FASCINANTE

26/06/2014

Para Sentir Aquela Presença

É preciso saber bem trabalhar o pensamento,
para sentir junto aquele alguém que está distante...
Osculos e amplexos,
Marcial
****** 
Realmente, para que se possa sentir junto aquele alguém que está distante, pode parecer um enorme contra-senso falar-se na presença de quem está ausente, pois, se alguém não está a nosso lado, nunca poderá estar presente, mas sim, ausente. Parece mesmo muito ilógico dizer-se uma coisa dessas.
É preciso entender que tudo na vida é questão de interpretação, são maneiras de se encarar a vida, pois na verdade, é fácil sentir "a presença do ausente". Basta que o tenhamos no pensamento, na alma, guardado dentro do coração. Alguém de quem gostamos, e que não temos ao nosso lado, por exemplo, é uma presença que, embora ausente chega a ser sentida, tão forte é o sentimento que nos une a esse determinado alguém. Essa relação de amor pode ser entre namorados, amantes, amigos, pais e filhos, irmãos. Enfim, basta que haja muita afinidade entre os ditos ausentes.
A propósito, li uma citação atribuida a Leonardo da Vinci, que diz que
"Para se estar junto, não é preciso estar perto. E sim, estar dentro. Dentro do coração!"
Realmente são muito sábias essas palavras, pois sempre podemos combater a saudade que normalmente sentimos dos entes queridos que estão longe, sentindo-os dentro do coração.
Claro que sempre que fica aquele gostinho de "quero mais", desejando que a pessoa esteja ao lado, que possamos tocá-la, olhar nos olhos, ver ao vivo e a cores como está passando, sentir seu cheiro. Mas se essa proximidade física não é possível, a proximidade anímica o é. Convenhamos que a proximidade distante chega a ter suas vantagens, pois elimina o perigo de certas divergências que surgem quando estamos juntos. Tudo depende de como se encare a vida.
Contudo, se essa presença física fica difícil por diversas razões, a saudade pode ser amenizada pela "presença interior" dessa pessoa.
A mesma coisa pode ser dita dos "conhecimentos virtuais".
Começa-se como quem não quer nada. Trocam-se e-mails, conversa-se amenidades, e de repente, não mais que de repente, vão descobrindo que existem muitas afinidades, maneiras idênticas de ver a vida, mas isso não quer dizer que haja um romance entre esses amigos, e na verdade, quer dizer que existe uma grande amizade entre ambos, e esse sentimento de amizade que surge, é um dos casos mais evidentes da capacidade de sentir-se a tal "presença do ausente". Não é necessário o conhecimento físico, para que ele se desenvolva, eis que, para que exista essa afinidade, basta que as idéias se cruzem. Basta que tenhamos presente que nem tudo é como queremos.
Mesmo que acabe surgindo o amor. Como a amizade foi assim vivenciada, o amor também poderá sê-lo, uma vez que tudo é questão de se usar a imaginação. E é muito romântico esse amor à distância, pois pelo menos evitam-se as brigas que acontecem entre os namorados.
Certamente o ideal seria ter a nosso lado todas as pessoas de quem gostamos. Mas isso é praticamente impossível. Antigamente era bem mais fácil fazer-se essas enormes reuniões de família, de amigos. Falava-se muito nas famosas reuniões de "antigos alunos". E conseguiam juntar pessoas que não se viam há décadas, mas hoje isso não existe mais, pois são cada vez mais raras as clãs familiares, e que dizer então das reuniões de amigos, onde nem sempre existe o mesmo entendimento, e geralmente acabam em confusão, uma vez que a vida mudou bastante os hábitos, e nem todos ainda conseguem sentir aquela velha amizade e atualmente, com as facilidades encontradas nas comunicações, tais reuniões são ainda mais raras, pois fica muito mais fácil fazer-se um Cco para se falar com os amigos, do que reuni-los para um papo informal, mormente se considerarmos as dificuldades atuais de transporte.
Assim como nosso caso por exemplo... A grande verdade é que acabamos nos tornando bons amigos, e somos presenças ausentes, falando-nos com o pensamento, e assim, juntos ainda que distantes, vamos nos dar as mãos, mentalizarmos um caloroso abraço e um beijo na testa, desejando-nos UM LINDO DIA!

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário