FASCINANTE

29/01/2013

Apenas Buscando Viver

Para aprender a viver, é preciso entender que
o mais lógico é saber buscar soluções,
ao invés de limitar-se a esperar que algo
se solucione por conta própria...
Osculos e amplexos,
Marcial
******

Pode parecer estranho que se fale em estar "buscando viver", pois estamos vivos, e nesse caso, não há o que buscar.
Apenas é preciso entender que "buscando viver", estamos procurando as razões, as motivações que nos fazem estar vivos ao invés de só nos limitarmos a viver.
Assim, a diferença entre "estarmos vivos" e "vivermos", está na maneira de com que nos mantemos vivos, o que fazemos para justificar nossa passagem por esta vida, pois existem pessoas que se deixam dominar por um estranho desalento face às menores dificuldades, e assim, basta surgir um contratempo e o mundo vem abaixo, e passam a lamentar seu "infortúnio", dizendo que, decerto "Deus me esqueceu".
Pode se dizer que seja dedicado àqueles que se recusam a enxergar o que está diante dos olhos, ou seja, que a vida não é só de flores, li em algum lugar,  esta autêntica "jóia", escrita por Waldemar Valle Martins:
"Rezar não é apenas pedir, mas também agradecer.  Quem agradece toca mais uma vez o coração de Deus.
Obrigado Senhor por esta meia hora  de silêncio quando pude me reencontrar;
Pelo aviso que me deste com a doença; Pelo tempo que ganhei orando a teus pés;
Pela renúncia que me impuseste e que vou conseguindo aceitar;
Pelo trabalho que me mandaste e que não me permite pensar só em mim;
Pelas horas de solidão que tento transformar em prece;
Pelas provações que me levam ao desprendimento;
Pela compreensão dos meus amigos, que são os anjos que me enviaste;
Pela vida que me deste, e que não mereci;
Pela morte que me reservaste e que aceito, beijando as tuas mãos."
Waldemar Valle Martins é doutor em Filosofia, professor universitário e membro da Academia santista de letras."
Esta prece é realmente, é uma lição de humildade e do que eu chamo "Saber Viver". Àqueles que por crença religiosa, chamem Deus por outros nomes (eu, por exemplo, sempre o chamo de Amigão), basta que transfiram para o seu Deus o teor desta prece de agradecimento que verdadeiramente me comoveu.
É preciso ter presente que não podemos confundir humildade e sentido de agradecimento com conformismo, eis que o sentido dado pelo autor não é de conformismo com o destino, mas sim de agradecimento pelas benesses conseguidas, ao mesmo tempo em que entende que os percalços surgidos são consequencias da vida, mas sim daquilo que devemos superar.
Devemos então cruzar os braços e esperar que vida passe? Claro que não, pois  temos que fazer a nossa parte, aproveitando as fases boas, o que de bom nos acontece, ao mesmo tempo em que devemos sempre estar preparados para problemas que possam surgir.
Quando surgirem, ao invés de nos desesperarmos, lamentando "o azar que nos persegue", vamos procurar soluções. Mantendo a serenidade, muito mais fácil será encontrá-las, pois o desespero é mau conselheiro...
Serve a lógica da engenharia moderna.  Se no traçado de uma estrada surgir um morro, temos as seguintes alternativas: fazer um túnel, contorná-lo, dinamitá-lo, escalá-lo, mas nunca abandonar o projeto, só porque tem um morro no meio do caminho...
Então amigos, dentro da lógica que determina o "Saber Viver", devemos sempre ter presente que o presente é um presente que temos de aproveitar.  Se estiver favorável, vamos desfrutá-lo, caso contrário, vamos procurar torná-lo favorável.
O que não adianta é encolher os ombros dizendo que nada pode ser feito, e esperar que outros solucionem o problema por nós, ou que Deus o resolva por sua conta e risco.
E podemos começar fazendo nossa parte, tendo UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário