FASCINANTE

06/01/2019

COMO SUPERAR A SOLIDÃO

Solidão um mal (ou um bem?) dos tempos modernos...
É possível superá-la? Vejam uma idéia...
Osculos e amplexos,
Marcial

COMO SUPERAR A SOLIDÃO
Marcial Salaverry

Solidão é algo meio mifícil de definir... O que vem a ser exatamente "Solidão"?  Os mais afoitos vão dizer que é estar sem qualquer companhia, estar sozinho. Será que isto define realmente o que é solidão? Creio que não, e vou tentar explicar, sozinho, é claro. 
Li em algum lugar, uma frase de um jovenzinho chamado Sêneca, que diz o seguinte:
"Solidão não é estar só, é estar vazio." 
Sem qualquer sombra de dúvida, é uma grande verdade.  A melhor definição para solidão é exatamente essa. Não é "estar" só, é "sentir-se" só, entendendo que muitas  vezes em meio a muitas pessoas, nos sentimos completamente sós. Isto acontece quando estamos entre pessoas que não nos são "afínicas". Por não termos com quem trocar idéias, sentimo-nos sós, embora rodeados de gente. E daí? Sentimo-nos sós. Naquele momento, o que mais queremos é um buraco para ficarmos a sós com nossos pensamentos.
Existem pessoas que enfrentam muito bem a tal da solidão física, ocupando seu tempo procurando sempre fazer algo, e com isso, embora estejam sem companhia, não sentem a solidão. Vivem bem e sabem curtir a vida, fazendo o que gostam, sem experimentar o desprazer de companhias coercitivas. Sempre é melhor viver sem ninguém ao lado, do que contar com uma presença que não é aquela que se deseja.
Se, por circunstâncias da vida alguém tiver que viver só, vai precisar encontrar um jeito de se fazer companhia. Pode parecer difícil, mas até chega a ser fácil. Basta que primeiramente, essa pessoa goste de sentir-se em sua companhia. Basta que  saiba se tratar, simplesmente por se achar uma pessoa bacana, na verdade, é preciso saber amar-se...  Convenhamos que não é difícil você gostar de si próprio. Procure se conhecer, saber bem do que você gosta, e faça suas vontades, ame-se, respeite-se. Procure não contrariar suas vontades, não se chateie, não se irrite, não queira brigar com quem está diante de voce no espelho......
Esse é o primeiro passo para vencer o fantasma da solidão. Ficará muito mais fácil encontrar pessoas com quem trocar idéias, se você for uma companhia agradável. E, agradar a si próprio, é o primeiro passo para agradar a outros. Sentindo-se feliz, você conseguirá atrair pessoas que gostam de conviver com gente feliz... Não é legal isso?
Se, contudo você ficar lamentando a solidão, e os azares da vida, será sempre uma companhia difícil de ser tolerada, e continuará só. Ninguém gosta de ficar ao lado de alguém que está sempre de baixo astral.
Encontre um amigo, nem que seja virtual, para desabafar quando a coisa ficar difícil, e assim o difícil ficará bem mais fácil. Mas também saiba escutar os desabafos dessa amizade. Essa necessidade de desabafar sempre existe. Sempre temos alguma coisa que precisamos soltar, dividir com alguém.  É algo que parece coisa de doido, e não deixa de se-lo...
Certamente tudo se complica quando você se fecha numa redoma e o único que faz é lamentar a solidão, é lamentar os azares da vida... Com certeza, são sapos difíceis de ser digeridos. Divida seus problemas, seus desenganos, suas tristezas com alguém, e tudo parecerá mais fácil. Tente. Experimente. E nunca esqueça de que NUNCA estamos totalmente sós, pois temos a companhia Dele conosco...
E nunca esqueça de um dos mais velhos ditados que existe: "Antes só do que mal acompanhado." Arranjar uma companhia qualquer que seja, apenas para não ficar só, pode não ser a melhor idéia... Nem sempre vale a pena faze-lo...

Assim certamente a tristeza da solidão poderá ser superada, e assim fica bem mais fácil para todos ter um LINDO DIA, podendo repeti-lo sempre na melhor companhia que existe, de Deus..

Nenhum comentário:

Postar um comentário