FASCINANTE

17/03/2018

PODEMOS SENTIR MESMO SEM VER OU TOCAR

Nem sempre poderemos tocar ou ver certas coisas
que estão bem vivas em nosso sentimento, em nossa alma.
E como são importantes em nossa vida...
Osculos e amplexos,
Marcial

PODEMOS SENTIR MESMO SEM TOCAR OU VER
Marcial Salaverry

Com toda a certeza,  todos temos um lugar especial em nosso "álbum de recordações" para alguém que marcou nossa infância, que por algum motivo especial se transformou em um de nossos "ídolos". Um desses ídolos de minha infância (ainda me lembro...) foi alguém que com certeza representou o mesmo papel para muitos contemporâneos. Falo de Sir Charles Chaplin, o inesquecível Carlitos, e descobri uma citação desse "jovem", simplesmente maravilhosa:
"As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar, elas devem ser sentidas com o Coração."
De fato, isso é algo indiscutível, todos concordam que ninguém jamais conseguiu tocar no Amigão, mas ninguém, ou quase ninguém duvida de Sua presença, e, sem nenhuma sombra de dúvida, Ele figura entre as melhores amizades que poderemos ter. Nós vemos e sentimos sua presença em nosso interior, com nosso coração e nossos sentimentos, mas nunca conseguimos, nem conseguiremos tocá-lo com nossas mãos.
Outra coisa, alguem pode dizer que já tocou, ou já viu o Amor? Podemos ver, tocar, sentir, o objeto de nosso amor, mas não o sentimento Amor... E que ele existe, é o óbvio ululante. Senti-lo, vivenciá-lo, é uma coisa mas tocá-lo, pegá-lo, é outra muito diferente. Até sentimos prazer com ele, mas jamais o vimos, ou tocamos.
Sentimos quando amamos, sentimos quando somos amados, assim como sentimos a conjunção dos dois. Amar e ser amado é o máximo que alguém pode desejar.
Só não é agradável amar sem ser amado, embora isso sirva para saber que temos capacidade para amar, e poderemos procurar outro alguém a quem dedicar nosso amor.
Poderemos tocar, sentir, beijar, a pessoa amada. Mas o Amor só será sentido em nosso coração, em nosso cérebro, em nossa alma, com nossa razão e nossa emoção.
Assim como a Amizade, que é mais etérea ainda que o Amor. É um sentimento tão estranho, que sequer tem explicação, que dizer, então, da possibilidade de toque.
Sentimos Amizade por alguém, muitas vezes ao primeiro sinal de vida. Num simples bater de olhos, seja na pessoa, seja em algo que ela escreve ou faz. É uma Afinidade que surge inexplicavelmente. Tocar na Amizade? Como? Podemos quando muito tocar na pessoa amiga, e nem isso é necessário para que uma Amizade surja, cresça, e se desenvolva, eis que muitas vezes nos tornamos grandes amigos de pessoas que sequer conhecemos fisicamente, mas conhecemos suas idéias, sua alma,  e esse é o principal conhecimento que precisamos ter para saber o que é a Amizade, mas jamais a poderemos ver ou tocar.
Amizade, Amor, são sentimentos que se interligam, se completam, mas não são passíveis de toque. Mas com toda a certeza existem, e como existem. Alguém duvida? 
Nosso garoto Chaplin está coberto de razão, as melhores coisas que existem na vida devem ser apenas SENTIDAS com nosso coração, com nossa alma. E quando surgirem esses sentimentos, ao invés de procurarmos explicações, devemos vivê-los, senti-los, curti-los até a exaustão, enquanto vivos estivermos. Considerando que tocá-los ou pegá-los será impossível, vivamo-los, pois.
Assim como esses sentimentos são inatingíveis, não devemos sofrer quando a pessoa querida não estiver a nosso lado. Devemos usar nossa força espiritual para sentir essa presença desejada bem perto. Pois se o sentimento deve ser apenas vivido, já que tocá-lo é impossível, então poderemos igualmente curtir a presença ausente, como se a nosso lado estivesse...  Se não podemos ter a pessoa querida ao nosso lado, poderemos sentir a presença espiritual, que também é gratificante. Por vezes, substitui a presença material com vantagens, pois não existem rusgas, que por vezes surgem com a convivência física.

O mesmo se pode falar de muitas coisas gostosas que temos, ou desejamos ter como carinho, consideração, lealdade sentimentos vividos, sentidos, mas intocados.
Por ora ficamos assim... Espero que todos possamos ter UM LINDO DIA, mesmo sem tocá-lo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário