FASCINANTE

16/07/2019

RECADO AOS JOVENS - DIGA NÃO ÀS DROGAS

É preciso que os jovens aprendam a se afastar
do fantasma das drogas, uma calamidade que
consome muitas vidas jovens...
Ósculos e amplexos
Marcial
Texto publicado em 13/05/2005, mas que sempre vale reeditar.
As drogas continuam cada vez mais ativas, sempre ceifando vidas...
RECADO AOS JOVENS – DIGA NÃO ÀS DROGAS
Marcial Salaverry
Sem dúvida alguma, a juventude hoje está vivendo uma fase um tanto quanto conturbada. Os contínuos apelos à sensualidade e à sexualidade fartamente explorados pela mídia, fatalmente confundem a cabeça de nossos jovens, que muitas vezes procuram fontes alternativas para buscar estímulo para as fantasias que começam a povoar suas cabeças, e uma dessas fontes, são as drogas que lhes são apresentadas como sendo capazes de dar-lhes mais coragem e disposição para tudo.

Acreditam que poderão vencer as inibições naturais da juventude, usando esses estimulantes. O que pode lhes faltar é uma adequada orientação familiar, porque os pais muitas vezes são liberais demais, achando que os jovens precisam aprender a viver. Mas para aprender, é preciso que limites lhes sejam dados, e é preciso também que haja diálogo, explicando o porque desses limites. Deve ser usada uma espécie de “liberdade vigiada”. Um certo controle sem uma rigidez exagerada.
Mas sobretudo, muito diálogo. Explicar com paciência e discernimento o que lhes poderá acontecer usando o que não devem. Proibições categóricas não funcionam direito. É melhor usar de um diálogo franco e honesto. Sempre é preciso arranjar tempo para essa conversa, principalmente com filhos(as) adolescentes.
É melhor que eles aprendam as coisas com seriedade, em casa, do que na rua, com alguém que apenas estará interessado em induzi-los ao vício.
“Adote seu filho, antes que um traficante o faça”. Uma frase curta, mas de grande significado.  Se for bem entendida pelos pais, muitos problemas poderão ser evitados.
Aos jovens, um recado interessante, principalmente para aqueles que pensam que usando certos estimulantes, seu desempenho sexual será melhor, mais desinibido. Poderá até ser, no momento,  mas o preço a ser pago, é caro demais. É apenas a vida. E para os rapazes, vai um aviso extra, é meio caminho andado para a impotência sexual. Se sobreviver ao uso, poderá constatar que ficou impotente por ter usado algo para melhorar o desempenho. Sem dúvida, uma cruel ironia do destino.
Os impulsos devem ser mais bem controlados. Se por acaso seus pais não tem um bom diálogo com vocês, procurem ajuda especializada, ou uma orientação adequada. Procurem fazer com que seus pais vejam o que está acontecendo, e da necessidade de um diálogo franco e honesto.
O sexo realmente é a explosão do amor. Justamente por isso, deve ser feito com amor, e quando há amor. Nunca busquem o refúgio das drogas, que é um assunto muito sério, e que deverá ser analisado com muito cuidado e atenção, devendo-se sempre procurar ouvir quem pode aconselhar e orientar sobre o assunto.

O futuro é muito belo, a vida é mais bela ainda. Não joguem tudo por terra só por atitudes irrefletidas, por revolta contra os pais, ou mesmo só para satisfazer impulsos de momento.  Vamos pensar seriamente, porque é a vida que está em jogo.

É melhor pensar bem, e sempre manter a possibilidade de viver a cada dia, UM LINDO DIA, sempre longe das drogas, que certamente transformarão a vida em UMA DROGA DE VIDA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário