FASCINANTE

27/02/2013

Não Devemos Causar Mágoas


"A pressa é inimiga da perfeição".
Sem dúvida, este velho e sábio ditado expressa uma verdade muito grande.
Por vezes, na pressa de uma resposta, dizemos coisas que poderão magoar alguem...
Pensar antes de falar, sempre é muito bom...
Osculos e amplexos,
Marcial
*******

Algo que precisamos sempre saber analisar, é quando por alguma atitude nossa, ainda que inadvertidamente iremos magoar alguém.  Nunca é bom ferir suscetibilidades alheias, pois é preciso entender que cada qual tem sua personalidade, e nem todos recebem bem certas brincadeiras, certas atitudes, algo que fazemos, por vezes na melhor das intenções.

Em caso de dúvida, quando não se conhece bem com quem mantemos algum contato, é preciso entender que por vezes é melhor um silêncio do que uma agressão. Salvo se formos agredidos. Aí será em defesa própria, e muitas vezes, ao nos sentirmos contrariados em alguma coisa, explodimos, agredindo pessoas que só queriam nos ajudar. Apenas por não termos parado para pensar, por não havermos entendido bem as intenções daquela pessoa.

E sempre é preciso saber medir bem as palavras, para que não seja dito nada que provoque mágoa profunda, e que não possa ser consertado com um eventual pedido de desculpas, que poderá revelar nosso arrependimento pelo ato cometido, mas não conseguirá apagar o que foi feito. Pode-se comparar com a famosa historinha do professor que mandou o aluno amassar uma folha de papel, dessamassando-a depois. A folha de papel fica desamassada, inteira, mas ficam as marcas do amassamento cometido, numa demonstração de que mesmo que as desculpas sejam aceitas, ficarão as marcas da atitude impensada.

Assim, deveremos ser mais compreensivos, mais  pacientes, ao  sentir aquela vontade de estourar, lembrando-nos da história do papel amassado, e medir melhor as palavras. Pensar duas ou mais vezes antes de explodir. É interessante dar uma oportunidade para mudar nosso pensamento, pois a impressão que deixarmos nas pessoas poderá ser  impossível de ser apagada.

Meu amigo L’Inconnu passou-me um pensamento muito interessante sobre o assunto. Vejam se não tenho razão:
"Fale quando tuas palavras sejam tão suaves como o silêncio".
Com esse pensamento, fica claro que, deixando passar a hora da raiva, podemos dizer as mesmas coisas que queríamos, porém de uma maneira diferente, não tão ofensiva, e não magoaremos ninguém desnecessariamente.

Se tivermos sido ofendidos ou magoados, poderemos mostrar claramente o que pensamos, dando oportunidade para  que a outra pessoa possa ver que errou. Não podemos esquecer que um erro nunca justifica outro. Assim, se nos sentirmos magoados, não teremos o direito de magoar, mas sim de querer uma reparação. Nesse caso, o papel amassado mudará de mãos.
                                                                         
Tal pensamento pode se aplicar também nas questões amorosas. Muitas vezes julgamos estar sendo vítima de alguma traição, e logo vamos agredindo, muitas vezes sem sequer querer ouvir explicações, que poderão justificar certas atitudes aparentemente dúbias, e em casos assim, sempre será recomendável parar para pensar, para meditar, e respirar fundo, antes de explodir o que eventualmente estamos sentindo. Ouvir primeiro. Mas ouvir na posição confortável de quem está merecendo explicações. Depois, analisando, pesando os prós e os contras, estaremos em condições de relevar ou não. Sempre o papel amassado em outras mãos. E, convenhamos, sempre é melhor desculpar do que ser desculpado. Todavia, se a coisa já tiver degringolado e já soltamos nossas cobras, a melhor atitude, sem dúvida, será engoli-las de volta. Claro, se chegarmos a conclusão de que estamos errados e fomos precipitados. É melhor um papel amassado do que um papel rasgado. Um pedido de desculpas evita traumas maiores.
Bem, espero não ter magoado ninguém... E como e-mail não fica amassado, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial  Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário