FASCINANTE

19/04/2019

NA VERDADE O QUE É A PÁSCOA

Será que Páscoa é apenas pra consumir ovos de chocolate?
Ou tem algum outro significado?
Lembrando que Jesus não comia chocolate, nem coelhos,
mas sim, PEIXES...
Osculos e amplexos,
Marcial
Texto Publicado em 25/03/2005.

 
NA VERDADE O QUE É A PÁSCOA
Marcial Salaverry

 A chamada "vida moderna", e a grande capacidade de marketing, conseguiram transformar a outrora tradição da Páscoa, num dia eminentemente comercial.

Perguntem a qualquer criança o que é a Páscoa, creio que de cada 10, pelo menos 12 saberão dizer que é o dia de ganhar presentes, e, principalmente, dia de comer muito, mas muito chocolate.  Possivelmente até conseguir uma bela dor de barriga. e assim, as antigas tradições a respeito da Páscoa estão sendo pouco a pouco esquecidas.

As famílias mais se preocupam com o Almoço de Páscoa, do que com o seu real significado, que deveria ser sempre repassado para as crianças, para que a tradição da Páscoa se perpetuasse...

Ao invés de comer e beber tudo o que tem direito, e mais alguma coisa, deveriam aproveitar a reunião familiar para acertar diferenças porventura existentes, procurar no real significado da Páscoa, a meditação, o diálogo em paz. Principalmente a harmonia e o perdão, pregados por Cristo.

Atualmente o comércio conseguiu transformar a Páscoa TAMBÉM numa festa comercial. Estimula-se a troca de presentes. Por que troca de presentes na Páscoa? Para se comemorar a Ressurreição, o importante seria procurar a Paz, o Amor, a Amizade, pois com essa idéia comercial, mais se acentuam as diferenças sociais, contrariando os reais preceitos cristãos.

Lembrar o que realmente vem a ser a Semana Santa não deve ser necessário, já que todos devem, pelo menos conhecer a saga do martírio de Jesus e sua Ressurreição.

O que se pode lamentar é o esquecimento das reais tradições e a consequente transformação em mais um feriado comercial.

Seria necessário que se fizesse uma reconscientização do verdadeiro significado dessa data.
Não haveria a necessidade de se abandonar os novos conceitos que já estão muito arraigados.  Mas que apenas nos voltássemos um pouco mais para os verdadeiros significados da data.  Procurássemos pensar mais no espírito do que na matéria.  Pelo menos agora, na Páscoa, fizéssemos uma tentativa de atingir os ideais de Paz, Amor, Compreensão e, principalmente, Perdão.

Claro que não é somente na Páscoa que devemos ter esses pensamentos.  Eles deveriam fazer parte de nosso dia a dia.  Mas da maneira como o mundo se apresenta, isso é pura utopia.

O mundo inteiro está em pé de guerra. Se não é guerra fratricida entre irmãos de raça, é guerra religiosa (é o cúmulo, guerrear-se em nome de Deus). Ou então é guerra nas cidades, (com a violência das ruas, vive-se em pé de guerra).  Enfim... Assim caminha a humanidade, cada vez mais desumana e menos humana...

Pelo menos, então, no recesso de nossos lares, vamos procurar essa comunhão espiritual, e ao menos nestes dias, procuremos esquecer a violência externa, e, com muita paz no coração, vamos fazer vibrações de amor e de paz para todos, sem exceção, e não apenas para aqueles a quem consideramos amigos... Que tal perdoar inimigos? Esquecer ofensas recebidas? Esquecer de faze-las? Que tal estender a mão a quem estiver a seu lado? E por que não as duas mãos, e fecha-las num abraço amigo?

Convoco os amigos e amigas internautas a um aperto de mãos simbólico. Imaginemos ouvir a música de Lennon, e com muito Amor, muita Paz no coração, prestemos nossa homenagem a Jesus.

E imbuidos dessa ideía de PAZ E AMOR, possamos fazer deste dia, mais UM LINDO DIA, desejando e podendo repeti-lo a cada dia de nossa vida, atendendo ao pedido de Jesus. "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário