FASCINANTE

08/06/2013

Nossas Mui Queridas Amizades

Amizades queridas
não devem ser perdidas,
jamais serão substituidas....
Osculos e amplexos,
Marcial
*****


Com plena e total certeza, temos mais necessidade de termos boas amizades ao nosso redor do que termos um amor, sem sentir aquela amizade reforçando o amor, e algo que nem todos entendem, é que a amizade é como se fosse uma planta, que precisa sempre ser regada para sobreviver, e para mante-las bem vivas, sempre precisamos estar presentes, porque da mesma maneira que a planta morre sem água, as amizades acabam por findar, sem aquele ato de presença, aquele simples "Oi amigo". Por vezes, pensamos que isso não fará falta, pois "ele sabe que sou amigo.." mas não é bem assim. Um telefonema, um email, algo que mostre não estar esquecida a amizade. Muitas vezes o ato de repassar algum texto é sinal de "não te esqueci.." Em priscas eras, seria preciso dar um telefonema, uma carta ou um telegrama, mas atualmente, um email quebra o galho.
Pode ser suficiente dar um alô, nem que seja apenas para dizer que está vivo e bem, pois sempre é bom dar noticias de vez em quando, e falando nisso, recebi uma frase que serviu de inspiração para falar sobre amizade, de autoria de Alexandre Dumas.
"Faça sua ausência ser forte o suficiente para que alguém sinta a sua falta....Mas cuide para que essa ausência não se torne longa, ao ponto desse alguém descobrir que pode viver sem você...."
Claro que isto vale não apenas para as amizades, mas para qualquer tipo de relacionamento, e até mesmo para a sempre tumultuada relação chefe/funcionário. Aliás, uma expressão muito interessante que vi muitas vezes afixada em escritórios, é a famosa "nunca falte ao trabalho... podem perceber que voce não faz falta..."
Costuma-se dizer que é nas ausências que as pessoas podem dizer se gostam ou não de alguém. Sentindo-se a falta, é sinal positivo, mas se a ausência for indiferente, é aquele famoso "foi bom enquanto durou... adorei tua ausência..." "Quem é você, mesmo?"
Nos relacionamentos de amizade, muitas vezes achamos que não é necessário dar aquele toque, aquele telefonema, passar aquele e-mail. Sempre poderemos fazê-lo amanhã, e esse amanhã é sempre postergado. Acabamos nos esquecendo, e logicamente sendo esquecidos também, eis que tanto amor como amizade são como uma estrada de mão dupla, o que vai, volta, é como um espelho, temos que nos mostrar para ele, para sermos vistos.
Um dia, descobrimos que as pessoas gostam de ser lembradas, e quando tentamos refazer aquela ligação, descobrimos que fomos esquecidos, ou que o e-mail mudou, que o contato foi perdido.  Aí então, é que se nota que a plantinha da amizade não foi regada o suficiente, e consequentemente  morreu. Pode-se tentar a ressuscitação, que por vezes acontece.  Muitas vezes nossa falta foi mesmo sentida, e somos lembrados com alguma saudade. Aí fica mais fácil reatar-se a amizade, que, sendo sincera, não se perde por pouca coisa. Mesmo certas ausências prolongadas são entendidas e relevadas, pois a plantinha já foi regada.
Portanto, aqui vai uma recomendação... Não esqueçam de seus amigos por muito tempo, pois a amizade, como o esquecimento, passa por estrada de mão dupla, as pessoas tem que se cruzar. Sempre é bom "trocar-se figurinhas".
Muitas vezes, vejo namorados dizerem que "precisam dar um tempo" para saber se realmente se amam, ora, quando esse "tempo" é preciso, é sinal de que as coisas não estão indo tão bem assim. É certo que por vezes numa separação curta, podemos descobrir onde está o bichinho que eventualmente vinha corroendo a união, e poderemos dar um jeito nele, passando o antivírus do amor. Nesse caso, poderá ser necessário fazer-se a famosa respiração boca a boca...
Porém, se a separação for longa, o que se pode descobrir é que o bichinho já comeu a parte mais importante, que é a necessidade da presença, e isso sem, contar que por vezes as ausências possibilitam novos conhecimentos, e eventuais substituições.
Assim, para o amor, a coisa é mais complexa. A presença do ausente precisa ser sentida, nem que seja por cartas ou e-mails, se a presença física for impossível. Um telefonema, para se ouvir a voz, alguma comunicação se torna imprescindível, já que um silêncio prolongado sempre irá provocar uma fenda na relação. Não se sabendo o porquê desse silêncio, então, agrava muito mais a coisa. Comuniquem-se, crianças, salvo se for chegada a hora de usar a famosa tecla Del em mais um relacionamento.
Por mais que uma ausência seja sentida, sempre acabamos por nos habituar com ela, então,  nunca se esqueçam de que a ausência, muitas vezes incomoda menos do que a presença. E quando as pessoas descobrem que é melhor "semtigo" do que contigo, é porque a maionese desandou...
Enquanto nossa presença está presente, tenham sempre presente que o melhor presente que temos é o presente. E com este presente, aqui vai outro: TENHA UM LINDO DIA.

 Marcial Salaverry


2 comentários:

  1. Hoje venho te convidar para a nossa festa de comemoração. E ela está acontecendo porque você sempre se fez presente no meu espaço levando o seu imenso carinho. Deixo meu sincero agradecimento e te espero para mais esta singela celebração.
    Beijos com meu eterno carinho
    Da amiga de sempre
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Muito certeiro esse texto, eu plantei e reguei a plantinha da amizade por muito tempo... depois tive que me afastar do jardim e só voltei depois de muitos anos, mas a plantinha estava lá a minha espera, um pouco murcha e saudosa, mas foi me ver, sentir meu perfume que ela ficou viçosa novamente... quando a amizade é sincera ela sabe reconhecer os motivos da ausência...
    e espera com paciência
    bjo
    Marcial ...bjo Beki
    ótimo domingo!

    ResponderExcluir