FASCINANTE

21/09/2018

DEFININDO HUMILDADE E ORGULHO

Para bem entender o que separa humildade de orgulho, é preciso
bem saber que com humildade, poderemos mostrar
a beleza de nossa alma...
O orgulho embaça essa beleza...
Osculos e amplexos,
Marcial

DEFININDO HUMILDADE E ORGULHO
Marcial Salaverry

Para poder chegar a essa definição, é preciso entender bem a diferença que existe entre humildade e orgulho, e mais ainda entre o significado dessas palavras. 
É preciso entender que o fato de uma pessoa ter humildade,  não significa exatamente ser alguém de origem humilde.  Existem muitas  pessoas que tem muito boa situação financeira, nascidas mesmo no chamado "berço de ouro", e que são extremamente humildes, nunca ostentando sua fortuna, seus títulos ou seja lá o que for. 
Não se consideram melhores do que ninguém por causa do que possuem. 

Colaboram com entidades assistenciais, sem fazer alarde disso.  Muitas vezes tais obras de benemerência sequer são levadas a conhecimento geral. E aí está o grande mérito. Um grande exemplo é o nosso pranteado Ayrton Senna, e sobre ele, nada preciso comentar pois agora já é de conhecimento geral, mas ele manteve o sigilo até o
fim, não deixando de mostrar a humildade de sua alma.

Contudo, existem outras que adoram arrotar tudo aquilo que possuem, julgando-se melhores que os demais, porque tem isso ou aquilo.  Julgam-se os melhores, e que o mundo não subsistirá sem sua presença.  Se chegam a  fazer algo em prol de alguém, fazem questão de noticiar aos quatro ventos, para que todos a vejam como alguém enviado dos céus, e, convenhamos, não é por aí...

Bem a propósito, recebi um pensamento de autoria de Iran Ibrahim Jacob que enfoca bem o tema.
 "Nada é insubstituível. Não se engrandeça nem envaideça, supondo ser uma pessoa indispensável nas circunstâncias da vida.
Saiba ser único e especial, mas conscientize-se de que ninguém é insubstituível.
 A presunção, aos olhos de todos, causa antipatia e arrogância.
 Saiba ser humilde, mas não se humilhe ou se rebaixe. Saiba ser grande, mas sem se exaltar.
 Agindo assim, você continuará insubstituível, mas será uma pessoa muito especial para todos que o cercam."

É uma verdade iniludível.  Nada, nem ninguém é insubstituível.  Por melhor que façamos determinada coisa, sempre poderá haver alguém que a poderá fazer igual, ou talvez melhor, de outra maneira, possivelmente, mas com os mesmos resultados.  Basta que se aplique como nós nos aplicamos.  É inerente ao ser humano, aprender tudo aquilo que quiser aprender, desde que se disponha a fazê-lo com afinco e boa vontade. 

Todos somos dotados de inteligência. Alguns, com melhor vocação para este ou aquele campo de atividade, para onde direcionará seus melhores esforços.  Mas isso não quer dizer que não tenha capacidade para outras coisas. 
Se tiver a humildade necessária para buscar os ensinamentos nas fontes certas, conseguirá aprender a fazer qualquer coisa.  Assim, nada nem ninguém é insubstituível, não se justificando portanto certas posturas orgulhosas de pessoas que se consideram  melhores que as outras.

Vamos abaixar um pouco a crista.  O que ocorre, é que alguns tem melhores oportunidades que outros. 
Não quero tirar o mérito de ninguém, pois quem chegou a algum lugar, atingiu um nível melhor, o fez por reunir qualidades para tanto.  Apenas penso não ser correto uma atitude de orgulho exacerbado, e tampouco o fato de se julgar superior aos demais.

Na verdade, somos todos iguais.  Certas circunstâncias determinam um sucesso maior ou menor de alguns. 
Palmas para todos que souberam conquistar seu lugar ao sol, reunindo méritos para uma posição melhor. 
Apenas não devemos nos esquecer de que a humildade no trato com as pessoas é uma qualidade de primeira grandeza, e mostra as qualidades da alma.

Sem o diretor, uma empresa fica acéfala, não funciona direito.  Mas sem o faxineiro também fica complicado para se trabalhar.  São pequenas coisas que precisamos parar para pensar um pouco, para não perder nosso senso de humildade e justiça.

Como todos somos seres humanos, que tal termos UM LINDO DIA, com a humildade necessária para reconhecer que todos tem esse mesmo direito, e devem ter essa mesma possibilidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário