FASCINANTE

29/05/2013

Aproveitando As Lições Da Vida

Ao longo de nossa vida, vamos recebendo inúmeras lições
que ela nos oferece...
Apenas temos que saber usar de nosso discernimento para
um bom aproveitamento dessas lições, que se forem bem utilizadas,
poderá facilitar nossa caminhada...
Osculos e amplexos,
Marcial
*****

             

É preciso saber aproveitar as lições que a vida nos oferece, evitando ser dominado por um grande problema que aflige muita gente, ou seja, ficar relembrando e remoendo erros cometidos, ou então ficar pensando em coisas ruins que aconteceram, ao invés de simplesmente olhar para diante, e ver que ainda existe muita vida pela  frente, existe muita coisa a ser feita ainda, que poderemos usar em nosso favor.

Nosso célebre escritor L'Inconnu, deixou uma mensagem muito interessante nesse sentido.  Vejam:
"Expulse de seu espírito todas as lembranças tristes. Será que remoer os erros vai conseguir sarar o mal que já houve?"

Não quero com isso dizer que se deve esquecer pura e simplesmente alguma besteira feita, aliás, na verdade, penso que  não se deve, é ficar remoendo o erro, e lamentando o fato dele ter ocorrido, mas sim, analisar o erro cometido e procurar não repeti-lo mais.
Portanto, ao invés de lamentar a "mancada", vamos seguir em frente, e já sabendo que tal atitude não mais deve ser adotada.

Se pura e simplesmente o erro for esquecido, existe o perigo de ser repetido. Portanto, nem ficar lamentando o ocorrido, nem deixá-lo de lado. Aproveitar a oportunidade e corrigir posturas, atitudes, evitando a reincidência.

Outro ponto a ser abordado, é aquele que diz respeito diretamente às coisas do coração, e assim, quando se perde um amor, a tendência é ficar na fossa, e com uma enorme dor de cotovelo, lamentando  quem se foi, e nesse caso, não se pode esquecer de que quanto mais revolver em seu coração as tristezas do passado, mais vai sofrer, sem resultado nenhum. 

Ao se perder um amor, ou uma amizade, sempre se deve ter em mente é que na verdade, esse sentimento nunca foi de fato real.  Estava ali, mas não tinha consistência, pois um sentimento sólido não se desmancha ao primeiro contratempo. Ele resiste às intempéries, aguenta intrigas, e quando não resiste, é porque não existia de verdade.  Assim, é mesmo melhor que termine, e não deve ser lamentado.  Não adianta ficar tentando descobrir os "porquês", mas sim, aceitar o que houve, e seguir em frente para não atrapalhar o curso natural das coisas.

Parece ser uma solução muito simplista, pois quando houve um passado, existem laços que não se rompem tão facilmente.  Certo, não se pode simplesmente esquecer que se conheceu tal ou qual pessoa e ponto final, contudo, não se pode lamentar o fato de te-lo perdido. Não adiantam lamentações, que muitas vezes atrapalham o futuro, e o que se deve fazer nesse caso, é dirigir a mente às recordações alegres, aos momentos felizes, aos fatos agradáveis do passado, ao invés de ficar lamentando a perda havida, e com essa maneira de pensar, fica muito mais fácil superar o episódio.

Muitas vezes o término de um romance, de uma amizade, pode representar grande melhoria de vida, pois, ao constatar que se estava preso a um sentimento falso, pode-se partir para novos rumos e com muito sucesso.

Superando-se erros, abrem-se novos caminhos, surgem novas possibilidades e é preciso que se esteja preparado para tanto.  Se estivermos de olhos fechados, lamentando as perdas ocorridas, não poderemos enxergar o caminho aberto.

Portanto, nosso amigo L'Inconnu está certo "será que remoer os erros vai sanar o mal que já houve?" Claro que não, o que já houve, aconteceu, e não pode ser simplesmente deletado. Então deve ser superado e, aproveitado para que não aconteça de novo e, depois de bem digerido, aí sim, deve ser esquecido.

Uma constatação certa: Ontem, foi ontem, já FOI... Hoje é importante, pois É hoje e o amanhã...Bem o amanhã SERÁ... e esse será depende de como vamos agir a partir de hoje...
Portanto, crianças, tenham um LINDO DIA HOJE, e que o amanhã seja melhor ainda...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário