FASCINANTE

03/05/2017

CERTAMENTE A RAIVA JAMAIS SERÁ BOA CONSELHEIRA

Se estiver com raiva... Cuidado, não vá morder ninguém...
Embora sinta vontade de faze-lo, não é aconselhável,
pois pode provocar uma reação...
Osculos e amplexos,
Marcial

CERTAMENTE A RAIVA JAMAIS SERÁ BOA CONSELHEIRA
 Marcial Salaverry
                                
Para poder evitar alguns contratempos na vida, devemos sempre saber controlar bem esse sentimento altamente negativo, pois a raiva é algo que incomoda muito, e há que se esclarecer em primeiro lugar, que não tem nada a ver com a raiva transmitida pela mordida de um cachorro. Certo que  muitas vezes, dá vontade de morder alguém,  mas essa vontade sempre passa...

Li um interessante artigo escrito por Elisabete Fernandes Almeida, importante escritora e editora médica, portanto uma opinião abalizada sobre o assunto.
Diz ela que a raiva é um sentimento que por vezes dá raiva de sentir, pois geralmente nos leva a atitudes irrefletidas, se não o soubermos controlar adequadamente. Há que se ter muito controle das emoções, sabendo segurar a agressividade a que a raiva nos conduz, e que não condiz com o bom senso que sempre deve prevalecer, ficando certo que a raiva é a antítese do bom senso...

Ocorre que muitas vezes, ao tentar controlar nossa raiva, acabamos por nos prejudicar, pois a famosa frase "engolir sapos" para definir certas coisas que somos obrigados a tolerar, por diversas razões, é absolutamente correta. Aliás, chega a ser mais fácil digerir o batráquio em questão, do que certas "patadas" que recebemos.

Como ela diz em seu artigo, as mulheres normalmente são mais contidas em extravasar sua raiva, possivelmente por receio de serem chamadas de "histéricas". É um fato, pois quando um homem tem uma explosão de raiva, é encarado como algo normal, pois ele "tinha que descarregar aquilo". Entretanto, se for  uma mulher, o mais certo é  dizer que é distúrbio hormonal, que é por causa da idade, ou então o famoso TPM, que tudo justifica. Por esse motivo,  procuram se controlar mais, e isso poderá causar danos ao seu organismo. Enfim, o que é melhor? Controlar, ou explodir? Passar por doido, ou por trouxa? Tudo depende das circunstâncias,  e do objeto de nossa raiva, para perceber se a podemos ou não extravazar...

Muitas vezes é melhor segurar-se no momento e depois, a sós, descarregar toda sua ira contra o espelho, contra um travesseiro, ou preferencialmente contra quem ou que  não possa reagir, mas certamente nunca contra alguém que nada tenha a ver com a história, e apenas está por perto nesse momento.

Realmente, a raiva pode ser altamente negativa. Se extravazada, pode provocar uma série de reações. Se engolida, poderá prejudicar nosso organismo. Temos que saber administrá-la.

Na realidade, a raiva sempre é útil, pois é provocada por algo que foi feito contra nós. Justa ou injustamente, alguém está tentando fazer ou fazendo algo contra nós. Apenas temos que bem direcioná-la. Ao invés de explosões de temperamento, que sempre levam a discussões estéreis, o melhor caminho será parar para pensar. Vamos nos colocar na posição de nosso desafeto, tentando imaginar qual seria nossa reação se fossemos ele, e se nossa atitude seria a mesma.

Assim, será mais fácil julgar o porque de sua ação, bem como  será mais fácil saber que atitude tomar. Muitas vezes a melhor coisa a fazer será esperar a cabeça esfriar, e tentar um diálogo para ver o que realmente ocorre. Podem existir muitos motivos. Muitas vezes uma informação mal interpretada, ou até mesmo algum terceiro tentando agir contra,  vamos procurar descobrir o porque. Mesmo que afinal se descubra que a pessoa em questão está mesmo sendo inconsequente, é melhor deixar pra lá, do que entrar numa polemica, que na maioria das vezes leva a lugar nenhum.

Ponderar, respirar bem fundo, entender que o momento de raiva foi um aviso de que algo poderia acontecer, e procurar acalmar o espírito. Muitas situações foram aclaradas assim, quando os primeiros e violentos ímpetos foram refreados.

Bem, resumindo a questão, e concordando inteiramente com a opinião de Elisabete Fernandes Almeida, a raiva é muito interessante, pois nos previne de que algo se trama contra nós. Se não tivéssemos detectado tal ação, seriamos fatalmente pegos de surpresa, e seria mais difícil uma reação. Contudo, devemos saber entender o porque dessa raiva, e controlá-la, pois como toda ação violenta pode gerar uma reação tão ou mais violenta, a crise poderá crescer até ficar totalmente fora de controle. Muitas guerras começaram dessa maneira, por uma questão que poderia ser resolvida diplomaticamente, como o assassinato do arquiduque de Áustria, que originou a Primeira Guerra Mundial...

Assim, segurando a reação raivosa, procurando "sentir" melhor a situação, poderemos melhor contorná-la, ou mesmo esquecê-la. O bom senso nunca representa uma derrota. E não existe essa de quem levou a melhor numa discussão. Muitas vezes aquele que ficou quieto, acaba colhendo melhor os frutos de sua atitude.

Para que ninguém fique com raiva, desejo a todos, sem exceção alguma, UM LINDO DIA, que poderá ser sempre repetido, de preferencia com calma e ponderação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário