FASCINANTE

30/11/2018

NÃO DEVEMOS NOS DEIXAR DOMINAR PELO PESSIMISMO

Deixar-se dominar pelo pessimismo
fatalmente provocará um atraso de vida,
e assim, não devemos nos deixar dominar
por idéias pessimistas...
Osculos e amplexos,
Marcial

NÃO DEVEMOS NOS DEIXAR DOMINAR PELO PESSIMISMO
Marcial Salaverry

Na verdade, existem criaturas que se deixam dominar pelo pessimismo, esquecendo que tal maneira de viver irá certamente atrasar sua vida. Assim como existem os pessimistas, existem pessoas otimistas, que sempre tem algo de positivo para falar, procurando ver o lado bom de tudo, enquanto seu oposto, os pessimistas, sempre acham que nada dará certo, encarando a vida sob um prisma sempre negativo. Este, certamente é um tema interessante e complexo, pois envolve a personalidade humana.

A esse respeito, li um pensamento muito interessante, de autoria de Albert Flanders. Ei-lo:
"O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista, a oportunidade em cada dificuldade."
Realmente, existem pessoas que não tem coragem de tomar certas atitudes, principalmente se isso for  provocar alguma mudança em sua vida.  Vacilam, achando que não vai dar certo, e na verdade o que eles tem, é medo de enfrentar a vida. Submetem-se a situações, por vezes vexatórias, por lhes faltar coragem para uma atitude mais radical, tentando mudar algo em sua vida, ainda que nada esteja correndo satisfatoriamente...
 
Como exemplo muito claro de pessoas assim, podemos  colocar certas mulheres que sofrem maus tratos nas mãos de seus companheiros, sem ter coragem de denunciá-los, sob o famoso argumento: "ruim com ele, pior sem ele". Não posso concordar com isso, pois se é ruim com ele, sempre será melhor sem ele.  Ora, se esse companheiro a agride, a maltrata, como suportar tal situação?  Fica difícil de entender como ainda existem pessoas que pensam assim, e em nome da chamada “preservação do lar”, passam a vida sofrendo.  Não deixa de ser um caso típico de pessimismo, e de um pessimismo masoquista, pois sofrem sem coragem de mudar as coisas, por medo de não conseguir manter-se depois.

Por outro lado, os otimistas encaram as dificuldades que surgem em seu caminho, como verdadeiros testes para apurar suas qualidades. Não fogem dos problemas, principalmente se estão procurando seus ideais.  São pessoas assim que modificam o mundo.  Toda essa evolução da ciência e da  tecnologia se deve a quem não fugiu dos desafios.

Se surgem oportunidades para mudanças, encaram os desafios e, num caso como o citado acima, são mulheres que vão à luta, denunciam os maus tratos e com a continuidade da situação, preferem a separação do que aguentar situações perigosas.  Mostram coragem e determinação, sem medo de enfrentar a vida, em benefício da própria vida, e sempre conseguem melhorar sua vida, livrando-se de maus tratos e de um vida de sofrimento...

Enfim, crianças, não se esqueçam de que é melhor arrepender-se por haver tentado algo, do que arrepender-se por nunca ter tentado.

Se a coisa não deu certo, pelo menos a mudança foi tentada.  Não ficou passivamente esperando a vida passar.
Aceitem um desafio: TENHAM UM LINDO DIA, e sempre procurem melhorar esse dia a cada dia de sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário