FASCINANTE

23/01/2020

PALÁCIO DOS BANDEIRANTES - SEDE DO GOVERNO PAULISTA


Como homenagem ao aniversário de SAMPA em 25/01, vamos lembrar algo sobre
a séde do Governo...
Ósculos e amplexos,
Marcial

PALACIO DOS BANDEIRANTES, séde do Govêrno Paulista
Marcial Salaverry

Vamos recordar um pouco, falando sobre a romântica antiga séde do Govêrno de São Paulo, um vetusto casarão no Bairro dos Campos Elíseos, que então era um dos pontos mais elegantes de São Paulo, com seus casarões seculares, habitados inicialmente pelos barões do café, e a seguir pelos capitães de indústria que comandavam os destinos economicos do Estado e do País.

Quando começou a decadência do Bairro, e os "Donos da Economia" começaram a se transferir para os Jardins, e outros bairros mais charmosos, começaram a pensar onde erguer o Palácio do Governo, pois os Campos Elíseos começava a se transformar num bairro essencialmente popular, e a proximidade com a massa popular, poderia facilitar quaisquer ações eventuais contra o Govêrno. Precisavam encontrar um local onde o Governo pudesse ser exercido com privacidade, longe de pressões mais fortes.  Mas onde?

O local escolhido foi o então Morro do Morumbi, que era uma autêntica reserva florestal dentro da cidade, local predileto para jovens aventureiros para passeios ciclísticos, e para trilhas de aventuras.

Corria o início dos anos 50. Para sorte dos que se dispuseram a essa aventura de desbravar as matas do Morumbi, não existia o IBAMA, senão eles teriam sérios problemas para levar adiante a empreitada.

Para facilitar o "desbravamento" daquela região, o Govêrno doou ao São Paulo Futebol Clube, uma imensa área para que fosse construida sua séde social.

Paralelamente ao Palácio dos Bandeirantes, foi erguido o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Morumbi, por muito tempo, local de todos os jogos decisivos de nossos Campeonatos.

Quem vê hoje a magnitude desses dois empreendimentos, não calcula a luta que foram os primeiros tempos, pois o acesso aos locais era bem difícil.

Quem vê hoje, o Morumbi, intensamente povoado, sem mais nenhuma área verde (apenas os jardins das residências), não faz idéia da beleza que eram suas matas verdejantes, e como era gostoso passear por lá.

Eis aqui uma visão do Palácio dos Bandeirantes, onde são decididos os destinos do Estado de São Paulo, bem ou mal dirigido, dependendo sempre de quem estará à testa do Govêrno.

Na história de sua construção, vai um grande pedaço da história desta São Paulo que nunca para de crescer...

 Desejando que hoje seja UM LINDO DIA todos nós, espero que 25/01/2020 seja bem comemorado o 466º aniversário de sua fundação, e que seja também UM LINDO DIA para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário