FASCINANTE

15/09/2016

VIVENDO AMOR E AMIZADE À DISTANCIA

O que seria do mundo sem os apaixonados?
Estejam juntos ou distantes, sempre estarão se amando,
e o amor vivendo, juntos ainda que distantes...
Osculos e amplexos,
Marcial

VIVENDO AMOR E AMIZADE  À DISTANCIA
Marcial Salaverry
Algo que muitos relutam em aceitar, é o que acontece desde que o mundo é mundo, e desde que o amor existe, é que quando se ama de verdade e em plenitude total, não é preciso estar ao lado, uma vez que o mais importante é que saiba sentir o sentimento do lado de dentro, sentindo perto a presença de quem está distante.

Pode parecer absurdo, falar-se em presença distante, mas é um fato que duas pessoas, mesmo que não estejam perto, podem sentir-se juntas. E não é difícil sentir tal sensação, quando existe esse amor sincero, real, reciproco, e não e atoa que um poeta já disse: "Juntos ainda que distantes..."

Para que isso seja possível, tem que haver um sentimento muito forte unindo essas criaturas, de modo que a distância não as impeça de se sentirem juntas, algo que pode ser conseguido, se houver uma grande força de imaginação para vivenciar a presença de alguém que não está ao lado e essa, com certeza, é uma forma de amor quase que espiritual.  Não direi platônico, porque sempre existirá o desejo do contato físico, e o amor platônico é aquele definido como algo etéreo, que existe mesmo só na imaginação, e a digamos, "vítima" se limita à contemplação do vulto amado, seja por uma foto, ou a presença imaginada, e a sente apenas na alma, sem sentir o desejo, a necessidade do contato físico.

Neste caso de amor distante, pode haver um conhecimento físico. As pessoas se viram, se gostaram, mas por motivos diversos se separaram. Todavia, houve uma forte atração. Então, fica aquele amor à distância.  Eventualmente falam-se, escrevem-se, mas não se vêem, o que não impede que o sentimento cresça, e há que lembrar que tambem existe a possibilidade de que a distância seja algo em definitivo.  Abandono, morte, simples sumiço, sabe-se lá as razões que podem separar duas pessoas.  Porém, a presença ficou marcada de tal maneira, que por vezes se chega a sentir a presença ao lado.  Chega-se mesmo a sentir o cheiro, o sabor do beijo, o bater do coração.


Nos velhos tempos, muitas pessoas foram conquistadas com cartas de amor, com poesias enviadas anonimamente.  Houve muitas paixões epistolares, que o conhecimento físico jogou por terra. Ou não.  Mas era lindo receber-se uma carta de amor, geralmente anônima.  Ficava-se amando quem escrevera aquela carta.  Imaginava-se como seria essa pessoa misteriosa, e era justamente esse toque de mistério, que dava mais força ao envolvimento.  Encostando a carta no peito, sentia-se o abraço do amor desconhecido, vivido com uma overdose de romantismo, e tais romances poderiam ser assim vividos durante anos a fio, uma vez que as dificuldades de comunicação favoreciam a paciencia da espera. Penélope e Ulisses que o digam...

Nem mesmo o desenvolvimento da tecnologia não conseguiu quebrar esse romantismo, pois as cartas e as poesias escritas em papel perfumado e entregues sorrateiramente, foram substituídas por lindas poesias enviadas via Internet, e assim, as cartas de amor, que geralmente eram entregues, apenas colocadas sutilmente por debaixo das portas, agora foram substituídas por  e-mails.  Mas o efeito continua o mesmo.  Ainda despertam o romantismo e o amor, e fazem sonhar, despertando amores loucos, pois ainda existe romantismo, e o coração ainda bate acelerado por amor. 
E que esses românticos não morram jamais, pois sempre será bom saber que o amor e o romantismo ainda estão vivos...

O que seria do mundo sem os apaixonados?
Ainda bem, pois se o mundo mudou, os sentimentos não mudaram, e ainda existem pessoas que se emocionam com palavras doces e românticas, e que ainda conseguem sentir aquele "calorzinho" interno ao receberem correspondencias, e que conseguem ter a capacidade de "sentir" a presença de quem lhe desperta doces sentimentos, e que ainda está viva a chama interna.
É preciso ter muita capacidade de amar, para conseguir viver esse "amor à distância", para não sentir a exigência física, ou mesmo que seja sentida,  para que o amor resista a essa exigência, ainda que muito forte.
Por que não se juntam,  já que se amam?  Por que? Porque, oras. Razões mil podem impedir esse encontro físico, que até mesmo pode "quebrar o encanto" do amor espiritual.
Quando o encanto persiste, quando ao amor espiritual junta-se a força do amor físico, é porque o amor merece ser vivido. .

Muitas vezes é gratificante estar-se "juntos ainda que distantes".  Pode ajudar a esquecer mágoas ou sofrimentos recentes, que uma presença física poderia até mesmo reavivar, podendo mesmo ajudar a reencontrar um caminho.

Enfim, mesmo que estejamos distantes, vamos procurar, juntos, ter um LINDO DIA. Sintam meu abraço,como prova do mais lindo amor que existe, e que se chama AMIZADE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário