FASCINANTE

28/04/2020

PARA SABER COMO ENCONTRAR A FELICIDADE


Diz uma antiga canção natalina que "felicidade é brinquedo que não tem...", mas na verdade
é um "brinquedo" que existe, e pode ser encontrado... Vejamos como...
Ósculos e amplexos,
Marcial

PARA SABER COMO ENCONTRAR A FELICIDADE
Marcial Salaverry

Na verdade, a felicidade tão procurada e disputada, não é assim tão difícil de ser encontrada, pois deve ser procurada em nosso interior. E o caminho para encontrá-la não é tão difícil como parece, basta que se adquira um certo nível de compreensão, e assimilar certas coisas da vida, e quando se consiga compreender que o mundo não é para ser disputado palmo a palmo, para assegurar o direito de posse, mas sim para ser compartilhado, sabendo que ser solidário é bem melhor que ser solitário, quando se deixar de lado o desejo de ser "o centro das atenções", talvez se consiga entender que a humildade é privilégio dos grandes, e apenas os medíocres não sabem disso, e insistem em um absurdo "culto ao umbigo", achando-se como alguém totalmente indispensável, quando na verdade, ninguém é imprescindível, e todos precisam de todos...

Aprendendo a respeitar as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para criticar outras pessoas, passando a respeita-las, e reconhecendo que todos têm o mesmo direito à vida. Ninguém é melhor do que ninguém, embora alguns consigam atingir um nível mais elevado de conhecimento, o que inclusive, deve ser compartilhado, e não guardado egoisticamente para benefício próprio apenas.

Não existe nada melhor do que caminhar ao lado de um amigo, sorrir inúmeras vezes por dia, mesmo diante de certos azares,  procurar falar sempre de coisas boas, e procurando conhecer o lado bom das pessoas. É importante esquecer os erros do passado, nossos ou dos outros. Se cair, saber levantar sempre. Se algo acontecer que cause irritação, podemos ficar aborrecidos, claro, pois somos humanos, mas procurar  reverter isso imediatamente. Saber repudiar a inveja e a ingratidão é uma atitude que torna nossa vida melhor, certamente podemos entender que sempre agir dessa maneira, é algo extremamente difícil de se conseguir. É uma questão de aprendizado, e não acontece de forma repentina. Mas, claro que vale a pena tentar.

Quem consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes positivas, não se torna apenas o melhor amigo, o melhor pai, ou o melhor chefe, eis que na verdade, será a melhor  companhia para todos aqueles que o cercam, pois não faz apenas a felicidade dos outros, mas torna-se verdadeiramente feliz. Sua vida deixa de ser um fardo a carregar, que vai se tornando cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas,  e pelo contrário, ela se torna uma caminhada deliciosa para ser feita.

Na verdade a maioria das pessoas procura a felicidade apenas como um fim, e não como um caminho a ser percorrido e muito bem palmilhado, e é por isso que muitas criaturas se deixam dominar pela vaidade e começam a se julgar como alguém muito importante, e não é nada disso, e talvez seja essa a razão para que a felicidade se torne tão inacessível e tão rara, sendo mais acessível para quem sabe o que é humildade e solidariedade, e que sabe encontrar felicidade nas coisas mais simples da vida, como saber apreciar um nascer e um por do sol, ou uma linda noite de luar, e cuja alma fica alegre ouvindo o chilrear das avezinhas em liberdade. Isso amigos, é a REAL FELICIDADE, que nos permite viver a cada dia da vida, sempre UM LINDO DIA, que é o que desejo a todos...
"A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio e ajuda a encontrar a felicidade."
(Carlos Drummond de Andrade)

Um comentário: