FASCINANTE

03/01/2013

Com Um Sorriso A Vida Fica Melhor

Certamente com um sorriso, a vida fica melhor...
O mundo parece mais belo com a fórmula ideal:
UM SORRISO PARA AFASTAR O SISO...
Osculos e amplexos,
Marcial
*********



Com plena certeza, com um sorriso a vida fica melhor, com um sorriso, consegue-se desarmar alguns espíritos recalcitrantes, além do que o sorriso é algo que contagia, como se fosse um virus benéfico. É o vírus do sorriso, um virus para o qual não deve existir qualquer vacina, pois seu contágio é altamente benéfico.

Inicialmente, devo explicar que "sorriso", é um vírus que ataca as pessoas que não vivem de mau humor. Aliás, mau humor é o único antivírus que funciona contra essa epidemia que pretendemos espalhar, e não    recomendo o seu uso.  Deixem o vírus agir à vontade.

Vale uma explicação científica, para estimular a disseminação do vírus: "Para ficar com a cara fechada e séria, são empregados 117 nervos e músculos, ao passo que para sorrir, são empregados apenas 17."  Portanto,  ao menos  por economia, SORRIAM.

Em ambiente escuro, que tal um "sorriso luminoso"?

Uma verdade deve ser dita, é que o sorriso deve brotar espontaneamente, e para tanto, recomendo sempre que a pessoa esteja em paz interior.  Não brigando consigo mesmo, já é meio caminho andado para carregar o vírus sempre ativo, não permitindo que o "antivirus malhumorantis" possa agir.

Se alguém involuntariamente pisar em seu calinho de estimação, procure pensar que ele não fez isso de propósito e ao invés de dizer-lhe o que pensa sobre a honorabilidade de sua progenitora, aceite um eventual pedido de desculpas. Se o pisão foi proposital, pelo menos esse imbecil ficou feliz porque conseguiu pisar em seu calo, e assim, quem sabe,  será um mal humorado a menos... Com seu bom senso, pode-se dizer que você colaborou para deixá-lo feliz, e quem sabe até arrependido por ter sido um cretino de marca maior.

Uma coisa que observo nas grandes cidades, é que as pessoas não se cumprimentam, nem sequer se olham, e se alguém tenta esboçar um tímido: Como vai?  Perguntam: O que você tem a ver com isso?  Não é triste isso? Se o "vírus do sorriso" for espalhado, certamente o humor dessas pessoas vai melhorar.  Precisamos estudar um jeito de modificar esse comportamento típico das grandes cidades.  Parece que o progresso afeta diretamente o temperamento das pessoas, provocando essa mudança de humor.

O grande mal do momento, responsável por uma infindável série de "doenças dos tempos modernos", é o tal do "stress", que é efeito colateral do antivírus acima citado, razão pela qual não recomendo seu emprego.  Deixem o vírus agir à vontade.  Espalhem o sorriso.

Muitos vão dizer que é impossível viver sorrindo o tempo inteiro.  Claro que não. Vão pensar que é doido.  Mas de vez em quando, é um exercício que pode ser feito, e convenhamos que mais vale ser um doido feliz do que um "são" infeliz...

É importante saber praticar o sorriso interior. Este se consegue com um pouco de paz de espírito, e estando feliz consigo mesmo, e para tanto não se deve guardar ressentimentos nem rancores.  Se alguém falhou consigo, causando algum prejuizo, a melhor solução é "encaixar" o prejuízo, e partir para outra.  Represálias só irão provocar a continuação da briga.

Quanto mais rapidamente passar-se por cima, mais facilmente sair-se-á do prejuízo.  Claro que muitas vezes é muito difícil esquecer-se de uma falseta muito grande, mas, ficar remoendo essa raiva, além de não pagar o prejuízo, ainda pode gerar outros problemas. Raciocinemos, pois de cabeça fria as soluções aparecem mais facilmente.

O sorriso interior é facilmente reconhecido por um bom humor natural.  Pela satisfação que se sente em procurar fazer o possível para não prejudicar ninguém, pela felicidade que se pode sentir por estar vivo, por ver que o mundo não acabou, e tudo foi cascata. 

Embora possa ser algo muito desejado, nem sempre  se pode ajudar a alguém que necessita.  Mas, só o fato de não atrapalhar, já será alguma ajuda, nunca esquecendo de que muitas vezes uma palavra de consolo já muda uma situação.

O simples fato de saber que temos condição de ser útil, de que podemos servir de ajuda para alguém, já dá uma satisfação íntima que gera o sorriso interior, responsável direto pela disseminação do vírus do sorriso.  Espalhemo-lo, pois.

Nas cidades pequenas vive-se mais e melhor.  Uma das razões é que todos conhecem todos, e se cumprimentam.  Mesmo que não conheçam, sempre que alguém cruza com alguém, invariavelmente escuta-se um "Bom Dia", "Boa Tarde", ou "Boa Noite".  Experimentem.  Não custa dinheiro. É melhor do que divã de um psicanalista...

E assim, convido a todos para participar da disseminação desse vírus, que pode ser chamado de "virus sorrisal", e podemos começar tudo fazendo de hoje e de sempre, sempre UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário