FASCINANTE

18/11/2014

Beleza É Algo A Ser Definido

Beleza de tema a ser debatido...
Realmente a beleza é algo a ser definido...
O que é ou não é belo?
Osculos e amplexos,
Marcial
Algo que não é passível de discussão, é entender que beleza é algo muito subjetivo, uma vez que existem muitos conceitos de beleza, pois o que alguns julgam ser muito belo, outros não enxergam dessa maneira. Daí a pergunta: O que, exatamente é a beleza?

Para muitos, a Natureza é bela, para outros, o que expressa a beleza são obras arquitetônicas, tudo é questão de ponto de vista, eis que alguns acham bela a arte de Van Gogh, porém muitos acham que a beleza está nas obras de Picasso.  Música clássica para muitos é a coisa mais linda que existe, outros já apreciam mais um pagode. Existem pessoas que não gostam de poesias, ao passo que para muita gente poesia é a melhor leitura do mundo, portanto a única definição para beleza, é que ela é indefinível, pois já existe um velho e sábio ditado que diz que "sobre gôsto não há nada escrito..." O que é uma grande verdade, pois gosto é uma questão de opinião, e cada qual tem a sua.

É exatamente nessas opiniões divergentes que está a beleza real, eis que a unanimidade é algo a que somos induzidos, e nem sempre expressa uma real opinião, e assim sendo, em todos os sentidos os conceitos são variados, e nem sobre nomes consagrados existe unanimidade.  Tem gente que não gosta de Charles Chaplin, e tem quem o idolatre.  Pertenço ao segundo grupo, e recebi de uma amiga uma citação chapliniana que é linda, e que é uma definição quase definitiva sobre Beleza:
"A beleza existe em tudo: tanto no bem como no mal. Mas somente os artistas e poetas sabem encontrá-la."

Realmente, segundo os diversos conceitos, existe beleza em tudo. Cada qual a vê de um jeito.  Contudo, os artistas sabem extrair a beleza de tudo que lhes atrai a atenção.
Por exemplo, para qualquer um de nós, uma grande pedra, por mais bonita que nos possa parecer, será sempre apenas uma pedra grande, porém, um escultor a verá como um corpo de mulher que será esculpido, por exemplo. O artista já verá naquele bloco de pedra, a obra de arte que de lá sairá.

Um por do sol, as ondas do mar, o verde das matas, para nossos olhos sempre constituirão uma fonte de beleza (embora muitas pessoas não apreciem as coisas da Natureza), mas um pintor saberá eternizar esses momentos numa linda tela, um poeta saberá descreve-los numa folha de papel, ou na tela de um computador. Um músico saberá fazer lindas melodias, partindo de uma noite de luar, por exemplo, ou mesmo de uma tarde chuvosa.

Como sàbiamente disse nosso querido Chaplin, os artistas e poetas sempre saberão encontrar a beleza onde ela estiver.
Vejam por exemplo que lindas telas representam certos momentos terríveis de guerra, como Picasso fez com "Guernica", transformando os horrores da guerra numa obra de arte. Um artista, até da guerra consegue extrair beleza.  Por exemplo, Chopin escreveu a Polonaise com as balas espoucando em sua volta.

Os exemplos são muitos, e bem conhecidos, e partindo deles, todos poderemos chegar mesmo a essa conclusão, ou seja, que a beleza realmente está dentro de nós.  Somos nós mesmos que temos a capacidade de descobrir onde está a beleza da vida, onde está a beleza do amor, da amizade, da fraternidade, da humanidade enfim.  O belo e o feio não existem. Tudo depende da maneira como vemos o mundo. Cada qual vê a beleza do mundo e das pessoas segundo seu olhar.

Se estivermos de mau humor, nada nos parecerá belo, se contudo estivermos com o  espírito alegre, as coisas se transformam. 
Está em nós, portanto descobrir o artista que existe lá dentro, e que poderá transformar o feio em belo...
Existem ocasiões em que se torna muito difícil dar esse enfoque à vida, mas, possivelmente nosso artista interior, com alguma ajuda vinda de algum lugar, possa transformar um momento mau em um momento bom. 
De um acontecimento que a princípio possa parecer extremamente desagradável e frustrante, poderemos extrair algo de bom, possibilitando uma mudança na vida, mostrando que uma possível tragédia pode ser revertida em algo até muito bom.
Temos é que saber encontrar o belo no feio...
Sir Charles Chaplin, rendo-lhe minhas homenagens. Aceite um grande abraço.
Falando-se em beleza, desejo a todos UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry

                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário