FASCINANTE

05/05/2017

TENTANDO ENTENDER A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE MÃES E FILHAS


Entre mães e filhas por vezes
surgem certos conflitos que exigem
bom senso e discernimento de ambas as partes...
É algo tão antigo como a história...
Osculos e amplexos,
Marcial

TENTANDO ENTENDER A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE MÃES E FILHAS
Marcial Salaverry
É algo que foge à nossa compreensão, uma vez que, por mais que se tente, jamais será possivel explicar o porque dos desentendimentos que quase sempre ocorrem entre mães e filhas. Acontece que por vezes as mães se esquecem que já foram filhas, e estas ainda não sabem o que é ser mãe, e talvez seja esse o problema...
As mães se esquecem de todas as dificuldades de relacionamento que viveram, e por outro lado, as filhas sequer imaginam que ainda vão viver tudo isso, algo que só será percebido quando forem mães...
Precisa-se levar em conta que para as mães as filhas nunca crescem. Serão eternamente aquelas menininhas que sempre pediam para que a mamãe resolvesse seus problemas. E as filhas sempre já se consideram lidimas donas de seus narizes.
Quando crianças, as meninas sempre vêem as mães como suas "ídolas". Espelham-se nelas para tudo. E as mães acham que será por toda vida assim, e assim, as mães se acostumam a ser requisitadas para tudo. Qualquer dúvida, a mamãe esclarece. Para qualquer problema, consulta-se a mamãe, que tudo sabe, tudo resolve.
Só que a mamãe se esqueceu de passar a sua menininha "sob a asa do tacho", e ela, infelizmente cresce. Vira adolescente. E é aí que a porca torce o rabo, e começam os problemas.
Logicamente a ex-menininha começa a ter idéias próprias, começa a ter suas amizades, a conversar com pessoas com outras idéias, e começa a fugir da "proteção materna". E esta reluta sempre em acreditar que a menina não é mais uma menina. Está saindo de dentro do ovo, e não quer mais aceitar as idéias agora ditas "ultrapassadas", e que até pouco tempo atrás eram verdades absolutas. Claro  que a mãe se recusa a aceitar essa mudança. Começam as primeiras crises domiciliares.
A situação pode se agravar com o aparecimento do pior inimigo das mães. Aquele monstro perigoso chamado "namorado" , que marca o limite de território.
A guerra está declarada. A ex-menina não quer mais aceitar a ingerência materna, que por sua vez não aceita o "narizinho empinado dessa fedelha" .
A situação não precisa chegar a esse ponto que, felizmente não é mais tão comum.
Basta que, ao notar que a menina está crescendo, a mãe comece a dialogar cada vez mais com ela. Ao invés de ser a "toda poderosa que tudo sabe e manda", ela deve começar a ser a amiga da filha. Aquela a quem a menina pode fazer confidências, que sempre está pronta para ouvi-la e trocar idéias e informações. Principalmente informações.
Isso se consegue através de diálogo, troca de idéias. É preciso conhecer bem o que começa a passar por aquela cabecinha, já não tão oca, pois há que se entender que ela tem necessidade de novas amizades, conhecer outras coisas, tantas são as informações que começa a colher, e por causa disso, só com a troca de idéias pode se evitar muitos problemas, e, transformando-se numa aliada da garota, passando a ser sua amiga, trocando confidências, poderá evitar muitos desentendimentos.
Então, a coisa não é tão feia assim. E se por acaso a situação estiver deteriorada, o melhor a fazer é procurar um diálogo. Nunca é tarde para que se inicie a trégua, e assim descobrir o ponto de desentendimento.
As coisas não se resolvem através de imposições, nem do famoso "eu sei o que é bom para você", algo sempre e sempre rejeitado, pois onde fica o livre arbítrio? Muita conversa, gente, ainda é um bom remédio.
Bem, não sou mãe e nem filha, mas fui um observador atento de muitos casos semelhantes ao que foi acima dito, e com resultados os mais diversos, e por causa da falta de um bom diálogo, muitas mamães foram precocemente promovidas a vovós...
Sem duvida alguma, os melhores resultados foram conseguidos com a palavrinha mágica: DIÁLOGO, que pode transformar possíveis litígios, em papos amigos.
Então, dialogando bastante, espero que todos possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário