quem queremos bem parece estar passando por alguma fase não muito favorável. É normal um interesse sobre o que está acontecendo.  Não estamos cobrando satisfações, mas sim, desejando saber se existe algo que podemos fazer para ajuda-los. Simplesmente, uma atitude amistosa, muitas vezes mal interpretada.

Sempre deveremos respeitar as pessoas, com seus defeitos e virtudes, com suas tristezas ou alegrias. É a melhor maneira de sermos respeitados também. Ao notar algum defeito nas pessoas, deveremos usar de tato e bom senso para aponta-los, nunca o fazendo ofensivamente.  Enfim é importante saber usar do espírito de humanidade, escutando eventuais desabafos, da mesma maneira que gostamos de ser escutados.

É isso que precisa sempre ser levado em conta. Não devemos ser agressivos com quem demonstra alguma preocupação conosco. Não podemos deixar que nosso eventual mau humor fale mais alto, e nos faça entender errado.

Concordo que muitas vezes recebemos cobranças injustificadas, mas saibamos entender o motivo de quem no-las fez. Muitas vezes não existe mesmo o intuito de cobrar alguma atitude nossa, mas apenas um desejo de saber o que acontece, e possivelmente o que se poderá fazer para acertar as coisas.  Saibamos entender tais atitudes, evitando constrangimentos para quem apenas nos quer bem. E, crianças, amizade não é artigo que se possa desprezar.

Vamos sempre analisar as coisas, observando algumas regrinhas de bem viver, procurando tratar as pessoas com simpática cortesia, como gostamos de ser tratados, e sabendo interpretar atitudes. Procurar ajudar na medida do possível, sempre dispensando aos demais o mesmo tratamento que gostamos de receber. Sempre procurando ser como um espelho, devolvendo a imagem que desejamos receber.  Assim se pratica a mais salutar de todas as amizades, ou seja, a amizade recíproca.  E isso faz muito bem para nosso espírito.

Saber ouvir e interpretar é tão importante quanto saber falar, sempre dispensando a mesma atenção que gostamos de receber, evitando sobretudo julgamentos precipitados, e antes de uma resposta agressiva a uma manifestação de interesse, vamos imaginar-nos do outro lado da mesa, colocando-nos no lugar de quem nos pergunta algo. Será fácil chegar à conclusão que faríamos a mesma pergunta. Vamos respeitar a amizade e o carinho que nos dispensam, e assim, fazendo nossa parte para ver um mundo mais feliz, vamos chegar à conclusão de que somos os mais beneficiados, podendo nos considerar felizes.

Para melhor espalhar amizades, desejo que todos, sem exceção, tenham hoje e sempre UM LINDO DIA, sempre deixando claro que não estou cobrando nada, apenas desejando que todos pensem melhor, e possam viver em melhor harmonia, sem acharmos que tudo é cobrança ...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário