FASCINANTE

29/05/2013

Para Viver Em Plenitude


A verdade que ninguém pode negar, é que para bem viver a vida,
precisamos saber vive-la em plenitude...
Osculos e amplexos,
Marcial
*******

Para quem quer apenas viver, realmente parece ser a coisa mais fácil do mundo saber viver, pois para tanto, basta não morrer, é suficiente ficar respirando, mas isso é feito por quem apenas está passando pela vida, sem contudo a estar vivendo em sua plenitude.

Saber viver em plenitude, é saber buscar o que a vida tem de bom e de belo para nos oferecer, conforme nos diz Rubem Alves, em uma  mensagem que encerra uma das maiores verdades que conheço. Vejam só:
"Sim, eu quero viver muitos anos mais. Mas não quero a qualquer preço. Quero viver enquanto estiver acesa em mim a capacidade de me comover diante da beleza."

Bem minhas crianças, concordo inteiramente com nosso amigo, pois viver por viver, não vale a pena. Viver apenas em função de um cargo, do montante da conta bancária, do status social, do quanto eu tenho, não é viver realmente, é mostrar que escravizados pela ambição do dinheiro, ou pior ainda, pela ambição do poder, muitas pessoas sequer tem tempo para apreciar as belezas da natureza, uma vez que em suas viagens de negócios, de negociatas ou negociações políticas, passam por muitos lugares, mas nunca se detém para apreciar o que existe de belo lá existe. Enfim, visitam muitos locais,  mas não os conhecem.  Na realidade, muito viajam, mas nada veem além do interior dos aviões, dos aeroportos e dos hoteis...

Outras criaturas, simplesmente esquecem o convívio familiar, e se dedicam full-time ao trabalho, numa ambição insana de sempre querer mais, e deixam de desfrutar as belezas da vida familiar, não acompanham o crescimento dos filhos (nunca tem tempo para essas coisinhas...). Sua secretária o conhece mais que sua esposa.  Mais tarde, lamentará não ter aproveitado melhor seu tempo.

Convenhamos que o trabalho é necessário. É a lei da sobrevivência.  Mas não podemos nos esquecer de que a família, o lazer,  o simplesmente viver, também o são, e assim, há que saber dividir o tempo, que é inclemente e passa. Para bem viver, devemos trabalhar, mas tambem curtir a vida, pois depois que o tempo passa, não podemos mais  recuperá-lo, eis que ele se foi, não adianta mais, já foi.

As belezas a que nosso querido Rubem Alves se refere, estão nas pequenas coisas da vida, às quais nem sempre prestamos atenção, e que sempre poderemos e deveremos tratar de observar.  Serve inclusive, como preventivo contra o stress.

Essas belezas estão na Natureza e em tudo que ela nos oferece, desde o nascer e o por do sol, ao canto dos pássaros, à beleza do mar, das montanhas, ao luar, às estrelas.  Enfim a tudo que podemos ver e admirar quando quisermos e a custo zero. Basta parar um pouco com a atividade incessante e apreciar, curtir, viver enfim...

Apreciar as belezas da vida familiar é algo que não dinheiro que pague, apenas temos que ganhar o suficiente para ter algum conforto na vida, algo que nos permita acompanhar o crescimento dos filhos, conversar com a esposa, saber dos problemas domésticos do dia a dia. Não há nada mais gratificante do que brincar com as crianças, rolar na grama ou na areia da praia.  Esquecer por um momento a cotação da Bolsa, o jornal na TV, e escutar o que seu filho está tentando lhe falar. Essa conversa poderá evitar que ele faça alguma besteira.

Assim como ajudar a esposa nos pequenos afazeres domésticos, e conversar com ela.  Participar de seus sonhos, saber o que ela gostaria de fazer no fim de semana.  Fazer uma pequena viagem, apenas para curtir a família, esquecendo-se de tudo que refira às obrigações.
É verdade que isso poderá diminuir um pouco sua conta bancária, mas vai render muito na conta familiar, em seu futuro.

Não se esqueça de que quando os anos chegarem, quem poderá estar ao seu lado, será sua família, isso se voce soube investir nela.

Enfim, não basta apenas viver... É preciso saber viver em plenitude, e saber apreciar tudo o que de belo a vida nos oferece.

E para começar, não há nada melhor do que fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário