FASCINANTE

06/04/2019

CERTAMENTE IDOSAR NÃO É ENVELHECER

Um pensamento sobre a famosa "Terceira Idade", que alguém nos fez, ou seja,
"Idosar, todos idosamos, mas o envelhecimento está na cuca de cada um..."Nosso físico fica idoso, mas a alma não deve envelhecer...
Osculos e amplexos,
Marcial

CERTAMENTE IDOSAR NÃO É ENVELHECER
Marcial Salaverry

À medida que a idade avança, descobrimos que Terceira Idade, Melhor Idade, Fim da Picada, são alguns dos nomes dedicados às pessoas de larga vivência. A melhor definição depende do estado de espírito de cada qual. Podem ser idosos, por terem a idade física, ou podem ser velhos na verdadeira acepção do termo, isso depende apenas de como está seu interior.

Sempre existem comentários sobre o assunto em questão, pois é algo que sempre dependerá da maneira de se encarar a vida, uma vez que muitas pessoas recusam-se a admitir que podem ter problemas inerentes à idade, mas na verdade tal pensamento não é sinal de "desenvelhecimento", como pode parecer, mas sim de uma teimosia injustificável, de alguém que se recusa a enxergar o óbvio, ou seja, que a idade traz problemas sim, e que eles devem ser cuidados e observados, para que o envelhecimento físico não passe para o espírito.

Existe uma diferença entre envelhecer, ou ser velho. Podemos  fazer com que o por do sol de nossa vida seja um lindo espetáculo crepuscular, ou então deixar que escureça cedo, terminando com a luminosidade que podemos e devemos ter em nossa fase crepuscular da vida.

É preciso transformar os conceitos geriátricos, deixando que a ternura tome conta de nosso espírito, transformando as frias letras e numeros que indicam o que se pode ou não fazer, numa gostosa poesia, sobre o que gostamos ou não de fazer, e para tanto, basta que se aprenda a gostar do que o físico nos permite, para que a alma não envelheça junto com o corpo. Assim, se o físico não aceita os impactos de uma aeróbica, ou de uma partida de tenis, tamboréu, volei ou basquete, aceitará o suave impacto da natação ou hidroginástica. Se não podemos correr, uma caminhada é bem recebida pelo organismo.

Ao invés de lamentar o que se deixa de fazer, podemos e devemos curtir o que se pode. Não adianta chorar sobre o leite derramado. O que foi, foi, o que será, talvez seja, o importante é o que É. Aqui e agora...

A idade pode trazer paz, luz, alegria, bons amigos. Basta que saibamos curtir o que de bom a vida nos oferece. Temos mais tempo para curtir os bons momentos, já que não precisamos nos preocupar tanto com o futuro, e podemos viver melhor o presente, seja cuidando de um jardim, ou simplesmente caminhando sem pressa, podendo curtir cada momento de um gostoso passeio por um jardim ou uma praia. Prestando atenção a tudo que podemos ver. Sem temer a tristeza, nem a solidão ou mesmo o sofrimento, pois já aprendemos que são contingências da vida, e já vivemos de tudo um pouco.

As decepções vividas, levá-las  à sepultura, ao invés de as ficar lamentando, e enquanto houver vida, procurar sempre manter a qualidade adquirida ao longo do tempo.
Se não tivermos um  amor a nosso lado, podemos manter a ternura de nossa alma, deixando-a aberta para algo que aconteça, nunca esquecendo de apreciar o caminho percorrido, já que sempre haverá algo lindo para ser observado, pois a vida é uma fonte de alegria, oferecendo-nos  a água benfazeja da vida, e se tivermos esse amor, procurar mante-lo dividindo nossa felicidade com uma bela parceria...

Sem qualquer sombra de dúvida, nossa caminhada rumo ao inevitável ponto final, pode ser triste, ou amena.  Depende de como a encararmos. Tanto podemos nos entregar à velhice, como podemos passar garbosamente pela idosidade.  Apenas precisamos saber nos adequar ao envelhecimento, perdão, ao idosamento, para conseguirmos desfrutar adequadamente o fato de ainda estarmos vivos. E é muito bom estar vivo. Devemos agradecer ao Amigão a cada novo dia que vemos nascer, e assim, podemos caminhar sem pressa curtindo cada momento, ou ficarmos parados esperando que o tempo cumpra sua marcha.

A vida deve ser vivida. Existe muita coisa ainda a ser feita, por mais idade que tenhamos, desde que a vontade não morra em nosso espírito.  E a única maneira de a mantermos viva, é permanecendo vivos, jamais nos entregando ao envelhecimento, porque este vai nos fixar num mausoléu.

Precisamos sempre manter acesa em nossa alma a chama da vida, tendo em nossos olhos essa luz interior que vai nos permitir melhor enxergar o mundo a nossa volta.

Se a idade nos trouxer problemas, é importante procurar as devidas soluções, tratando de enfermidades que porventura surgirem, jamais nos deixando abater.  Se por algum problema mais sério a luz começar a ficar bruxoleante, precisamos reagir, e atiçar o fogo novamente, pois se o deixarmos extinguir, aí sim, será o fim de tudo.

Acontece que a vida sempre vale a pena ser vivida, seja em seu  começo, no meio, ou no quase fim.  Fim  este que sempre poderá ser empurrado com a barriga, o que depende de nosso livre arbítrio, de nossa vontade de viver, ou mesmo da força que tenhamos na barriga...E DA VONTADE QUE TENHAMOS DE DOAR A ENERGIA QUE TEMOS EM NOSSO INTERIOR, E QUE SÓ SE EXTINGUIRÁ NO FIM DE TUDO...

E com essa vontade firme no coração, desejo a todos, UM LINDO DIA, que poderá ser repetido a cada dia de nossa idosidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário