FASCINANTE

24/03/2019

O QUE PODE SER CHAMADO DE CRIATIVIDADE POETAL

Poetas, poetisas, escritores, escritoras, webmasters, formatadores, formatadoras,
são fadas e magos dos tempos modernos, embelezando esta Net cheia de gente doida...
Vamos pois aplaudir o trabalho dessa turma de artistas...
Osculos e amplexos,
Marcial

O QUE PODE SER CHAMADO DE CRIATIVIDADE POETAL 
Marcial Salaverry

Para falar em criatividade poetal, é preciso entender que criatividade, é simplesmente a capacidade de criação, de conseguir criar algo de alguma coisa.
Ter criatividade pode ser confundido com ter uma criativa idade, ou seja pessoas que passam a vida em brancas nuvens (ou quase), e que de repente, ao atingir uma certa idade, descobrem que são capazes de fazer coisas até então tidas e havidas como impossíveis.  Só que isto é uma outra história, e que fica para uma outra vez...

Aliás, era assim que terminavam os contos de fada de meu tempo de infância, o que chega a ser meio apropriado, pois, se meu tempo de infância está meio perdido nas curvas do tempo, existem muitas fadas e magos atualmente, cabendo a pergunta "Quem pode ser essas fadas e magos? Será que existem realmente?"
Por vezes creio que não existem, que se trata apenas de imaginação, mas é uma realidade, e uma realidade muito linda, pois como fadas e magos podem ser considerados as muitas e muitos poetas e escritores que vejo surgirem do nada, com textos lindíssimos que recebo via Internet. Se não os conheço pessoalmente, posso dizer que conheço sua alma, através de seus escritos.

Sem qualquer sombra de dúvida, a melhor maneira de se conhecer alguém, é lendo o que escreve.  Desde um simples bilhete, até um lindo poema, conto, cronica, ou o que quer que seja, eis que escrevendo, geralmente as pessoas desnudam sua alma.  Através de coisas ficcionais, como contos, poesias ou poemas revelamos nosso verdadeiro "eu". Coisa que a realidade nua e crua da vida, quase sempre nos impede de fazer, devido convenções e obrigações profissionais.

Falando sobre a criatividade desses talentos, realmente fico pasmo como por vezes, de um nada, de uma simples palavra, de uma conversa, buscam em seu talento privilegiado, a inspiração para um poema, que em sua maioria chega a ser uma verdadeira obra de arte, de um modo geral, são todos escritores.

Podemos considerar que existem dois tipos de escritores.
Temos aqueles que agem, digamos, cientificamente, ou seja, primeiro procuram um tema, estudam-no e começam a escrever já com um plano de trabalho formado na cabeça. São os chamados "cerebrais".  Tem seu talento devidamente disciplinado.  Geralmente fizeram Escola de Artes, e sabem como ninguém trabalhar o talento que têm dentro de si.
Temos os chamados "escritores intuitivos".  Para estes um simples fato corriqueiro, já pode se transformar em um conto, ou um poema. E também deixam seus sentimentos aflorar. Se surge algo ou alguém que lhe mereça atenção, já serve de inspiração para se soltar através de um poema, e isto é criatividade pura. 
É um talento inato que não pode ser desperdiçado.

Isto, crianças, não se aprende na escola.  Nasce com a pessoa.  Por vezes leva muito tempo para aparecer, seja por timidez, seja por falta de oportunidade.  É exatamente isso que quis dizer com "Criatividade Poetal". Esse talento inato não deve ser sufocado.  Muito pelo contrário, se algo lhe servir de inspiração, ponha essa inspiração no papel.  Muitas vezes nossa autocrítica nos impede de ver talento naquilo que escrevemos. Por isso, nunca se acanhem em mostrar para todos seu talento.

Como nunca haverá unanimidade de opinião (alguém já me disse não ver talento nenhum em Vinícius de Morais...), não perca as esperanças se "alguém" disser que seu trabalho não é bom.  Insista, pois sempre encontrará quem o aprecie devidamente.
Nunca podemos esquecer que nada neste mundo goza de unanimidade. Para cada pessoa que não aprove seu talento, sempre poderá encontrar outro que aprecie.
Portanto... o importante é que confiar em seu próprio potencial e procurar expor seu trabalho.  O talento não deve ser desperdiçado.

E colaborando com estes magos e fadas, temos outro tipo de fadas e magos, que são os webmasters, formatadores e formatadoras que emprestam sua arte para embelezar os textos escritos. E haja talento, pois a arte de seu talento embeleza os textos, tornando uma leitura mais agradável com certeza...

E certamente, todos esses magos, e principalmente as doces fadas merecem ter sua vida plena de LUZ, PAZ, AMIZADE E AMOR, possibilitando fazer de cada um dos dias de sua vida, sempre UM LINDO DIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário