FASCINANTE

08/07/2015

É PRECISO RESPEITAR O DIREITO À VIDA

Devemos entender que se quisermos que nossos direitos sejam respeitados, precisamos saber respeitar o direito alheio, principalmente no que diz respeito ao livre arbítrio sobre como viver a vida...
Ósculos e amplexos,
Marcial

Entendendo ser preciso respeitar o direito à vida, respeitar o livre arbítrio alheio, lembro que um dos comentários mais frequentes que escuto, principalmente quando se fala em diálogos de pais e filhos, é a famosa frase: Não faça isso. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira...
Tal assertiva é um grande erro, pois não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e a propósito gostaria de comentar algo lido na Internet que diz:
"Quem procura interferir no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."
Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que conheço, que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de parentes, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, amigos, do que da própria, e agindo assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" desses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida.
Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco, uma vez que isso já seria uma espécie de egoísmo, se fecharmos os olhos para os problemas alheios, mas o que não convém acontecer, é permitir que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco.
Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar atentos ao que se passa à nossa volta, e destarte, devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for possível faze-lo. Se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros aprendam a viver.
O segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe" .
Muita gente talvez discorde dessa maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo), mas assim pensando, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Estão acostumados a comer o peixe, mas não sabem pescar... Além do mais, existe uma grande verdade: antes de distribuir amor aos outros, aprenda a amar-se. Se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente amor, ou apenas facilidades, mimos, e assim, tentando evitar que os outros sofram, terminam por esquecer de que é no sofrimento, na dor, que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem? Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos, ou seja, aprender a viver às próprias custas.
Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona... Muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco.
Existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.

Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, recomendo que procurem fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, e que aprendam a viver, e deixar viver.

Marcial Salaverrry

Nenhum comentário:

Postar um comentário