FASCINANTE

06/09/2016

OS HERÓIS PARALÍMPICOS

É preciso dar o devido valor para os e as atletas que disputam as Paralimpíadas, porque é uma verdadeira lição de vida que podemos e devemos aprender  com
esse atletas de rara fibra e alma privilegiada...

Vamos ter o privilégio de assistir a competição esportiva que é a melhor lição de vida que todos nós podemos receber. As Paralimpiadas, ou, para quem não sabe, as Olimpíadas destinadas a atletas com alguma deficiência orgânica, seja física ou mental.

Penso que não podemos chamá-los como deficientes, pois é preciso uma força de vontade muito grande para superar os bloqueios que a natureza lhes impôs. E isso é sinal mais de eficiência, do que de deficiência. São obrigados a vencer, além das dificuldades que lhes são impostas pela própria vida, também toda uma série de preconceitos, infelizmente ainda existentes, pois muitas pessoas ainda se referem a eles como “coitados” ou “infelizes”. Coitados são aqueles que, embora dispondo da plenitude de suas condições físicas não tem a mesma força espiritual encontrada nessas pessoas privilegiadas, que nos ensinam a melhor lição de vida que poderíamos ter, e nem todos sabem aproveitar...

É algo muito comovente ver a alegria e a disposição com que esses atletas se atiram às competições. São atletas na verdadeira acepção da palavra. Fazem do esporte sua vida. Conseguem mostrar que estão vivos e bem vivos, e tem muito mais valor do que os atletas comuns, pois conseguiram vencer os azares da vida. Podemos dizer que são excepcionais na verdadeira acepção da palavra, e qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade se emociona ao ver as lágrimas, tanto dos vitoriosos como dos derrotados. É a alma saindo através de suas lágrimas. Todos são grandes vencedores, do primeiro até o último colocado, e merecem o verdadeiro e autêntico rótulo de ATLETA EXEMPLAR.

Quantas pessoas encontramos em nossa vida que estão sempre se queixando de dificuldades,   embora fisicamente perfeitas.  Seu problema está na cabeça. Falta-lhes amor pela vida. Queixam-se, ao invés de agradecer a Deus por serem fisicamente perfeitos e completos.  Vemos "atletas” que ganham autenticas fortunas, brigando por futilidades, procurando sobrepor suas vaidades acima de tudo, sempre querendo mostrar-se superior aos outros, tentando levar vantagem em tudo. São noticias que sempre lemos, e que incomodam cada vez mais.

Como consolo, temos as PARALIMPIADAS. Tenho certeza de que não há nenhum choque de vaidades.  Eles só querem competir, e mostrar para o mundo que estão vivos, que merecem toda a consideração e respeito possíveis.  No caso, não há que se discutir quem ganhou ou deixou de ganhar  uma medalha de ouro.  Todos aqueles que lá estão merecem ganhar o premio máximo, que é o respeito e a admiração mundial. 

Para o idealizador dessa competição épica, tiro o chapéu e faço uma reverência.  Só vejo um pequeno senão. A PARALIMPIADA deveria ser disputada ANTES da Olimpíada.  Assim, quem sabe, serviria de lição para a vaidade exagerada de muitos atletas que se julgam deuses e alguns, mais modestos, que se julgam "apenas" semideuses.

E quanto ao futebol? Atletas jogando com os olhos vendados. Pode? Controlam a bola ouvindo o som dos guizos. E conseguem acertar o gol, muito melhor do que jogadores com a visão perfeita. Estes, deveriam assistir aos jogos paralimpicos milhares de vezes, para aprender como se acerta uma bola entre as traves. Para aprender como controlar a bola com seus pés. Convenhamos que eles têm muito a aprender com nossos heróis paralimpicos. Pergunta-se quem será o verdadeiro deficiente.

Juntemo-nos num prolongado aplauso para TODOS os que lá estão, sem nenhuma exceção, desejando-lhes UM LINDO DIA.

PS: Fiquei traumatizado ao ver atletas sem braços competindo no nado borboleta... e eu, que tenho os dois braços, tenho dificuldades com esse nado... Sem comentários, por favor...

Marcial Salaverry




Nenhum comentário:

Postar um comentário