FASCINANTE

02/04/2020

NOSSAS ATITUDES SÃO O ESPELHO DE NOSSA ALMA

Somos como que um espelho,
sempre refletindo aquilo que fazemos...
Somos tratados como a outrem tratamos...
Osculos e amplexos...
Marcial
 
NOSSAS ATITUDES SÃO O ESPELHO DE NOSSA ALMA

Marcial Salaverry

Algo de que jamais devemos nos esquecer, é o fato de que em nossa vida, sempre seremos reflexo de nossas atitudes, e assim sendo, a maneira como somos tratados pelos demais, a forma em que vivemos a vida, sempre será uma mera consequencia de nossos atos.

Se procurarmos sempre ser amigáveis, cordatos, e tentarmos "espalhar amizade", acabaremos recebendo amizade em troca.  Contudo, se procurarmos sempre espalhar inimizades,  ou se procurarmos sempre impor nossa vontade, nossa maneira de ser, acabaremos recebendo má vontade e inimizades em troca. É preciso entender que nem sempre nossa maneira de ver e fazer as coisas é inteiramente aceita pelos demais, e é preciso fazer uma média. Para sermos aceitos, temos que aceitar algo em troca, pois é preciso respeitar para ser respeitado.

Nossa vida é como um espelho, onde sempre vemos nossa imagem.  Como um espelho, ela nos devolverá aquilo que mostrarmos, aquilo que oferecermos.
Como estamos na era do computador, recebi de meu amigo L'Inconnu, um texto que fala justamente disso, comparando nossas atitudes a um computador. Vejam:
"As nossas atitudes são como arquivos do Windows.
A diferença é que os arquivos do Windows tem como recuperar e quando estão meio bagunçados colocamos para desfragmentar e se não resolver ainda podemos formatá-lo e começar tudo novamente.
Mas, ainda não inventaram um sistema para desfragmentar atitudes e gestos. Palavras  ditas e flechas lançadas não voltam atrás.
O carinho e o afeto que recebemos, ou não,  são merecimentos pelo que fazemos de bom ou de ruim."
Realmente, o amigo L'Inconnu está certo.  Recebemos carinho e afeto por merecimentos, quando procuramos distribuir carinho,  afeto e bom humor, ou não os receberemos, se ao contrário, distribuirmos mau humor e maus tratos àqueles que nos cercam.

Contudo, permito-me um pequeno aparte, pois é possível "desfragmentar atitudes ou gestos", e para tanto, basta que reformulemos nossa linha de conduta, se percebermos que à nossa volta as pessoas se magoam e se afastam.  Nesse momento, precisamos ver o que está se passando.  Algo não está certo.  Como ninguém pode se considerar como dono da verdade, é importante tentar descobrir o porque de uma atitude negativa que pessoas amigas começam a tomar a nosso respeito.  Se são pessoas amigas, saber o porque começam a nos evitar, ou mesmo a nos recriminar.  É sinal de que algo está errado.

Então, vamos desfragmentar nosso "Windows Atitudal" Vamos descobrir o que estamos fazendo de errado, uma vez que, se  "palavras ditas e flechas lançadas não voltam atrás", podemos, ao menos, tentar minimizar os efeitos por elas causados. Pelas palavras ditas em ocasião inoportuna, de maneira inadequada, sempre poderemos nos desculpar.  Desculpas que poderão ou não ser aceitas.  Certas atitudes poderão ou não ser explicadas. Os atos ou palavras,  poderão ser simplesmente deletados, mas possivelmente não serão esquecidos, e por causa disso, amizades muitas vezes assim se perdem, mas a desfragmentação poderá ser feita.  Poderemos reformular nossa linha de conduta, para evitar que, o que nos trouxe consequencias tão danosas,  se repita.  Se determinada atitude nossa magoou algumas pessoas, por que insistir nela? Por que continuarmos a agir da mesma maneira, se já ficou provado não ser adequada tal maneira de levar a vida?
Enfim, penso que, se usarmos bom senso, e ponderarmos que o mundo não gira em torno de nosso umbigo, descobriremos que se quisermos ser respeitados e benquistos, deveremos saber desfragmentar nosso Windows interno, e mudar tudo.

É muito simplista o julgamento que algumas pessoas fazem, de que o que importa é nossa opinião, e quem não pensa como nós está errado.  Cada qual tem uma determinada maneira de encarar a vida, e deveremos saber respeitá-la.  Se estiver certo ou errado, é algo que esse alguém acabará descobrindo diante de seu espelho particular, e dessa maneira, devemos reservar nossa opinião, para quando ela for pedida.

Contudo, algo que penso, penso estar pensando certo e todos (ou quase) concordarão comigo. É importante termos UM LINDO DIA, e procurarmos vive-lo de maneira a podermos repeti-lo a cada dia de nossa vida.

"Aquilo que damos, recebemos...
Oferecer carinho,
É o caminho..."
Marcial Salaverry

Nenhum comentário:

Postar um comentário