FASCINANTE

22/07/2018

POR VEZES, UMA DÚVIDA CRUEL

Quantas vezes nos vemos diante de uma encruzilhada...
Por qual caminho seguir?
Começar? Recomeçar? Terminar?
E vamos tentando eliminar algumas dúvidas...
E por vezes, pode ser uma dúvida cruel...
Osculos e amplexos,
Marcial
POR VEZES, UMA DÚVIDA CRUEL
Marcial Salaverry

Estamos sempre tentando eliminar certas dúvidas que nos assolam o pensamento, mas não podemos duvidar de que para se falar sobre dúvidas, nunca se poderá ter uma certeza absoluta, pois sempre haverá alguma dúvida a ser dirimida, e por vezes, uma dúvida cruel, sobre algo que poderá mudar o destino, e a propósito, li uma mensagem de meu amigo Shakespeare, que explica sem sombra de dúvida, o que pode ser uma dúvida:

"Muitas vezes são as dúvidas traidoras que nos fazem perder o bem que nosso talvez fosse, se o receio de tentar não existisse..."
Nunca é demais repetir as palavras de nosso jovem amigo Shakespeare, pois para falar sobre dúvidas, sempre existirão algumas dúvidas, sempre haverá alguma polemica, talvez algumas controvérsias, e assim, sempre que nos encontrarmos  diante de uma encruzilhada, estaremos diante de um terrível dilema, sobre qual caminho seguir. É claro que  dificilmente escolheremos o caminho mais difícil, pois  nossa tendência, será optar pelo que se apresente mais fácil.  Acontece que nem sempre esse é o ideal.

Essas dúvidas, que nos fazem procurar o caminho que aparentemente  nos faça correr menos riscos, faz com que deixemos de abrir a porta para a felicidade entrar. Quantas e quantas vezes deixamos de abrir a porta, apenas pelo receio de tentar algo diferente, receio de nos desestruturarmos,  de encarar algo novo, uma mudança, ou mesmo aquilo que nos seja   desconhecido.  Nem sempre nosso espírito aventureiro prevalece.

Esse medo poderá  nos fazer perder grandes coisas. Mas nunca é fácil mexer com algo que vem bem estruturado, estabilizado.  Realmente, isso  é complicado. Eis o terrível dilema, quando tentamos eliminar as tais dúvidas...

É aquele velho chavão, de que nunca se deve trocar o certo pelo incerto, ou o seguro pelo inseguro, e é essa dúvida que muitas vezes nos faz permanecer na mesmice, levando-nos a  não aceitar novos desafios,  que talvez nos trouxessem algum  crescimento, mas iria exigir algumas  mudanças.
Por vezes, teríamos inclusive, que reorganizar nossa vida, o que talvez fosse nos obrigar a certas renúncias em nosso modus vivendi.  Claro que sempre teremos receio de encarar mudanças assim tão radicais. Esse receio é normal, já que teríamos de começar tudo de novo, com algo que se nos afigura incerto, e sem as seguranças já adquiridas.

Na realidade, nunca é fácil um recomeço. Mas, por vezes esse é o caminho.  Aquele que vínhamos trilhando já se mostra desgastado.  Só temos que saber pesar bem os prós e os contras, para poder tomar a decisão correta.

Nunca se devem fazer mudanças radicais, sem um bom estudo da famosa lei das probabilidades.  Mas nunca é tarde para mudanças radicais, desde que elas se revelem  profícuas. E uma vez que a decisão for tomada, é atirar-se a ela sem mais hesitações, para não perder o bonde da história.

Como experiência pessoal, posso dizer que já mudei tudo e recomecei minha vida diversas vezes. Sendo que em algumas me saí bem, mas em outras não, quando não soube avaliar bem a situação, mas sempre foram experiências de vida, que se revelaram muito válidas.

Nunca tive tempo para me arrepender ou não de algumas delas, pois o arrependimento é difícil de ser admitido.  Cheguei a me arrepender, algumas vezes, por não ter tomado uma decisão, ou por ter demorado a tomá-la.

Destino, livre arbítrio, escolha, são bonitas palavras, que dão mesmo muito em que pensar. A vivência nos vai ensinando a viver, desde que saibamos aproveitar as lições que ela vai nos deixando, e sem dúvida, para chegar a um estágio ideal, apanha-se bastante, e ainda depois, continua-se  apanhando, pois nascemos, vivemos e morremos, sempre aprendendo algo, e sempre devemos saber tirar proveito dessas lições.

Quando tais dúvidas surgem em nossa vida amorosa, penso que a linha de conduta deve ser a mesma. Se um relacionamento estiver desgastado, e chegar-se à conclusão de que não tem mais jeito, o ideal mesmo é partir pra outro. Mas é claro, antes de uma medida radical, há que se pensar e analisar bem a situação, para ver se realmente a solução é essa.  Quantas vezes um bom diálogo, um bom acerto de contas endireita situações que estavam tortas, e se tivessemos nos precipitado, perderiamos a chance de um gostoso recomeço...

Diante do exposto, sempre é bom lembrar que ponderação, é a palavra de ordem, para ajudar quando as dúvidas surgirem, por mais cruéis que sejam...

Pensemos pois, e com  esses pensamentos, para que não paire dúvida alguma, espero que todos tenhamos UM LINDO DIA o que, sem sombra de dúvida, será o melhor para todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário