FASCINANTE

25/08/2014

Lições que recebemos da Vida

Ao cursarmos a Escola da Vida, precisamos prestar muita atenção nas aulas, para aprendermos bem as lições que a vida nos dá, para não perdermos o trem da vida...


Algo que jamais poderemos esquecer, são as lições que a vida nos dá desde o dia em que nascemos, que certamente são muito interessantes e proveitosas, e como as recebemos diariamente, bem as deveremos aprender, apreendendo todos seus ensinamentos. 
Seu bom aproveitamento, é questão de discernimento próprio, dependendo de nosso livre arbítrio, saber enxergar o que muitas vezes nos baila diante dos olhos.
Gorki, eminente filósofo russo, deixou-nos um sábio pensamento...
"A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens".
Sabendo bem aproveitar essas sábias palavras, e interpretando corretamente as lições que a vida nos oferece, saberemos que fontes de conhecimento buscar, e se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.
À medida que vamos vivendo, sempre iremos nos defrontando com situações que vão exigir soluções, e precisaremos tomar decisões de uma maneira correta, mas se as tomarmos de maneira errada, poderemos sofrer consequências altamente danosas. E haja ponderação, para evitar certos contratempos.
Com esse pensamento voltado para as lições que a Escola da Vida nos oferece, não estou querendo dizer que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar, apenas esperando que as coisas aconteçam.
É importante entender que temos de aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar, temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar, temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso raciocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir.
Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida, sempre tento presente que por menos que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado, assim, precisaremos sempre estar com os sentidos em alerta, pois durante toda a vida estaremos aprendendo alguma coisa. Nunca nos poderemos julgar autosuficientes, e que nada mais precisamos aprender, pois conhecemos tudo. Pensar dessa maneira é mostrar que nada sabemos, e precisamos aprender o que é humildade.
Devemos saber analisar a experiencia que nos é passada, e se for um erro grosseiro, claro é que devemos evitar esse caminho, que será um descaminho, mas sempre será válido conhecer o lado errado do que se faz...
Devemos saber aprender com as virtudes e com os erros alheios, sempre lembrando que as virtudes, os bons ensinamentos, devemos saber aproveitá-los, saber adequá-los às nossas necessidades, mas quanto aos erros, certamente é bom saber observar erros alheios, e é bom entender os que nós cometemos, e seguir por outro caminho. Se foram erros, por que repeti-los?
Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitido por pessoas, é algo passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida. Eis aí o verdadeiro conceito de sabedoria, em minha opinião. Se estiver certo, ou não, depende do julgamento pessoal de cada um, o aproveitamento ou não do que foi dito, do que nos foi ensinado.
Claro que isto se aplica também ao que escrevo, eis que certamente não são verdades absolutas, nem poderia sê-lo, pois também posso cometer erros. Por conseguinte, pesem na balança, e vejam o que pode ser aproveitado. Com o que não estiverem de acordo, discordem. O que lhes puder ser útil, aproveitem. Mas, queiram-me bem, que não custa nada. E se custar, podem pagar, que poderá valer a pena (pelo menos para mim...).
Aproveitando conhecimentos adquiridos, cheguei à conclusão de que com bom humor, alegria de espírito e muita positividade, é mais gostoso viver, e espero que vocês aproveitem essa lição, se a julgarem aproveitável, e assim, tenhamos todos
UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário