FASCINANTE

03/12/2019

COM ESPÍRITO JOVEM EM CORPO IDOSO

É perfeitamente possível manter o espírito jovem, ainda que
o corpo sinta os efeitos da idade.
Podemos sentir a "idosidade" do RG, sem perder
a "juventude" da alma...
Sorria, se estiver de acordo...
Osculos e amplexos,
Marcial
COM ESPÍRITO JOVEM EM CORPO IDOSO
Marcial Salaverry

Existe uma verdade que é preciso ser admitida, é que infelizmente para mantermos o corpo sempre jovem, seria necessário descobrir a famosa e tão procurada “Fonte da Juventude”, e isso ainda não foi feito, e assim fica claro que é impossível manter a juventude do corpo eternamente, uma vez que a marcha do tempo é inexorável, e como ele vem chegando, e sem a menor cerimônia se apossa da juventude de nosso corpo e a leva embora, também é certo que podemos e devemos defender com unhas e dentes, não permitindo que o tempo leve, é nossa juventude do espírito.  Este não deve e não pode envelhecer, e tampouco envilecer. É possível mante-lo vivo e ativo.

Contudo, surge uma dúvida crucial, querendo entender como manter o espírito jovem, se o corpo envelhece e com esse envelhecimento arranja uma série de problemas, que fatalmente abalarão a força espiritual de qualquer pessoa, pois não é fácil acompanhar as limitações que vão surgindo, à medida que a idade vai avançando.

Li uma mensagem de Torres Pastorino, que dá uma bela idéia de como conseguir ganhar essa parada contra a inexorabilidade do tempo, ou pelo menos minimizar seus efeitos drásticos:
"Faça com que a juventude de seu espírito se irradie através de seu corpo, tenha ele a idade que tiver."
Esse é o ponto crucial.  Manter a juventude do espírito e fazer com que ela se irradie.  Claro que isso não vai acabar com todas as doenças e mazelas que o tempo nos legou, mas será de grande valia no combate em que deveremos estar empenhados, dando-nos forças para tolerar e combater os efeitos daninhos...

Para manter a juventude no espírito, devemos inicialmente, aceitar o tempo.  Não devemos tentar nos  enganar sobre nossa idade.  Assumamo-la, sem contudo entregarmo-nos  à idade.  Assumir é uma coisa, entregar-se a ela é outra, e para tanto, sempre devemos nos manter em atividade, e sempre adotar uma máxima muito interessante: "Idoso sim... Velho nunca...”   sabemos que o tempo passou, mas não nos entregamos a ele. A alma não pode perder a briga para o RG...

Atualmente existem muitas atividades direcionadas especificamente para a dita “Melhor Idade”. É importante que as pessoas idosas não se transformem em velhos.  Procurem descobrir o que sabem e podem fazer, tentando  descobrir algum talento oculto do qual jamais desconfiáramos,  e que pode aflorar, trazendo novos interesses, novas alegrias, nova razão para viver, sendo essa  uma das melhores maneiras de se descobrir aquela energia que estava latente, e que não sabíamos descobrir.  Uma mudança sempre será benvinda, desde que para melhor.

As possibilidades dessa descoberta são muitas.  Não apenas na Internet, que abre uma gama enorme de recursos  e possibilidades direcionadas para essa finalidade, como também nos Cecons que existem em quase todas as cidades, e onde pessoas idosas tem possibilidades de fazer os mais diversos cursos e atividades, bastando escolher o que mais gosta de fazer.  Daí pode se deduzir que só fica velho quem quer ficar.  Quem se entrega, e que não se ama o suficiente para poder amar a vida, e o mais importante, amar na vida...

Quando tem a suprema felicidade de descobrir aquele talento oculto a vida inteira, então tudo fica mais belo, a vida inclusive, e é quando o espírito rejuvenesce, e sentimos voltar toda aquela garra, aquela vontade de viver e superar obstáculos,  que tínhamos na mocidade.  E penso que todos temos um “algo mais” que não soubemos descobrir, pode ser por exemplo, aquele talento poetal que ficou por décadas oculto, e quando descoberto, traz uma motivação de vida que rejuvenesce a alma, e até mesmo o corpo... É só saber como detectá-lo, e usufrui-lo..

Esse é o segredo para manter a juventude.  Sempre ter alguma meta para atingir. Nunca desistir da vida por causa da idade.
E com esse pensamento, desejo a todos UM LINDO DIA, que poderá e deverá ser repetido a cada dia de nossa vida, pelo menos enquanto houver vida na alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário