FASCINANTE

24/11/2018

COMO MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA


Com força de vontade, trabalho e perseverança, e sabendo
usar algo chamado BOM SENSO,
sempre poderemos melhorar nossa qualidade de vida...
Osculos e amplexos
Marcial
    
COMO MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA
Marcial Salaverry
                              
Algo que sem dúvida alguma é uma preocupação de todo ser vivente, certamente é saber como melhorar a qualidade de vida, mas falar sobre isso,  é algo meio fora de propósito nos dias que estamos vivendo, pois de que pode adiantar tomarmos todos os cuidados necessários com nossa saúde, se estamos sujeitos a ver um avião entrar pela janela de nosso escritório, ou então uma bomba explodindo a nosso lado num supermercado, ou então estar no meio de certos "manifestantes" baderneiros, ou então ser encontrado por uma bala perdida, ou então, bem são muitos os "ou então" para atrapalhar nossa vida, e assim,  cada qual que escolha o seu favorito.

Mas não vamos falar nesses detalhes secundários.  A vida é muito bela e gostosa de ser vivida. E para que possamos desfrutá-la, é interessante cuidar de nossa saúde, pois dela dependemos para manter um bom ritmo de vida, e,  principalmente, uma boa qualidade de vida.

Encontrei uma citação de Sêneca,  que coloca um bocado de luz no tema:
"O homem vive preocupado em viver muito, e não em viver bem, quando na realidade não depende dele o viver muito, mas sim o viver bem."
São palavras que merecem um estudo mais aprofundado, pois realmente a ciência vive estudando meios de prolongar a vida das pessoas, nem que seja artificialmente. E isso acaba afetando a qualidade natural de vida

Atualmente a perspectiva de vida está muito mais longeva do que alguns anos atrás, quando o brasileiro, geralmente, chegava até os 60, quando muito aos 70, mas já no bagaço.  Na época costumava-se dizer "já é avô", e hoje até chegamos a tataravô ainda em condições  razoavelmente boas, pois agora já existem condições melhores para viver bem na vida, desde que não aconteça nenhum dos “ou então...”.

Foram descobertos diversas vitaminas (tem um abecedário inteirinho à disposição), bem como alguns medicamentos que realmente dão meios de adiar por mais algum tempinho aquele bate-papo definitivo com nosso Amigão.

Tudo bem, só que além das vitaminas, medicamentos, etc.,  há que se melhorar também a qualidade de vida. Já dizia um sábio filósofo que cada caso é um caso, mas existe uma regra geral a ser seguida para quem quiser ter uma vida mais longa e igualmente saudável, e que não pode ser desprezada. 

Diz respeito à alimentação. Sim, pois à medida que os anos vão passando, nosso organismo começa a exigir uma alimentação mais saudável, isenta de gorduras, temperos picantes, etc. coisa já fartamente divulgada e que só não aprende quem não quer. Existe um provérbio bem antigo que diz que "o peixe morre pela boca..." provérbio esse válido para todos aqueles que abusam na alimentação...

Outra coisa que atrapalha por demais a boa qualidade de vida na idosidade, é o tal do CIGARRO, que muita gente teimosa se recusa deixar de lado,  apesar de seus malefícios serem hiper divulgados, e só não acredita neles quem for muito teimoso, ou não se amar o suficiente, e a esse respeito, permito-me acrescentar uma coisinha, pois outro dia alguém me disse que essa história de que o cigarro encurta a vida é balela, pois seu avô fumava e morreu com 80 anos.  Bem, essa poderia ser uma exceção, pois acho que o avozinho dele, se não fumasse, emplacaria os 100.

Sigam o raciocínio  um conceituado  pneumologista, que  foi curto e grosso em suas palavras: "O cigarro não mata diretamente ninguém mesmo, só enfraquece o organismo.  Assim, em caso de qualquer problema de saúde, a possibilidade de recuperação de um fumante fica seriamente prejudicada. Isso, numa doença que exige um tratamento prolongado, pode ser fatal."  Dito isto, dito tudo...

Bem a todos, fumantes ou não, espero que tenham um LINDO DIA, podendo melhorar sua qualidade, sabendo fazer bom uso do livre arbítrio, entendendo que com o passar do tempo, precisamos nos adequar a certas modificações de nosso organismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário