FASCINANTE

14/07/2015

PENSANDO EM TER UMA VIDA FELIZ

Felicidade... Quem não a deseja?
Vamos tentar encontrar uma maneira de fazer nossa vida feliz...
Até que não é difícil...
Depende muito de nós, desatarmos certos nós...
Ósculos e amplexos,
Marcial

Certamente algo todos objetivam, é encontrar o melhor caminho para ter uma vida feliz, e apesar de ouvir diversas queixas sobre problemas que a vida nos oferece, parece que é muito simples ser feliz, bastando para tanto conseguir não se sentir infeliz, bastando procurar viver uma vida sem grandes sobressaltos, evitando preocupações desnecessárias, e teoricamente é esse o mapa da mina. Contudo, acontece que temos uma inacreditável tendência para conseguir complicar a vida, como que procurando chifre em cabeça de cavalo solteiro, não conseguindo assimilar a grande verdade para descobrir o grande segredo, que é procurar simplificar, ou melhor, descomplicar as coisas da vida...
Quantas vezes iniciamos discussões com as pessoas de nosso convívio, como parentes ou amigos, por motivos realmente banais. Por vezes esse desentendimento cresce e atinge proporções de briga. Por que não parar para pensar um pouco antes de começar a encrenca? A maioria das crises familiares teve início por pura teimosia, o tradicional “não dar o braço a torcer”, a recusa em parar para pensar um pouco, para ver se não estamos errados.
Algumas vezes encontramos problemas de difícil solução no momento. Ou mesmo de impossível solução. Ao invés de nos desesperarmos, o melhor é dar tempo ao tempo.
Pensando com mais clareza, será mais fácil encontrar uma solução, e se esta inexistir, paciência, uma vez que o que não vai resolver nada será nos desesperarmos. Só poderá agravar o problema, pois poderemos ficar estressados e complicar a saúde também. Portanto, aumentando o problema. Então o melhor é procurar deixar de lado, pelo menos no momento... Quem sabe uma solução poderá surgir, algo que a primeiro momento não conseguimos enxergar.
Ainda pode ter aquele sonho há muito tempo acalentado, que deu em nada. De que adiantará ficar lamentando não tê-lo realizado? Não deu certo? Paciência. É pra frente que se anda, podemos tentar por outros caminhos, e se não for o mesmo sonho, busquemos outro mais exequível. O que não podemos é simplesmente lamentar nossa má sorte. Possivelmente sonhamos alto demais para nossas possibilidades. E se um castelo ruiu, poderemos construir outro. É bem melhor do que simplesmente lamentar o sonho perdido, não realizado.
Assim é a nossa vida. Temos que aceitar as duas faces da moeda. A mesma serenidade demonstrada numa vitória, deverá existir numa derrota.
Não adianta esquentar a cabeça, deixando que a ansiedade tome conta do seu pensamento, e desperdiçar toda nossa energia... Cabeça fria e bola pra frente, pois a vida não é feita só de vitórias, nem tampouco apenas de derrotas. Temos que saber balancear as coisas. Será bem mais fácil viver assim.
Resumindo, devemos sempre escolher nossas prioridades, procurando os caminhos mais simples para chegar a nossos objetivos, e se um projeto ficar por demais complicado, ao invés de malhar em ferro frio, é melhor mudar o projeto, se não for possível esquentar o ferro, e isto vale tanto para as coisas mais prosaicas da vida como o que vamos almoçar hoje, como também para as mais importantes, como nossa sobrevivência, por exemplo...
Até mesmo para as questões do coração devemos pensar dessa maneira. Muitas vezes pensamos estar amando alguém. Porém, por razões diversas esse amor não está a nosso alcance. Circunstâncias impedem que o amor se desenvolva. Quais? Ora, quaisquer circunstâncias que não permitam seu desenvolvimento, como por exemplo o amor ser unilateral. Amamos, mas não somos amados. Pode ser triste, mas a única solução é deixar de lado e abrir o coração para outro. Pra que tentar conquistar o que está se revelando inconquistável? Ficar remoendo esse amor impossível? Muitas vezes existem fatores que não permitem viver-se junto da pessoa amada. Mas nesses casos, se houver reciprocidade, o amor pode ser curtido mesmo à distância. São circunstâncias da vida, que podem ser contornadas. Agora o desamor de uma das partes, é malhar em ferro frio, que nem sempre pode ser esquentado.
Enfim, a grande verdade é que realmente é fácil ser feliz. Basta fazer nossa parte. Basta descomplicarmos a vida. Basta que aceitemos o que podemos ter, esquecendo certos sonhos impossíveis, lembrando que "se não tenho tudo que amo, devo saber amar tudo aquilo que tenho..."
Alguns poderão argumentar que a vida é feita de sonhos. Concordo, mas é feita de sonhos realizáveis. Quando o sonho se mostra muito acima de nossas forças, começa a complicar, pois poderá tornar-se uma obsessão, e virar pesadelo, e aí fica perigoso, podendo atrapalhar nossa felicidade de vida. E esta é muito importante.
Temos que saber usar nossa energia interior, procurando sempre fazer de cada dia, UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário