FASCINANTE

24/09/2019

A INSONIA É UM PROBLEMA QUE TIRA O SONO

Com certeza a insonia é um problema
que tira o sono de muita gente...
O que pode provocá-la?
Podem ser muitas as causas,
mas não devemos perder o sono por causa dela...
Osculos e amplexos,
Marcial
A INSONIA É UM PROBLEMA QUE TIRA O SONO
Marcial Salaverry

Não é fácil tentar entender o que pode causar a insonia, e assim, para saber o que pode causar esse contratempo, é preciso saber que a insônia pode ser definida apenas como perda de sono. Então vem a famosa pergunta sobre o que poderia provocar a perda de sono, e descobrimos que existem diversas causas para nos manter acordados, tais como  preocupações, que podem ser as financeiras, ou certos  aborrecimentos conjugais, causando alguns problemas domésticos, que podem deixar  sem dormir.

Todos são motivos facilmente superáveis, pois preocupações financeiras sempre têm solução, e uma delas é o método mais simplista, ou seja: “dívidas velhas não são pagas, e as novas, deixamos que fiquem velhas”.  Nem todos os credores concordam com isso, mas a solução é muito aplicável, e tem muita gente que pensa assim, e usa e abusa do direito de contrair dívidas...

Para aborrecimentos conjugais, a solução pode ser mais simples.  Pode-se tentar resolver pacificamente com um bom diálogo, um acerto amistoso, ou então a velha solução definitiva, que nem sempre agrada a ambas as partes. E pode provocar ainda mais noites de insônia.

Problemas corriqueiros do dia a dia, apenas poderão tirar o sono de pessoas com tendência a fácil estressamento, pois todos sempre têm solução, não justificando que se perca o sono por causa deles.

Existe um outro tipo de insônia, que pode ser definido como “insônia induzida”, ou seja, não existe um motivo real para a insônia, contudo, forçamo-nos a ficar acordados para fazer alguma coisa que queremos fazer.  Muitas vezes usamos métodos artificiais para ficar acordados.  Nos meus velhos e bons tempos, usávamos comprimidos estimulantes para vencer o sono.  E isso sempre causava problemas, chegando até a criar alguma dependência, com consequencias muito danosas.  Geralmente, o objetivo era varar a noite estudando, ou então namorando, ou ambos.

Atualmente existem dois fortes motivos para que se use a “insônia induzida”.
São duas correntes.  Alguns adoram ficar vendo filmes na televisão a cabo, e varam a noite acordados.  Para vencer o sono, usam e abusam do café, por ser um estimulante quase natural, e geralmente essa insônia induzida pode provocar algumas crises familiares, provocando insônia real em outras pessoas...
Contudo, a mais séria de todas as causas de insônia, induzida ou não, é a mais nova “máquina de fazer doidos”, mais conhecida por computador, já ouviram falar? Pois é. Esse tal de computador surgiu em nossas vidas, provocando uma autentica revolução doméstica, podendo causar sérias crises domésticas. 
Geralmente quando estamos embalados no computador, seja escrevendo, seja “papeando” sempre é difícil conseguir parar, ainda mais considerando-se que existem diversos motivos que conseguem prender nossa atenção no computador, bloqueando nossa vontade de dormir.
Alguns se perdem nos meandros das salas de chat, nos ICQ’s, no MSN, no Skype, e ficam horas batendo infindáveis papos, contudo, outros preferem perder-se nos incontáveis sites, ainda mais porque existem sites para todos os gostos, tais como noticiários, literatura, jogos, ou então, os famosos sites pornográficos.  Com essa incrível variedade e com uma muito fácil escolha, não vemos as horas passarem, e o sono perdeu mais uma batalha contra o computador... E com o advento do celular, também conhecido como "smartphone", ou o tal do"zapzap", a coisa começa a tomar rumos perigosos.

Resta falar dos últimos espécimes que cultivam a “insônia induzida”, que são os escritores... Parece que o silêncio da madrugada inspira melhor para escrever.

Esta insônia é a mais saudável. Não exige métodos artificiais, simplesmente uma certa força de vontade, para não deixar os olhos fecharem.  Se a força de vontade falhar, sempre podemos usar um método americano, que exige tecnologia avançada, pois há que saber colocar com muita precisão, dois palitos segurando as pálpebras...

Esperando que esta leitura não vá provocar insônia em ninguém, renovo meus desejos de UM LINDO DIA, até mesmo esperando que esta leitura possa causar sono, propiciando uma LINDA NOITE... de sono...

Nenhum comentário:

Postar um comentário