FASCINANTE

08/05/2019

NEM SEMPRE EXISTE ENTENDIMENTO ENTRE MÃES E FILHAS


Mães e filhas, por vezes uma estranha relação...
Qual será o problema?
Osculos e amplexos,
Marcial

NEM SEMPRE EXISTE ENTENDIMENTO ENTRE MÃES E FILHAS
Marcial Salaverry

Realmente é meio complicado para entender, mas essa falta de entendimento é uma grande verdade, que nunca alguém conseguiu explicar seu porquê, mas é preciso entender que o que acontece, é que por vezes as mães se esquecem que já foram filhas, e estas ainda não sabem o que é ser mãe e assim, as mães se esquecem de todas as dificuldades de relacionamento que viveram quando foram filhas, e as filhas sequer imaginam que ainda vão viver tudo isso.

É preciso levar em conta que para as mães, as filhas nunca crescem, e são sempre aquelas menininhas que sempre pediam para que a mamãe resolvesse seus problemas, ao passo que as filhas sempre já se consideram lidimas donas de seus narizes.
Quando crianças, as meninas sempre vêem as mães como suas "ídolas". Espelham-se nelas para tudo, e as mães acham que será por toda vida assim, e assim sendo,  as mães se acostumam a ser requisitadas para tudo, e qualquer dúvida que surge, a mamãe esclarece. Para qualquer problema, consulta-se a mamãe, que tudo sabe, tudo resolve, só que a mamãe se esqueceu de passar a sua menininha "dentro da asa do tacho", e ela, infelizmente cresce. Vira adolescente. E é aí que a porca torce o rabo. e começam os problemas.

Logicamente a ex-menininha começa a ter idéias próprias, começa a ter suas amizades, a conversar com pessoas com outras idéias, e começa a fugir da "proteção materna". E esta reluta sempre em acreditar que a menina não é mais uma menina. Está saindo de dentro do ovo, e não quer mais aceitar as idéias agora ditas "ultrapassadas", e que até pouco tempo atrás eram verdades absolutas. Claro  que a mãe se recusa a aceitar essa mudança, e começam as primeiras crises domiciliares.

A situação pode se agravar com o aparecimento do pior inimigo das mães. Aquele monstro perigoso chamado "namorado", que marca o limite de território, e nesse caso, a guerra está declarada. A ex-menina não quer mais aceitar a ingerência materna, que por sua vez não aceita o "narizinho empinado dessa fedelha", mas acontece que a situação não precisa chegar a esse ponto que, felizmente não é mais tão comum, já que a mentalidade começa a se modernizar...

Na realidade, para contornar o problema basta que, ao notar que a menina está crescendo, a mãe comece a dialogar cada vez mais com ela. Ao invés de ser a "toda poderosa que tudo sabe e manda", ela deve começar a ser a amiga da filha, aquela a quem a menina pode fazer confidências, que sempre está pronta para ouvi-la e trocar idéias e informações. Principalmente informações, e isso se consegue através de diálogo, de troca de idéias. É preciso conhecer-se o que começa a passar por aquela cabecinha, já não tão oca, há que se entender que ela tem necessidade de novas amizades, conhecer outras coisas, e assim, só com a troca de idéias pode se evitar muitos problemas, e dessa maneira, transformando-se numa aliada da garota e passando a ser sua amiga, conversando-se e trocando confidências, evitam-se muitos desentendimentos.

Então, a coisa não é tão feia assim, e se por acaso a situação estiver deteriorada, o melhor a fazer é procurar um diálogo, uma vez que nunca é tarde para que se inicie a trégua, e assim descobrir o ponto de desentendimento.

As coisas não se resolvem através de imposições, nem do famoso "eu sei o que é bom para você", pois nesse caso, onde fica o livre arbítrio? Muita conversa, gente, ainda é um bom remédio.

Bem, a verdade é que não sou mãe e nem filha, mas fui um observador atento de muitos casos semelhantes ao que foi acima dito, e com resultados os mais diversos,  e por causa da falta de um bom diálogo, muitas mamães foram precocemente promovidas a vovós...

Sem duvida alguma, os melhores resultados foram conseguidos com a palavrinha mágica: DIÁLOGO.
Então, dialogando bastante, espero que tenhamos UM LINDO DIA, e que mães e filhas encontrem o ponto de equilíbrio ideal para uma vida plena de lindos dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário