FASCINANTE

20/05/2013

É Preciso Saber O que Significa Ter Responsabilidade

Infelizmente existem muitas criaturas que
se esquecem de um pequeno detalhe, e não
entendem que para assumir uma responsabilidade,
é preciso ter responsabilidade, é preciso ter consciencia
do que envolve assumir certos cargos ou encargos
e o fazem sem estarem preparados para tanto...
E os resultados sempre são péssimos...
Osculos e amplexos,
Marcial
******

Para saber o significa ter responsabilidade, é preciso entender que responsabilidade é algo que nos obriga a fazer coisas, por vezes contra nossa vontade, uma vez que não é exatamente o que desejamos fazer, mas por uma questão de responsabilidade, temos que tomar determinada atitude, que representa algo que o dever profissional nos obriga a fazer.
Vamos esclarecer que por vezes, é uma questão profissional, por vezes é uma questão familiar, e também pode ser uma questão de fôro íntimo, sempre será algo que precisamos fazer, mesmo contra o que seria nossa vontade.
Vamos analisar alguns aspectos do que é a tal da responsabilidade, ou seja, o que pode ser considerado como "Coisas da Responsabilidade", obrigando-nos a agir de maneira contrária à lógica pura e simples:
1-Um advogado tem a responsabilidade de conseguir a absolvição de alguém que ele sabe ser culpado... Triste responsabilidade, pois para conseguir a absolvição de seu cliente, tem de provar a inocência de um assassino, ou de um ladrão, ou de um político corrupto. E destes, é o que mais há... Em seu íntimo, gostaria que a criatura em questão fosse para o mais fundo dos cárceres, mas, por uma questão profissional, precisa procurar meios para não deixá-lo mofar no xilindró.

2-Um pai é responsável por delitos que seu filho cometer, enquanto ele for menor de idade... Sendo que na realidade, cada qual deveria ser responsável por seus atos, seja menor de idade ou não. Se cometeu um delito, deve pagar por ele, não devendo a culpa ser imputada ao pai ou responsável, salvo se o ato for cometido por ordem dele.

3-Temos a responsabilidade por atos cometidos por animais de nossa propriedade. Nesse caso, pode caber a responsabilidade ao proprietário do animal, se ele ataca a alguém por descuido de seu dono, que o deixou solto. Certamente ele é responsável, por ter sido ainda mais irracional que o animal em questão.

4-Esses são alguns dos exemplos das responsabilidades que temos, mesmo contra a nossa vontade.

5-Outro caso pode acontecer, por exemplo pode acontecer se, para ajudar a um amigo, o indicamos para um emprego. Pela indicação, temos responsabilidade, pelo menos moral por desmandos que ele venha a cometer... E apenas o indicamos levados pela boa fé, para ajudar a um amigo, a quem não conheciamos direito. Assim, apenas indicar quem for de absoluta e irrestrita confiança nossa...
6-Um fiador é responsável pelo pagamento de débitos de alguém que ele considerava uma pessoa séria. E é por fatos assim, que muitas vezes ao nos recusarmos ser fiador de alguem, podemos perder uma amizade, que certamente não seria uma boa amizade...

Entende-se assim qual o real significado da palavra "responsabilidade".

Na realidade, devemos ser responsáveis apenas por aqueles atos que praticamos, ao invés de avocar-nos responsabilidade por atos alheios.
Assim, responsabilidade implica em assumir algo, mesmo que contra a vontade. A paternidade responsável seria apenas assumir o que o bom senso informa ser o certo e, nesse caso, sempre assumiremos com boa vontade.
No tocante aos relacionamentos pessoais, no que tange a amizades, amores, algo entre seres humanos, com seus encontros e desencontros, nós conquistamos o que merecemos. Se desejamos levá-los adiante ou não, depende somente de nós, entrando aí, a responsabilidade da escolha correta.

Agir com responsabilidade nos relacionamentos, implica em não iludirmos ninguém com falsa sedução, sendo exigível usarmos de total sinceridade, seguindo a velha norma que diz "Faça aos outros o que quereis que vos façam". Respeitar, para sermos respeitados, sempre evitando críticas ofensivas, evitando magoar a outrem, pois não queremos ser magoados. Assim, não devemos iludir a outrem visando apenas tirar algum proveito pecuniário. Devemos respeitar os sentimentos alheios. Devemos agir como gostaríamos que agissem conosco.

A responsabilidade entra novamente nessas atitudes dúbias, e suas consequencias, que são diretamente ligadas às projeções irresponsáveis, sempre causando efeitos negativos.
E a principal responsabilidade que temos a observar, é procurar fazer de nosso dia, sempre UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário