FASCINANTE

29/01/2020

TENTANDO RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ADOLESCENTES

Não podemos nos esquecer de nossa adolescencia,
para bem lidar com os de hoje...
Diálogo, respeito, bom senso...
É o que se impõe, de ambas as partes...
Ósculos e amplexos,
Marcial
 
TENTANDO RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ADOLESCENTES
Marcial Salaverry

 A grande verdade nos mostra que a adolescencia representa o complicado intervalo entre infancia e maturidade, e é quando o cérebro muitas vezes se recusa a admitir que não é mais criança, e que é preciso mudar o pensar, não querendo entender  que já é chegada a hora de decisões que poderão determinar o futuro.
E é justamente nesse momento que o espirito decide se rebelar contra tudo que lhe é imposto, e tenta provar que tudo o que até então era lei, passa a ser ilegal, ou não presta, e que a experiência dos mais velhos não lhes serve, mas acontece que eles não tem nenhuma experiência em que se apoiar para tomar suas decisões, e por não saber o que e como fazer, ficam como que "perdidos na vida...", deixando nos pais e responsáveis na dúvida sobre qual será a melhor atitude a tomar, ficando no ar a pergunta que não quer calar:
 "Então, como ficamos? O que fazer?"
 Na verdade essa fase da vida é extremamente perigosa, eis que é preciso que haja muita compreensão dos adultos, para saber pelo menos orientar por qual caminho será mais adequado seguir. Eles desejam conhecer opiniões, mas não aceitam imposições. Não querem as chamadas verdades absolutas, do tipo, "é assim porque é assim..." Na verdade, querem explicações, uma vez que não querem sentir-se pressionados ou direcionados. É preciso ter habilidade para saber mostrar-lhes o caminho mais adequado, sempre tendo presente a grande verdade que nos lembra de que não podemos nos esquecer que já fomos adolescentes, como pensávamos, e as cabeçadas que demos...
 A grande verdade é que o diálogo é fundamental, sendo preciso saber ouvi-los e saber com eles falar, é preciso saber bem mostrar os perigos de certas "maravilhas" que aparecem pelo caminho. Não é suficiente dizer que drogas, fumo, bebidas, uso inadequado de celulares e redes sociais podem fazer mal... É de necessidade total e absoluta, explicar o porque fazem mal, o que podem fazer ao organismo, os danos irreversíveis que causam ao organismo.  É preciso bem entender que se faltar a orientação adequada, as consequencias poderão ser as piores possiveis.

E com essas idéias bem ordenadas, sempre será possível fazer de cada dia sempre UM LINDO DIA, que poderá ser repetido a cada dia vivido, sempre lembrando da vital importancia de sempre manter um diálogo aberto e sincero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário