É preciso saber combater o envelhecimento da matéria, não permitindo o envilecimento da alma...
Osculos e amplexos,
Marcial
*****
A grande verdade da vida é a comprovação de que a passagem do tempo sempre provocará o envelhecimento da matéria, e este é um fato indiscutível, eis que matéria sempre ficará desgastada não apenas pela passagem do tempo, mas também pelo tratamento que a ela for destinado. Com os devidos cuidados, as marcas do tempo ficarão amenizadas. Apenas não podemos permitir que esse envelhecimento inevitável da matéria, provoque um fatal envilecimento da alma...
Assim, se o corpo mostrar os sinais do tempo, deveremos considerar apenas como um ligeiro contratempo, que apenas pelo corpo será sentido. Apenas pelo corpo, pois poderemos conservar o espírito um tanto distante desse envelhecimento, e consequente envilecimento...
Nesse sentido, é preciso levar em conta que é muito importante fugir da inércia, pois nos mantendo em movimento, estaremos ajudando não apenas o corpo, mas também o espírito, uma vez que procurando sempre manter a mente e o físico em atividade, poderemos aproveitar melhor o tempo em que aqui estivermos.
É precso entender que sempre será interessante fugir de certas preocupações, que nos poderão conduzir a um estressamento desnecessário e perigoso para a saúde. Não podemos confundir senso de responsabilidade com uma preocupação excessiva. É preciso saber observar até onde essa preocupação poderá nos conduzir, uma vez que é preciso saber definir o limite que marca o início de um stress perigoso...
Apenas temos que nos conscientizar de que estamos em uma viagem por aqui. E durante esta nossa passagem, precisamos saber curtir a paisagem que se descortina na janela da vida, e podemos notar que ela é bela, se a soubermos ver, fugindo de certos fatores que poderão encurtar a viagem, ou provocar danos a nossa saúde, impedindo-nos assim de aproveitar tudo que de belo existe lá fora.
Temos que nos manter em atividade, procurando curtir ao máximo este passeio, entendendo que a vida é nossa felicidade, e devemos bem aproveitá-la, mas sabendo bem aproveita-la, vivendo cada dia em que estivermos vivos, como se fosse o último, pois poderá sê-lo mesmo. Então, saibamos vive-lo.
Se sentirmos o corpo cansado, saibamos descansar o espírito, para que ele sempre possa nos ajudar a reagir quando o corpo quiser parar.
A grande verdade, é que a idade é algo relativo para quem se mantém ativo, tendo sempre disposição para amar a vida, e principalmente, para amar na vida. O amor ajuda a alma a manter-se lépida e fagueira...
Para bem viver, é necessário ter amor no coração... Amor, mas amor de verdade. Aquele amor que nos dá coragem para tudo, que renova nossa fé em Deus e na Natureza.
Esse é o grande segredo, que poderá nos tirar o medo da velhice, dando-nos coragem para enfrentar quaisquer problemas que ela possa trazer, ou tentar trazer para nosso corpo.
Saibamos manter a alma jovem, e em permanente estado de amor, nunca deixando de amar a vida, de amar na vida, e principalmente, de amar durante toda a vida...
É importante que saibamos nos amar principalmente, pois é auto amor que nos ajuda a saber amar a outrem.
Temos que manter nosso espírito encantado, em permanente estado de amor, não o deixando envelhecer.
Para tanto, vamos curtir a vida, procurando sempre algo para nossa diversão, desde um plácido passeio no campo, até um cruzeiro pelo Caribe. Saibamos apreciar o vento que nos fustiga o corpo, a chuva que nos molha, o sol que nos aquece, pois são dádivas da Natureza, e a ela devemos nossa vida.
Saibamos apreciar uma presença amiga, seja um amigo, seja o Amigão, que sempre está ao nosso lado, nunca nos deixando sentir as agruras da solidão.
Vamos, enfim, viver esta nossa vida, porque é a única que temos, e não a podemos desperdiçar.
E claro, que a melhor maneira de fazê-lo, será tendo UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry
Nenhum comentário:
Postar um comentário