FASCINANTE

19/04/2020

CARINHO É O CAMINHO PARA UM BOM RELACIONAMENTO

Com certeza carinho, respeito, diálogo constituem o caminho para
um bom relacionamento para bem viver em isolamento...
Mas carinho é algo muito importante na vida... saibamos usá-lo,
entendendo que carícia pode ser uma forma de carinho...
Osculos e amplexos
Marcial
CARINHO É O CAMINHO PARA UM BOM RELACIONAMENTO
Marcial Salaverry

Certamente é verdade que existe uma diferença fundamental entre carícia e carinho, e então é preciso entender o que seja realmente carinho, pois normalmente quando se fala em carinho, a primeira idéia que vem à mente, é o carinho trocado entre namorados, que mais propriamente poderá ser chamado de carícias.  Carinho é algo mais abrangente, pois além das carícias, significa algo muito importante, que é cuidado.  É com carinho que devemos cuidar daqueles que nos são caros. É muito importante saber doar carinho àqueles que queremos bem, e até mesmo a quem não queremos bem, pois não custa nada. Um carinho chega a ser mais gratificante para quem o faz, do que para quem o recebe, dá para perceber que carinho é o melhor caminho para a felicidade.

Vamos pois falar desse carinho, de que o mundo anda tão carente.  Está faltando algo chamado solidariedade, respeito ao próximo.  Sempre existe alguém procurando levar vantagem em alguma coisa, doa a quem doer, procurando usar problemas sérios para se autopromover politicamente, e assim, vemos que lamentàvelmente não existe a preocupação dessas figuras soturnas para tomar  determinadas atitudes mesmo que alguém seja lesado em seus mais lídimos direitos.  E isso é muito triste.

A quem estiver neste instante pensando em prejudicar alguém, pede-se que repense antes de tomar certas atitudes, pois o mal que desejamos a outrem, poderá voltar-se contra nós. E por maior que seja o beneficio auferido, fica a pergunta... "Será que vale a pena prejudicar alguém?"  E assim, não pensamos com amizade em nossos semelhantes, e isso é falta de carinho.

Vamos ouvir quem estiver passando por um mau momento. Tentar ajudá-lo se possivel for, mas lembrando que o simples ato de ouvir um desabafo, já é um ato de carinho, desde que pelo menos seja ouvido com atenção.  Se algo puder ser feito para ajudar, façamo-lo, mas se estiver fora de nosso alcance, valerá a pena ter ouvido seu desabafo, o que  já será de grande valia, não tenham dúvidas.

Carinhos não são apenas os afagos que damos a nossos filhos, por exemplo. Ocorre que muitos pais consideram que apenas por propiciarem a seus filhos todo o conforto material que eles precisam, estão cumprindo sua missão de pais. Acreditam que satisfazendo todas as vontades e caprichos de seus filhos, são pais exemplares.  Será que agindo assim, aplainando totalmente o caminho para eles são realmente os pais ideais? Assim fazendo, estão tirando de seus filhos o espírito de luta. A necessidade de lutar pela sobrevivência, quando na realidade a verdadeira missão dos pais, é mostrar desde os primeiros passos de seu filho, o que é a vida, com seus problemas, seus percalços, e tudo que ele irá passar dali pra frente, e assim sendo, é preciso seguir o caminho com esse carinho justo e sincero.

Ao invés de lhe apresentar o prato feito, ensine-o a fazer sua comida. É muito mais cômodo dar o que ele pede, satisfazendo seus mínimos desejos, ao invés de explicar que todas as coisas conquistadas com esforço têm muito mais valor, e agindo assim, estará fazendo o carinho que irá realmente ajudá-lo.  Seja um pai careta, porque os pais modernos, acabam tendo o desprazer de ter filho-problema.

Perca tempo explicando para ele o que é cigarro, o que é a droga, o que é bebida, e os danos que causam ao organismo, e assim agindo, fará melhor do que simplesmente proibindo, e dizendo que não devem fazer uso disto ou daquilo.  A proibição pura e simples atiça a curiosidade das crianças.  Ficam se perguntando o porque do  papai ter proibido, se ele fuma... É o mesmo que tentar explicar a flexibilidade do rabo da lagartixa, e assim, logicamente vão experimentar, para conferir se o diabo é feio como o pintam. O mesmo se pode dizer da bebida, das drogas, do sexo indiscriminado. 

Essa é a missão dos pais que querem seguir o caminho do carinho, é quase como provar a quadratura do círculo.  É complicado explicar que vovô e vovó não souberam ensinar as coisas. Mas um erro jamais deverá justificar outro.

Vamos repensar em tudo, e vamos começar realmente a fazer carinho em nossos filhos.  Mas carinho em sua alma, ensinando-os a viver. Ao invés de um presente caro, que tal uma viagem juntos, onde poderá acontecer aquele papo que nunca houve por falta de tempo.  Aliás, se tempo houve para concebe-lo, tempo deverá haver para educa-lo.  Para ensinar-lhe que a vida tem seu lado bom, e seu lado mau. Ensina-lo a saber discernir sobre qual lado escolher.  E como evitar problemas.  Esse é o verdadeiro sentido do carinho que devemos fazer a nossos filhos.  Prepara-los para enfrentar as alegrias e as vicissitudes da vida.

Há também o reverso da medalha. Existem filhos que, seja por comodismo, seja por qual motivo for, consideram que apenas seu umbigo é importante, e esquecem-se de retribuir o carinho recebido por seus pais, e muitas vezes os abandonam em sua velhice, achando que os pais não precisam receber aqueles afagos, aquela presença com que foram brindados. Afinal, já viveram muito e não precisam de nós. E é justamente quando eles mais precisam o retorno daquele carinho antes feito. Portanto, carinho é algo muito abrangente.

E, principalmente, vamos fazer um carinho especial em nossa alma, amando-nos, e respeitando nossos limites, nosso organismo, nossa saúde, destarte, esse auto carinho é o mais importante de todos.  Precisamos estar bem conosco, para que possamos ter condições de fazer algo pelos demais.

Portanto respeitem-se, observando seu bem estar. Respeitem aos demais, observando os limites do bem viver.  Já imaginaram como seria o mundo se todos observassem apenas esses dois fatores?  O respeito a si próprio e a seus direitos e deveres, e o respeito aos demais, sabendo observar seus direitos. Quanto aos deveres, desde que eles os observem, não precisaremos lembra-los disso.

E nesse respeito mútuo desejo para mim e para todos, UM LINDO DIA, e que todos consigam sobreviver ao que de ruim pode estar acontecendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário