FASCINANTE

25/07/2019

A SOBREVIVENCIA DO AMOR DEPENDE DE PEQUENOS DETALHES

Devemos evitar que o amor caia em uma rotina enfadonha...
Uma surpresa de vez em quando serve para quebrar essa rotina
que vem com a convivencia...
São pequenos detalhes mas de grande importancia...
Osculos e amplexos,Marcial

A SOBREVIVENCIA DO AMOR DEPENDE DE PEQUENOS DETALHES    
Marcial Salaverry
      
Devido a uma série de fatores, o Amor é um sentimento cheio de alternativas, e à medida que o tempo vai correndo, ele passa por um sem número de fases, e decididamente vitorioso, é aquele amor que se sobrepõe a tudo, e vai atravessando os anos sem se abalar com as modificações que ocorrem no físico e na mente dos parceiros, e que resiste inclusive, a problemas financeiros, de saúde, e muitas vezes até mesmo à morte de um deles.

É verdade que para se chegar a esse ponto, há que saber administrá-lo muito bem.  É necessário haver um sentimento de amizade, de carinho e de respeito muito forte, pois desentendimentos sempre surgem, e, para superá-los é necessário que se meçam as palavras, os gestos, pois uma agressão mais forte, seja física ou verbal, pode ser suficiente para terminar um relacionamento, e para evitar que isso ocorra, é preciso sempre estar atentos a pequenos detalhes que vão marcando, pelo caminho, a personalidade de nossa parceria, e precisamos também fazer com que ela perceba os sinais que deixamos.  O interesse tem que ser recíproco, pois é exatamente nessas pequenas coisas que irá se formando a base de tudo.

Li um pensamento de um amigo, o poeta Edson L. Nascimento, que retrata bem esse aspecto importantíssimo do relacionamento de amor:
"O amor é como uma deliciosa fatia de bolo, e só damos importância às migalhas que ficam no prato, quando o bolo acaba".
Quantas vezes vi esse filme, quando após uma discussão mais séria, após o fim do relacionamento, uma das partes lamentava-se por não ter prestado atenção a certas atitudes de sua parceria, onde ela procurava mostrar que algumas atitudes suas não estavam agradando.  Lamentava não ter percebido isso, permitindo assim que a mágoa fosse se avolumando ao ponto de causar uma explosão fatal.

Por outro lado, um amigo reclamava que sua esposa não lhe dava a devida atenção, não era carinhosa, mas a verdade é que ele apenas  não notou que ela tinha uma natureza mais fechada, mostrava seu amor e seu carinho cuidando bem da casa, fazendo tudo que ele queria, e ele apenas não via nisso um carinho, achando que ela fazia apenas por obrigação. Ora, nem todos tem a mesma natureza expansiva. Precisamos conhecer bem a alma de nossa parceria.

Nos dois casos acima, o que faltou foi o diálogo, uma conversa mais franca, onde ambos poderiam expor seu ponto de vista, permitindo um entendimento melhor.

Outro ponto que implica em algumas separações desnecessárias, é o esfriamento pelo interesse sexual. Por vezes, de uma das partes, por vezes de ambas as partes.
Isso nem sempre é indicativo de que o amor acabou.  O que ocorreu, é que a convivência rotineira de muitos anos, determinou esse “esfriamento”. Sempre a mesma rotina, muitas vezes, com dia, hora e tempo de duração marcados, pode complicar mesmo, e para evitar isso, o casal sempre deve procurar uma quebra de rotina, uma viagem, uma ida a um motel, muitas vezes até mesmo a aventura de uma transa na praia, ou mesmo no mato. Coisas inusitadas que possam quebrar a rotina, evitando o “agendamento” das relações sexuais com hora marcada.  Sempre deve haver uma surpresa. A rotina é que muitas vezes provoca o esfriamento.

E acima de tudo, uma tecla que jamais me cansarei de bater, é a indesmentível verdade de que o diálogo é o mais importante. Sentindo qualquer problema no ar, conversem, tirem as dúvidas, acertem-se e aceitem-se. É o melhor caminho, não tenham dúvidas. Um bom diálogo sempre pode acertar as arestas que vão surgindo...

E sem esquecer das migalhas do bolo, é vital prestar sempre atenção a elas, porque se o bolo acabar, vão sentir falta dessas migalhas que não souberam degustar...

E para completar a receita do bolo, algo que pode desanuviar qualquer ambiente, ou seja, meu sincero desejo de UM LINDO DIA, pleno de luz, paz, amizade, amor, e certamente, muito diálogo, respeito, consideração...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário