FASCINANTE

24/07/2019

EM SÃO LUIZ, O QUE É O PROJETO REVIVER

Realmente, conhecer São Luiz, é encantar-se...
A História sendo revivida pelo Projeto Reviver...
Ósculos e amplexos,
Marcial
TEXTO ESCRITO EM 10/10/2005...
Será que ainda está assim?
O QUE É O PROJETO REVIVER
Marcial Salaverry

São Luiz é uma das cidades mais antigas do Brasil.
Fundada por franceses quando de uma suas visitas cordiais em nosso território, tem características próprias, que apenas recentemente estão pensando em preservar, e o fazendo com muita competência, sendo essa a finalidade do Projeto Reviver, que ficou perdido na burocracia de diversos Governos, até ser levado para a Unesco, determinando o tombamento do centro velho de São Luiz, e obtendo recursos para sua restauração, antes que o descaso das autoridades provocasse seu tombamento natural.  Felizmente foi tombado antes de haver tombado efetivamente.

São Luiz está em uma ilha, e cresceu de seu centro para o que era considerado periferia, mas que agora acabou se transformando no verdadeiro centro comercial da cidade.
O chamado centro velho, ainda continua com um movimento intenso, pois apesar dos inúmeros shoppings construídos na cidade, o povo sempre o procura, principalmente para as chamadas “compras de ocasião”.
Andar pelo centro de São Luiz, é como mergulhar no passado, com suas ruas estreitas, abertas para que uma carroça pudesse transitar, suas calçadas são estreitíssimas, pois naquela época quase não eram necessárias, já que se podia transitar pelas ruas normalmente, e sem sobressaltos. Calculem agora, com o crescimento demográfico da cidade, e com o numero de carros aumentando vertiginosamente, como fica circular pelo centro da cidade. Em certos horários, pode-se dizer que não apresenta movimento nenhum... Pois ninguém consegue sair do lugar...
As construções, em sua maioria, ainda apresentam as características de um passado longínquo, com seus azulejos vindos da Europa, ornamentando as fachadas de casas de uma arquitetura perdida em tempos imemoriais.  Pela falta de cuidados, e pela ganância de alguns, este passado estava se deteriorando, como aconteceu em outras cidades que perderam totalmente os vínculos com o passado, em nome de um progresso voraz.
Não fosse a teimosia de alguns, e possivelmente hoje restariam apenas lembranças do que um dia tinha sido um monumento histórico.  Mas o Projeto Reviver está aí para impedir mais essa mutilação histórica.  No trecho preservado, nada se constrói, nada se reforma, apenas se restaura, respeitando, na medida do possível todos os detalhes originais.
O centro velho de São Luiz é, sem dúvida, de uma peculiaridade toda sua. Talvez outra cidade que possa servir de parâmetro, para quem a conhece, é Iguape-SP, com suas construções vetustas, e seu centro preservado.
Chega a ser um passeio extremamente cansativo, pois apresenta inúmeras ladeiras, ou então escadarias que são mantidas, obedecendo à linha tecnológica da época, com seus degraus desalinhados e em tamanho irregular.  Mas, sem dúvida, vale a pena, pois podemos conhecer coisas de um passado remoto.  É imperdível sentir este choque do passado com o presente.
Caminhar por estas ladeiras e escadarias, por estas ruas estreitas, e por estas calçadas quase inexistentes, apreciando os detalhes de uma arquitetura de séculos atrás, é um gostoso encontro com a vida de nossos antepassados, é dar valor para o trabalho feito naquele tempo, pois não podemos nos esquecer de que essas construções ainda estão de pé, apesar da falta de  recursos tecnológicos da época.  Será que as construções de hoje resistirão tanto tempo assim?  Quem viver, verá.

Esse é o Projeto Reviver.  Algo feito para que a falta de memória tão peculiar de nosso povo, não termine de vez com este pedaço de São Luiz que ainda existe, apesar da incúria de muitos governos, que quase determinou o rompimento deste elo que nos liga com o passado, e que precisa ser preservado.  Esta cidade tem muito chão para crescer.  Apesar do chamado do progresso, o centro velho de São Luiz tem que ser preservado, e basta dar-lhe continuidade,     para que este projeto não termine arquivado, como já esteve por décadas, pela incúria de muitos  governos.

Vamos torcer para isso, pois é um vínculo lindo demais para ser quebrado. Para quem visitar São Luiz, é um passeio simplesmente imperdível. Vamos ajudar a preservar esta preservação, pois a História irá nos cobrar no futuro, como hoje cobramos dos que permitiram que tudo quase fosse quase abaixo.

E com esse pensamento, desejo que todos tenhamos
UM LINDO DIA, valendo uma sugestão para que se faça uma visita a São Luiz, e seu centro histórico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário