FASCINANTE

11/09/2016

A IMPORTANCIA DA SINCERIDADE

Sinceramente, não existe nada
mais importante na vida do que
a sinceridade, razão pela qual é preciso
bem usá-la...
Osculos e amplexos,
Marcial

A IMPORTANCIA DA  SINCERIDADE  
Marcial Salaverry
                              
É realmente importante pelo menos  tentar preservar a sinceridade,que está entre alguns itens     que estão em extinção,  por ser algo considerado supérfluo, e chegamos a essa conclusão, uma vez que está se tornando cada vez mais raro encontrar quem ainda lute para preservá-la, e isso pode parecer estranho, embora possa se dizer que ainda pode existir algumas pessoas que agem com sinceridade.

A grande verdade é que se pode dizer que os políticos estão entre essas pessoas, pois eles realmente são os espécimes mais sinceros que existem, já que agem exatamente da maneira que todos esperam, ou seja com falsidade.  Quer sinceridade maior do que essa?  Assim, correspondem inteiramente às expectativas, uma vez que na verdade nunca cumprem  suas promessas, e é essa exatamente a atitude que deles se espera, eis que a verdade  é que é preciso ser muito ingênuo para acreditar naquilo que dizem.  Portanto, à sua maneira, são sinceros. Apenas iludem aqueles que querem ser iludidos.

Vale a pena falar algo sobre a pobre sinceridade.  Vamos tentar salvar esta espécie da extinção, como foi feito com o pássaro dodô. Que, diga-se de passagem, não existe mais. Como a sinceridade, aliás.

Podemos requisitar a ajuda de alguém que está começando na carreira, e fez uma lista de mensagens muito interessantes, com coerência e sinceridade, é um tal de Dalai Lama.  Li suas mensagens, e dentre elas, destaquei a seguinte, que achei bem interessante:
"Quando disser: Eu te amo, seja verdadeiro."Convenhamos isso é muito importante, pois nessa questão de amor, a sinceridade é fundamental, já que estamos lidando com os sentimentos de outra pessoa, e não é justo dizer que a ama, se não é o que está sentindo realmente. O amor é uma coisa muito séria. Seja o amor Amor, ou o amor Amizade. Exige sinceridade. Exige uma sincera reciprocidade. Exige respeito, principalmente, e claro, muita sinceridade.

Claro que não é somente nas questões amorosas que é exigível a sinceridade.  No tocante à amizade, então, ela é muito mais importante.  Ao dizermos que somos amigos de alguém, devemos usar da franqueza mais do que total e completa.  Se não simpatizamos com uma pessoa, nunca devemos nos declarar seu amigo, pois com base em um sentimento de amizade, pessoas às vezes fazem confidências, buscam apoio.  Coisas que só se permitem entre amigos, e a insinceridade entre amigos machuca muito.

Devemos, aliás, ser sinceros em todos os pontos de vista.  Por exemplo, de que adianta você “enfeitar o pavão” em um curriculum vitae, se ele não resistir a um teste qualificatório, pois assim, quem o faz,  só estará perdendo seu tempo, e tomando o tempo de outros.
Em questões “internetárias” também devemos usar de franqueza.  Para que procurar enganar outras pessoas, seja com falsas descrições pessoais, seja com fantasias sobre suas reais condições, com objetivo de “conquistá-las".  Grande besteira.  Você se descreve de uma maneira, a pessoa se interessa.  Mas, na hora agá, é aquela decepção.  Pra que isso?

Sendo sincero, tem mais condições de obter êxito, seja para conquistar o amor de alguém, ou principalmente, para conquistar uma amizade.
Aliás, essa questão de amizades virtuais, é algo que precisa ser levado muito a sério. Não se pode brincar com os sentimentos de ninguém. Quem procura uma palavra amiga, é por que está precisando realmente ouvi-la.  Sinceridade é o que se exige nesses momentos. Como magoa descobrir que fomos enganados, como magoa descobrir que fomos usados, e algumas vezes com finalidades escusas, quando alguém ilude, apenas com o objetivo de se beneficiar, muitas vezes até mesmo explorando os sentimentos e até a carteira, chegando a extorquir dinheiro em nome de um falso amor.

Convenhamos, não é fácil conseguir ganhar a confiança de alguém, a ponto desse alguém sentir que pode contar com sua amizade, que pode abrir seu coração, expor seus problemas, e que será “ouvido” com atenção e carinho, recebendo em retorno sua palavra amiga e por vezes consoladora.  Isso é uma grande vitória.  Exige sinceridade.
Quem consegue receber essa prova de afeto de pessoas que nem sempre conhece, só tem que agradecer ao Amigão essa prova de amizade e carinho, e deve fazer sua parte com máxima seriedade possível, ajudando no que for possível e no que estiver dentro de sua capacidade.

Então, crianças, com toda a sinceridade do mundo, espero que cada qual a sua maneira, possa fazer de cada dia, sempre  UM LINDO DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário