FASCINANTE

13/06/2020

A COMPLICADA NATUREZA HUMANA

Para tentar encontrar algo que possa explicar
certas atitudes do "bicho gente", e assim tentar entender
a Natureza humana, certamente é chegar à conclusão
de que tentar explicá-la, é uma das melhores maneiras de pirar de vez...
Quando é mais necessário usar bom senso e ponderação, é quando
mais besteiras são feitas pelo "bicho gente"... Vá entender...
Osculos e amplexos,
Marcial

A COMPLICADA NATUREZA HUMANA
Marcial Salaverry

Analisando últimos acontecimentos, chega-se à conclusão de que a natureza do ser humano, é com toda certeza  uma das coisas mais complexas que existe, e é complicado tentar entende-la, pois resiste a qualquer tipo de análise, sendo praticamente impossível definir-se um comportamento padrão para as pessoas, haja visto certas reações a fatos graves que vem acontecendo.
Cada qual tem suas peculiaridades próprias, tornando assim quase inviável fazer-se alguma análise comportamental, mas sempre pode-se dizer alguma coisa nesse sentido, pois sempre existirá alguém que possa dizer: "Parece que escreveu para mim...".
Li hoje uma das citações do meu amigo L’Inconnu, que achei muito interessante, e apropriada para o tema em questão, senão vejamos:
"Somos livres quando analisamos. Somos sensíveis quando compreendemos. Somos nobres quando não julgamos. Somos sábios quando não condenamos."
Mensagem mais exata, impossível, só faltou na verdade dizer que "Somos talvez idiotas quando não conseguimos agir de acordo com a lógica da vida..." Efetivamente, somos livres quando analisamos, pois temos todo o direito de analisar uma situação, ou mesmo atitudes de nossos semelhantes, procurando buscar uma maneira de as entender. Desde que nos limitemos à análise em si. Algo que, em síntese, possa explicar o porque de determinadas atitudes de alguém, ou de determinadas situações criadas por outras pessoas. Desde que nos limitemos a analisar, para tentar entender, e possivelmente tentar explicar, mas nunca para julgar.
Efetivamente temos que ter muita sensibilidade para compreender certas atitudes de nossos semelhantes. Uma das melhores maneiras para analisar e entender, será a de tentar se colocar no lugar da pessoa em questão, e tentar definir como agiríamos na situação inversa.
Isso nos possibilitará um melhor entendimento, minimizando alguns constrangimentos, ao mesmo tempo que poderemos saber o porque de certas atitudes aparentemente incoerentes e ilógicas. Há que se colocar no outro lado do espelho. Facilita a compreensão... Ou não...
Quanto a julgamentos... Quem somos nós para julgar alguém? Os próprios Juizes, praticamente não julgam,  apenas comunicam o que decidiram os jurados, que dizer então de nós, sempre falíveis, nos avocarmos o direito de julgar alguém... E como tem Juizes cometendo os maiores absurdos... 
Poderemos quando muito, analisar suas atitudes, e tentar entendê-las, ou não, e decidir que atitude poderemos tomar com respeito ao que houve. Mas jamais poderemos querer julgar as pessoas por determinadas atitudes. Nunca poderemos nos esquecer de que toda e qualquer ação, tem alguma explicação. Procuremos analisar as causas que determinaram o acontecido. Sempre é interessante procurar nos colocar do outro lado,  para tentar entender melhor o que houve.
Se julgar já será perigoso, que dirá então condenar alguém apenas por algo acontecido por mais ofensivo que seja. Vamos nos colocar do outro lado e depois sim, poderemos, não digo julgar ou condenar, mas sim chegar à conclusão de que determinadas atitudes foram ou não corretas, claro que  segundo nosso ponto de vista.
Procurando observar o posicionamento de L’Inconnu, chegamos à sábia conclusão de que é por demais importante saber sempre usar de muita ponderação e bom senso.
Principalmente quando alguém nos ofende ou magoa. Antes de nos apressarmos em julgar e tomar certas atitudes precipitadas, deveremos sempre parar um instante para pensar e analisar como agiríamos em situação parelha, e depois, quais circunstâncias geraram o fato em questão.
Nossa capacidade de julgamento sempre será prejudicada por nossas emoções, portanto, vamos procurar sempre analisar melhor certas situações, antes de as julgarmos e condenarmos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente naquilo que aconteceu.

Assim crianças, espero, sem qualquer julgamento, que todos tenhamos UM LINDO DIA, e que cada qual  procure fazer bem feita sua parte para um bem geral... Tudo depende de sabermos usar bom senso e ponderação, antes de atitudes precipitadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário