FASCINANTE

25/11/2014

O Que São Relacionamentos Afínicos

Relacionamentos sejam amorosos, sejam de amizade,
dependem muito de algo chamado afinidade, e também de diálogo,
de respeito, de consideração
Osculos e amplexos,
Marcial
A afinidade entre os parceiros é o ponto mais importante para que relacionamentos amorosos, ou mesmo apenas de amizade, sejam gratificantes, e tenham boa durabilidade,  observando-se adequadamente o prazo de validade, que regulamenta essa parte importante de nossa vida.

Para saber o que pode ser considerado como prazo de validade, é preciso saber observar algumas regras que sempre devem reger tudo que se refira a relacionamentos pessoais, particularmente os amorosos, pois estes envolvem nosso emocional, assim, são muitos os perigos que cercam os desentendimentos na área afetiva, e para evita-los, ou minimiza-los ao menos, devemos aprender a conhecer os  limites pessoais, para saber respeitar as individualidades. 

É exatamente esse o ponto crucial a ser entendido, e isso se aplica muito nos relacionamentos amorosos ou de amizade.  Temos que saber respeitar as individualidades, sem contudo  ceder à personalidade da parceria.  Cada qual tem sua maneira de enfocar a vida, e precisamos saber respeitar limites, pois  sempre existe um ponto até o qual pode-se chegar sem que represente uma mudança de personalidade.  Amoldar-se,  entender a alma de nossa parceria é uma coisa.  Ceder totalmente, ou exigir cessão do outro lado, é outra coisa. 

É um limite que não pode ser ultrapassado. Quantos desentendimentos, e que acabaram originando uma separação aconteceram por esse motivo. Há que se ter muita sensibilidade para detectar esse ponto.

É muito perigoso forçar a barra além do limite.  Se o parceiro (a) ceder, poderá ficar muito tempo com aquela frustração dentro de si, até o dia que em que explode, e aí ninguém segura mais.  O segredo está em observar tais detalhes, é saber parar antes de avançar o sinal vermelho, para tanto, exige-se de ambas as partes, ponderação e diálogo.  Aparar arestas é melhor do que afiar garras...

Um relacionamento pode ser comparado às engrenagens de uma máquina. Se as duas rodas denteadas não se encaixarem harmoniosamente, haverá atrito.  Assim, são os relacionamentos, de todo e qualquer tipo.  É necessário que se procure "encaixar" as rodas.  E isso tem que ser feito naturalmente.  Não pode ser forçado, senão os dentes poderão se quebrar, emperrando a engrenagem.  Isso representa a harmonia da parceria, que,  uma vez quebrada, dificilmente se conserta.

E é exatamente por essa razão que não se pode forçar uma mudança de personalidade, pois o ideal é que  ambas as personalidades se amoldem.  Cada qual é cada qual.  Podem ser feitas as adaptações necessárias para uma boa convivência, desde que ambos cedam um pouco, permitindo esse amoldamento. Isso se chama afinidade, o entendimento tácito entre os parceiros.

Críticas, chamadas à razão, reclamações, tudo enfim que possa originar uma discussão, deve ser bem, muito bem pensado, antes de se começar.  Deve-se tentar conversar com ponderação, ao invés de gritos e ameaças.  Principalmente, devem ser evitadas trocas de insultos, e muito menos agressão física.  Se deixar chegar a esse ponto, fatalmente será o fim de tudo, pois acabará o respeito, a amizade, o carinho. E é muito triste ver relacionamentos, principalmente de algum tempo, esboroarem-se apenas porque limites não foram observados, e a coisa toda degenerou.  Vamos pensar direitinho antes de partir para insultos.  Nunca podemos nos esquecer de que violência fatalmente irá provocar uma reação igualmente violenta. E principalmente , jamais esquecendo de que muitas, depois que o incendio se apaga, fica aquela lembrança triste do que foi, e mais ainda, do que poderia ter sido, se tivesse havido um diálogo ponderado.

E uma das boas maneiras de manter-se a paz, é tendo UM LINDO DIA.


Marcial Salaverry


Nenhum comentário:

Postar um comentário